segunda-feira, outubro 22, 2007

Não é só uma questão de obras, bolas!

Ao ler com atenção a entrevista que o senhor presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Élio Maia, deu recentemente ao Diário de Aveiro, constatei que o seu discurso continua muito a ir ao encontro das dificuldades financeiras e da dificil situação herdada do anterior Executivo. Compreendo-o e percebo a angustia que deverá ser trabalhar diariamente perante este cenário.

Quer-me parecer no entanto que o trabalho de uma Autarquia não se mede só pelas obras que a mesma leva a cabo. Eu já nem falo em obras. O que me custa é ver uma Autarquia que, ok, até não pode mostrar obra porque não tem dinheiro para a fazer, mas que nem sequer a MANUTENÇÃO do que existe consegue fazer!

Aveiro está ao abandono! Amigos aveirenses: desloquem-se às imediações do Estádio Municipal de Aveiro e vejam com os vossos próprios olhos o estado em que aquelas rotundas estão! Uma vergonha! Recentemente estive na Póvoa de Varzim e senti inveja pelo asseio com que aquela cidade está. E quem fala na Póvoa, fala em Guimarães ou emViseu, por exemplo. São as estradas, os passeios, as rotundas. Tudo está impecável, enquanto que aqui...

Outro exemplo: os muros do Cais dos Mercanteis estão em decomposição (mesmo em frente à Tabernda do Cais) e ninguém faz nada. Inclusivamente, aquilo está perigoso para as crianças e para as pessoas que ali vivem! Mais: a nova ponte circular do Canal de São Roque! A maior parte das luzes já estão apagadas e há degraus que já não têm as respectivas placas de madeira. E o próprio Parque do Canal de São Roque! Que falta de cuidado na preservação daquele espaço.

Repito: não estou a falar em obras, falo por exemplo, nas estradas. Estão uma lástima! As ruas do Rossio metem nojo. Na Beira-Mar, passa-se o mesmo. Em todo o lado!

6 comentários:

Anónimo disse...

Dizes e repetes "não estou a falar de obras", mas afinal é só de obras que estás a falar. Estradas, rotundas, passeios e pontes que eu saiba são obras, mesmo que te refiras apenas à sua manutenção!

Shanga

Pedro Neves disse...

Refiro-me à manutenção, claro. Se uma Câmara nem sequer a faz Manutenção do que já existe, pergunto: para que foi eleita? O que é que faz entao a Camara? Deixemo-nos de bater sempre na mesma tecla: a competencia de uma Câmara não tem só a ver com a disponibilidade financeira. Tema ver com o dinamismo que revela, tem a ver com as ideias, com os projectos e com a capacidade de resolver os problemas. Tudo isto, ainda não vi nesta Câmara. Infelizmente.

Anónimo disse...

Concordo c/o Pedro, dá a sensação que AVEIRO PAROU NO TEMPO.
Parece que a cidade penetrou numa espécie de "Limbo temporal" onde tudo parou, não há evolução.
A desculpa de que tudo se deve à má gestão do PCâmara anterior já não faz sentido. Já passou demasíado tempo ....

João Catatau

Anónimo disse...

No proximo mandato ja não se podem queixar do anterior executivo

Anónimo disse...

Para que fique bem claro eu também concordo com o Pedro, mas o único problema não são as obras, a Câmara parou no tempo em todas as áreas.

Shanga

Anónimo disse...

O piso dos passeios da avenida Dr Lourenço Peixinho e da envolvência do mercado Manuel Firmino são uma vergonha. Buracos, altos e baixos, parece que andamos bêbados e já vi pessoas idosas cair. E para os nivelar não é preciso dinheiro. É só usar 3 ou 4 dos muitos empregados da câmara. Ah! Também é preciso visão e competência de algum responsável camarário para tomar a decisão de reparar...