terça-feira, janeiro 29, 2008

ASAE



A ASAE já terá fiscalizado o Zé da Tripa? Esperemos que nao impliquem com o melhor fabricante de «tripas» e bolacha americana!

sábado, janeiro 26, 2008

Aveiro sem Carnaval

Aveiro não vai ter este ano o já habitual Carnaval organizado pela Paróquia da Glória. Dificuldades financeiras e falta de apoio humano. A verdade é que o Carnaval aveirense nunca teve a fama daqueles que se realizam em concelhos vizinhos, mas não deixo de lamentar esta notícia. O Carnaval de Aveiro, pelo seu carácter simples e anti-comercial, sempre mereceu os meus aplausos.

sexta-feira, janeiro 25, 2008

terça-feira, janeiro 22, 2008

Litoral Fashion

A edição de este ano do Litoral Fashion vai ter a presença de uma grande estrela mundial. É verdade que Joaquín Cortez enriquece o cartaz deste festival de moda, mas não deixa de ser um facto que, ao nível dos criadores, são os mesmos de sempre. O Litoral Fashion continua sem evoluir e sem atingir um patamar nacional.

O DesportoAveiro é que é!

- Então? Acabaste com o maisDesportugal?
- Acabei. Não tinha tempo. Foi uma questão de indisponibilidade.
- Também te digo: entre um e outro, é mais importante o DesportoAveiro. Eu falo por mim: vou lá todos os dias. Até mais do que uma vez por dia!

El Corte Inglés em Aveiro?


A possibilidade é avançada pelo OLN.

domingo, janeiro 20, 2008

Definição de centro comercial

Um centro comercial, digno desse nome, é o espaço onde existe o maior número de gajas boas por metro quadrado.

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Para quando?


Com a devida vénia do Caminho Azul, mostro uma imagem do que poderá ser parte da reconversão da antiga lota de Aveiro.



Lindo! É pena ser só um projecto. Será possível concretizá-lo? E claro, para além da sua realização, há depois que saber mantê-lo. E em termos de manutenção, o simples exemplo do novo Parque do Canal de São Roque não dá para ficarmos muito optimistas.

Blackout

O Beira-Mar entrou em blackout. De início, achei a medida completamente despropositada, mas pensando melhor, e tendo em conta a quantidade de asneiras que o presidente do clube tem vindo a proferir, até acho que é boa ideia. Siga em frente com o blackout!

terça-feira, janeiro 15, 2008

A segunda-feira de São Gonçalinho



O São Gonçalinho para mim é, essencialmente, a segunda-feira. Este ano não fugiu à regra. Saí mais cedo do trabalho e aí fui eu para a festa.

A Capela

Como é hábito, fui ver a capela. Meia horinha de contemplação. O altar, ao contrário de anos anteriores, mais «triste» e menos sumptuoso. Mais escuro também. E, ou tive azar, ou este ano não se cantou na capela.

Ir atrás da musica

Eu, primas, tias e amigos. Como sempre, fomos atrás da musica, percorrendo as ruas típicas da Beira-Mar. Ao que parece, a «banda» era nova, por isso, o hino do Beira-Mar e as musicas do São Gonçalinho ouviram-se poucas vezes. A meio do percurso, desistimos de continuar e regressámos a casa da minha mãe.

Em casa da minha mãe

«Enquanto puder, porque é que havemos de deixar de fazer?» - diz a minha mãe, quando eu e o meu irmão a alertamos para uma eventual necessidade de deixarmos de fazer a habitual festa de segunda-feira em nossa casa. Mas há o apoio das minhas tias e a tradição lá se vai mantendo. É difícil de acreditar que uma casa pequeníssima como o nº28 da Travessa de São Roque possa albergar na noite de segunda-feira de São Gonçalinho tanta gente!

Mandar cavacas

Jantámos enquanto a «musica» terminava o seu percurso e de seguida dirigimo-nos à Capela para mandar uns bons quilos de cavacas. Como todos os anos. Chegámos à Capela e já a fila era enorme. Motivo: enquanto a musica anda na rua, não há cavacas para ninguém. Até aqui tudo bem, agora, só não se entende é que tenham feito esperar as pessoas quase duas horas para se poder mandar as cavacas. Uma falta de respeito. Uma vergonha. E claro, quando a porta se reabriu para receber as pessoas, foi o caos total. Escusado será dizer que pessoas da Beira-Mar, que se conhecem desde sempre, começaram a discutir ao ponto «daquilo» ter ficado muito feio. Culpa de quem? Apenas de quem organiza a festa. Festa que é do povo. Festa que não é dos mordomos, por muito respeito que mereça o trabalho que desenvolvem. Mas a festa é das pessoas.

Elitismo e «cagança»

Verifico muitos «políticos» à volta da festa. Vejo muitos notáveis a surgirem na festa com o intuito de serem vistos. Penso que até há muita gente que vai mandar cavacas, não por ser tradição, não por devoção, mas por vaidade.

O programa

Continuo sem perceber porque é que a noite de domingo é «abrilhantada» por bandas musicais. as festas são sinónimo de arrais, de grupos como os «Sequência» ou «TV5». Bandas??? Os grupos são mais caros? Ok, mas e o retorno, não seria outro?

O fogo

A noite de segunda feira terminou com fogo de artificio. Enquanto tomava um descafeínado no «Canto Vivo», pude testemunhar que, à semelhança dos anos anteriores, foi muito bonito.

domingo, janeiro 13, 2008

Normal passou a ser anormal


Depois do Beira-Mar - Galitos, e antes de ir para casa, passei no Autocarro e não deixou de me causar estranheza o facto de ver o pessoal a fumar no bar. Ou seja, aquilo que era normal (fumar) passou a ser anormal (fumar num bar). Foi o que senti.
Já há muito tempo que não ia ao Autocarro. Já não é o que era. Lembro-me de, há dez anos, estar sempre cheio. Hoje, à uma da manhã, tinha muito pouca gente. E a gente que tinha já nada tem a ver com antigamente. Vi uma ou duas pessoas conhecidas. O que é normal, diga-se. Os tempos são outros.

sábado, janeiro 12, 2008

Egoísmo

O Homem é o único ser vivo capaz de sobreviver sem ter que matar. Por isso admiro os vegetarianos. Então, porque é que eu continuo a preferir os bifes às beterrabas e alfaces e não me converto aos vegetais? Por egoísmo. E tal como eu, o mundo inteiro. E por isso é que o mundo está como está.

quinta-feira, janeiro 10, 2008

Lamaçal


Como é possível, o relvado do «Municipal» de Aveiro, ao fim de apenas dois dias de chuva, ter chegado ao estado a que chegou?

O que faz a EMA, afinal? Ou a responsabilidade não é da EMA? Como é possível tanta incompetência? E porque é que a incompetência alastra, a todos os níveis, em Aveiro?

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Olha, o Aveiro Sempre fez três anos!


Ligo tanto a esta coisa das datas que só hoje reparei que o Aveiro Sempre fez 3 anos. Foi no passado dia 31 de Dezembro. Fica aqui o registo.

terça-feira, janeiro 08, 2008

Barbosa e Élio

Entre outras criticas que sempre se fizeram ao ex. presidente da Câmara de Aveiro, conta-se aquela em que se dizia que Alberto Souto era pouco dado ao diálogo e que ouvia pouco as pessoas. Diz-se que a coisa mudou com Élio Maia, no entanto, o presidente da Junta de Freguesia da Vera-Cruz, João Barbosa, veio agora a público dizer que nunca houve tanta falta de diálogo entre as Juntas e a Autarquia como agora. Em que ficamos afinal?
Quem não gostou das criticas foi o próprio presidente da Câmara, claro. «Tire as mãos dos bolsos e mexa-se!», foi o conselho do líder do executivo aveirense.

Prostituição

Passo por uma rua da Zona Industrial, onde está, como quase todos os dias, uma velha, com os seus oitenta anos (ok, pode ter um bocadinho menos), a prostituir-se na berma da estrada. E enquanto os clientes não chegam, vai-se fazendo croché!
Como é possível?

segunda-feira, janeiro 07, 2008

A festa do povo!

Está aí o São Gonçalinho, a melhor festa do planeta.
A tradição continua viva, mas é bom que os senhores que organizam a festa se consciencializem que a festa é do povo. A festa não tem que meter politica pelo meio. A festa não é para as elites. A festa é de Aveiro mas é feita na Beira-Mar.

domingo, janeiro 06, 2008

Era em Maio. Era...



Uma ponte mal feita pelo anterior executivo camarário. Um problema que a actual Câmara Municipal de Aveiro propôs-se em Maio de...2007. Já estamos em 2008.

A minha discografia (I) / Requiem pelos vivos

Desde a década de oitenta que consumo muisica moderna portuguesa que o grande público desconhece. Ainda em vinil, comprei albuns de grupos, na minha opinião muito bons (Street Kids e Iodo, por exemplo), de grupos que pouca gente conhece.

A capa que apresento refere-se a um mini-LP, dos Requiem pelos vivos, produzido por Flak, dos Radio Macau, em 1988. Musica simples cantada por um tipo que fazia lembrar o Rui Reininho mas com melhor voz do que o famoso homem dos GNR. Tenho muita pena do meu gira-discos estar avariado.


Dia 1


Como é hábito, fomos almoçar fora no primeiro dia do ano. A escolha recaíu no Ceboleiros. Detestei a vitela.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Incrédulo

Estou incrédulo. Ainda me custa a acreditar e estou simplesmente revoltado.
Uma simples gripe faz-me levar o míudo ao SAP. Sou atendido por um brasileiro que me receita alguns medicamentos. Passo na famácia, chego a casa e dou-os a tomar ao míudo.
Uma noite de terror. A febre não passou como ainda aumentou. O míudo, esse começa a queixar-se de dores de barriga. Entro em pânico porque nunca tinha visto o míudo assim.Ele grita. Cada vez mais. Sem exageros, podia ter morrido.
Porquê? Porque um incompetente qualquer, vindo do Brasil, receitou-lhe medicamentos exclusivos para adultos que podiam ter sido fatais! Como é possível uma situação destas? É este o serviço de saúde que o nosso Governo pretende? Não restam duvidas: quem quer ir a um médico em Portugal, tem que pagar. Foi o que acabei por fazer. Já na Clínica de Oiã, o médico que nos atendeu meteu as mãos à cabeça e não se cansou de perguntar como é que tal situação tinha sido possível? Inacreditável!
É óbvio que isto não fica assim. Este incompetente tem que ser processado.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

07/08

A passagem de ano foi fantástica. Às dez e meia da noite já estava a dormir...