domingo, julho 29, 2012

Vergonha!





Ainda a propósito da recusa da Câmara Municipal de Aveiro em apoiar a Regata dos Moliceiros, que não chegou a realizar-se este ano, transcrevo aqui no Aveiro Sempre um texto na íntegra, escrito por João Oliveira no seu «Notas» e com o qual concordo na sua totalidade:

Sinto-me envergonhado....

«Não li, porque estive de férias e ao que sei foi uma mera frase de circunstância, que a Dra. Maria da Luz Nolasco não conseguiu obter verbas para manter a Regata da Ria. A histórica regata que deveria realizar-se no próximo sábado. Ao que parece, não conseguiu obter 8 mil euros.

Dra. Maria da Luz Nolasco, não sente vergonha? Não sente vergonha de "organizar" umas "festas da ria" que não são mais do que uma colecção de eventos desgarrados onde se encaixam maratonas de btt que sempre se realizariam e que não precisariam de estar no programa?
Aliás, não sente vergonha do evento apresentar como destaques coisas desgarradas como estas? Que não se enquandram ou que sempre existiram? Basta ler isto, no site da CMA: "O evento “Festa da Ria”, organizado pela Autarquia Aveirense, contempla a realização de várias atividades de cariz cultural, desportivo e lúdico. Destacamos a realização do Festival de Enguias e dos Ovos Moles nos dias 7 e 8 na Praça do Peixe, a Maratona de BTT de Aveiro, a feira Artesanato de verão de 7 a 22 de julho no Rossio, a Feira de Sal Marinho Tradicional de 12 a 25 de julho na Rua Homem Cristo – Fórum Aveiro e o Festival de Folclore do Concelho de Aveiro no Rossio no dia 22".

A indignação das gentes da ria é óbvia. Lamento é a falta de indignação das gentes de Aveiro. E depois ainda há mais um vento chamado "Viver a Ria" que na prática enquadra aquilo que também já é enquadrado nas Festas da Ria. Ah, e a Ria? Onde? Regata? Barcos Moliceiros? Nem conseguiu apoio do Turismo? Nem de empresas?

Dra. Maria da Luz Nolasco, Dr. Pedro Ferreira e Dr. Élio Maia (Cultura, Turismo e Presidente): uma autarquia que prescinde da Regata da Ria mas que apoia um Aveiro Moda é uma autarquia que prescinde daquilo que lhe faz o nome: a água, a Ria, a "Veneza". Ok, deixem que a Murtosa e Ílhavo trabalhem e assim se calhar vamos chamar a Ria da Murtosa e Ílhavo... Porque sinceramente, uma decisão destas só tem um nome: aquele que deram ao Festival que decorre no Teatro Aveirense: é uma decisão "Met'Água"! »

Joao Oliveira
http://aveirolx.blogspot.pt/



quarta-feira, julho 25, 2012

Ponte do laço dá dó




Vou a casa da minha mãe, estaciono o carro no já de si abandonado e desmazelado Parque do Canal de São Roque e atravesso o canal pela Ponte do Laço. Uma ponte que, ao contrário de outras que estupidamente teimam em querer construir, é necessária, útil e até de fino recorte arquitectónico. Pena é que, ainda recente, apresente um aspecto de total desmazelo. Inacreditável. É raro o vidro que não está partido. Esta Câmara não tem culpa do vandalismo que infelizmente também vigora em Aveiro, mas esta Câmara devia saber que, nos dias de hoje, a função de um Executivo Autárquico passa por MANTER em bom estado o que existe! Mas não! Esta Câmara é a desgraça total e começo a não ter palavras para manifestar o meu desagrado, a minha tristeza e a minha revolta.
Senhores da Câmara: como sei que lêem este blogue (não é vaidade, é a apenas a verdade), tenham a humildade de reconhecer que o estado em que a ponte está é uma vergonha para todos nós, dêem lá um saltinho, vejam com os vossos próprios olhos e, por favor, substituam todos os vidros partidos! É o mínimo que vos posso pedir!

sexta-feira, julho 20, 2012

Bandeira negra!


Não conheço o sr. António Costeira, sei apenas que é Membro da Assembleia de Freguesia de São Jacinto, mas queria, através deste blogue, endereçar-lhe os meus sinceros parabéns pelo texto publicado no Diário de Aveiro do passado dia 16 de Julho, sob o título «Qual bandeira azul...a bandeira é negra». Na verdade, há muito que não lia (nem ouvia) nada em que me revisse na integra como aconteceu com este texto.

De facto, o não ter 300 euros para manter a bandeira azul de São Jacinto, para além de inacreditável, é vergonhoso, mas no fundo, a bandeira é apenas um pormenor no meio de tanta coisa grave em relação a são Jacinto e a Aveiro: reina a incompetência na Câmara de Aveiro e há um total desprezo pela única praia do nosso Concelho. Há seis anos, ouvimos a promessa da construção do Porto de Pesca, mas não passou disso mesmo. Há as peripécias ridículas que ocorrem regularmente com o ferryboat. Há o arranjo da marginal de São Jacinto ao abrigo do Programa Polis que parece estar definitivamente esquecido. E depois, temos de uma forma resumida, uma cidade de Aveiro que ainda há pouco tempo era a terceira melhor do país e é hoje a décima primeira! Obra do acaso? Culpa da divida deixada pelo Dr. Alberto Souto? Como é possível falar da divida herdada se a divida actual não pára de aumentar? Como é possível falar do passado se não há hoje dinheiro para «cantar um cego»?

Por tudo isto, reforço aqui as minhas felicitações ao sr. António Costeira.

segunda-feira, julho 16, 2012

A Regata dos Moliceiros também foi à vida




Tudo acaba em Aveiro. É o descalabro total. A última foi a anulação da Regata da Ria, momento alto da exaltação do moliceiro e atracção fundamental para o nosso turismo. Não me parece que se possa responsabilizar por inteiro a Câmara Municipal de Aveiro pela não realização da regata, contudo, só o facto da Autarquia aveirense não a ter apoiado, só por si já me parece triste e lamentável. Por outro lado, pergunta-se: apoiar como se não há dinheiro sequer para tapar um buraco que seja? Apoiar como se não há em caixa 300 euros que sejam para se manter a Bandeira Azul da praia de São Jacinto?

quinta-feira, julho 12, 2012

São Jacinto perde a Bandeira Azul



Isto não pára! Todos os dias a vergonha continua!


Agora ficámos a saber que São Jacinto, a única, mas fantástica e natural, praia do nosso Concelho, perdeu a Bandeira Azul devido a…questões financeiras da Câmara Municipal de Aveiro. A Autarquia aveirense já reagiu: não entende a decisão! Ou seja, a CMA ou acaba (ou permite que acabe) com tudo ou então vitimiza-se! Que injustiça, esta decisão de retirarem a Bandeira Azul! – queixou-se o senhor Elio!

Esta gente não devia ser toda corrida?? Desculpem-me a forma leviana como escrevo neste momento, mas, mais do que vergonha, sinto revolta! E um homem revoltado tem destas coisas…começa a perder o respeito por quem não merece ser respeitado! Ou será que a culpa também é do Dr. Alberto Souto e da divida? Mas a situação da Câmara não é hoje muito melhor?

sexta-feira, julho 06, 2012





O PSD de Aveiro tem esta coisa porreira de, tempos em tempos, nos fazer rir! Mas rir mesmo!
A última «tirada genial» do PSD aveirense foi elogiar os últimos resultados financeiros obtidos pelo Câmara Municipal de Aveiro como muito positivos! Fantástico! Uma Câmara que não tem dinheiro para prosseguir com obras em curso, uma Câmara que não tem dinheiro para tapar um buraco que seja, está, efectivamente, a fazer um excelente trabalho e a ter grandes, grandes resultados!
Dá ou não dá para rir?

terça-feira, julho 03, 2012

Aveiro e Viseu


A propósito de um torneio de futebol de formação, estive recentemente, tal como o nosso vice-presidente da Câmara, Carlos Santos, na cidade de Viseu. Ambos pudemos testemunhar a realidade: actualmente, qualquer semelhança com Aveiro e Viseu é pura coincidência! Em Viseu, as rotundas apresentam-se com asseio e brio! Não há uma rotunda que esteja «ao monte», todas têm flores e mais flores! Como é diferente da realidade aveirense? As estradas estão simplesmente impecáveis! Como é gritante a diferença para Aveiro? Será isto apenas uma questão financeira? As zonas de relva amarela que Aveiro vai voltar a ter agora que chegou o Verão, estarão relacionadas com questões de dinheiro? Também aqui o culpado é o Dr. Alberto Souto?
Que terá pensado o senhor Carlos Santos quando ficou a conhecer o Complexo Desportivo do Fontelo, lugar onde se realizou o torneio onde estivemos presentes?
Lembro-me de, ainda miúdo, ir ver o Beira-Mar a Viseu e nessa altura, o Fontelo era apenas um parque municipal com o Estádio Municipal no meio! Hoje, o Fontelo tem um complexo desportivo (como muitas outras cidades têm) excelente! Houve desenvolvimento! E Aveiro? Aveiro o que tinha, está a deixar de ter! Não tem um pavilhão multiusos, não tem piscinas municipais!