terça-feira, maio 12, 2009

Gala ou campanha eleitoral?

Élio Maia, na Gala que a Câmara Municipal de Aveiro realizou na véspera (!) do feriado municipal, fez questão de lembrar uma série de obras que vão ser realizadas e que no seu entender resultam do mérito do seu Executivo. Mentira! Ou o TGV é mérito desta Câmara? Mas pior do que falar de obras que não são suas, foi ter o descaramento de falar, por exemplo, da Ponte das Agras! Ok, as obras arrancaram, mas...com quatro anos de atraso em relação ao que foi prometido e anunciado! E ainda há «lata» para se falar na ponte como sendo um feito extraordinário????

Sempre disse que tenho uma boa imagem do presidente da Câmara, mas está na altura de desculpabilziar Elio Maia só porque me parece um «gajo porreiro»! Mais: agora que vai para um segundo acto eleitoral, sempre quero ver os nomes que vai querer para concorrer consigo! Isto, porque das duas uma: ou mantém os mesmos nomes e afinal é igual aos incompetentes que o rodeiam; ou, de facto, é diferente e tem outro caracter. Aguardemos.

Para já, e tirando isto de «ser boa pessoa», é inegável que enquanto presidente da Câmara teve um primeiro mandato muito fraquinho. E não digo isto por não ter feito obras. Nada disso. Compreendo que, face às dificuldades financeiras, Elio Maia não tenha tido possibilidades de levar a cabo grandes obras. O pior é que não fez grandes obras, nem fez nada. Sem ideias; sem cumprir com o que disse em relação às empresas municipais; não resolveu o problema gravíssimo da divida ao Beira-Mar; continuou a não pagar subsídios aos clubes; deixou que Aveiro se degradasse....enfim, muito fraco este primeiro mandato.

Mas quem esteve na Gala, e nada soubesse de Aveiro, terá saído do «Aveirense» com a ideia que a nossa cidade se desenvolveu, cresceu, inovou e que tem um futuro risonho à sua frente! Ou seja, «aquilo», mais do que uma Gala, foi um comício. Foi campanha. E claro, na plateia, muitos e muitos eleitores a compactuar com aquele triste espectáculo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Élio Maia é ainda um bom homem, mas já demonstrou não ser competente à frente dos destinos do Municipio. Nem é executor nem coordenador. Não tem imaginação nem criatividade, anda para lá.
O nosso Presidente é um homem cheio de medos. Vive politicamente de cócaras à espera que o tempo passe, e isso está errado porque deveria correr à frente dele. Está a ser consumido lentamente todos os dias para fazer face aos seus medos e incompetência, e quem vive assim alberga duas personalidades..
Fui ao Aveirense. Aquilo não foi uma homenagem a Aveiro ou aos seus 250 anos enquanto cidade. Foi um comício eleitoral, frustrando e prostituindo as boas intenções de quem lá foi.
O que ele reivindicou como seu não corresponde à verdade.
Deve-se ao Governo Central, por influências políticas do Governador Civil, Filipe Neto Brandão a Afonso Candal, e do ex-secretáro de Estado, Fernando Rocha Andrade.
Fez mal em puxar para si os louros que todos sabemos não lhe pertencer. Ao fazê-lo, foi desleal e desonesto politicamente.
É verdade que pode lá ficar mais 4 anos, mas vamos ter no próximo mandato um presidente ainda mais deformado politicamente. O “julgamento” pode ser injusto, mas o povo é quem mais ordena!
J.B.

Anónimo disse...

Estimado Pedro,

Há uns meses atrás o anterior presidente da câmara publicou um artigo de opinião em que dizia que o actual presidente não tinha força política para fazer com que o TGV parasse em Aveiro. Mas enganou-se. A RAVE confirmou que o TGV pára em Aveiro e fê-lo numa reunião promovida pela autarquia local. Esta notícia veio nos jornais. Por isso, não é justo dizer-se, primeiro, que a obra não se faz porque a câmara não tem peso e influência políticos e, depois, porque se faz, já a Câmara e o seu Presidente não tem nada a ver com o assunto. Temos de ser sérios...
Quanto à correcção da ponte das agras é preciso, também para sermos justos, saber que tal só agora foi possível porque, como todos sabemos, a Cãmara pagou a dívida à REFER. E se neste caso há incompetência ela deve ser assacada a quem licenciou a obra.
Pelo que tenho lido não me lembro de ter visto o actual presidência afirmar como suas estas ou aquelas obras, o que refere são os múltiplos investimentos a cumprir em Aveiro. Uns são comparticipados pela Câmara, outros pela União Europeia e outros são do Governo. São muitos e são bons é o que interessa! Ou julgam que outras obras noutros tempos também não eram co-financiadas ou pagas pelo governo. Há por aí muita dor de cotovelo. Daqui a quatro anos quando estas obras estiverem concluídas vai ver-se o contributo deste Presidente. Os dados estão lançados.

Anónimo disse...

Estava para não ligar mas não resisti. Daí se me permite volto à política que se faz em Aveiro.

Em primeiro lugar o TGV não vai parar em Aveiro a não ser que, consideremos Albergaria ou outro concelho limítrofe, concelho de Aveiro.
Com certeza que ninguém de bom senso acredita que foi a influência do nosso Presidente da Câmara nos meios políticos que permitiu fazer o TGV parar nas nossas redondezas, independentemente de ter sido anunciado numa reunião com a Câmara, noutro lugar acho que seria descabido.
Mas antes dessa reunião já muita gente sabia que ele teria aqui paragem, por motivos vários, entre outros por ser uma região de industrias e negócios, daí...
Pensar ou dizer que foi influência de Élio Maia, com todo o respeito pelo senhor presidente, é um disparate.
O senhor Presidente da Câmara tem a estima, consideração e tolerância que todas as pessoas de bem merecem, agora guindá-lo a estrela influente nos meios políticos, é atirar areia para os olhos dos outros.
Quanto ao pagamento da dívida à Refer se efectivamente já foi paga, foi com o dinheiro do banco pago a uma taxa de juro exorbitante, isso qualquer um fazia.
Este executivo camarário nas negociações que fez com o banco (CGD)na taxa de juro acordada até nisso demonstrou uma incapacidade e ignorância total na gestão da coisa pública.
Negociou uma taxa de juro elevadíssima que arrasa, aqui sim, a Câmara em muitos e muitos anos.
Depois, em 4 anos de mandato sem nada fazerem não conseguiram sem o empréstimo, baixar um cêntimo que fosse à dívida, pelo contrário, aumentaram-na assustadoramente.
Em Lisboa, Gaia e noutros municípios endividados e sem empréstimos, conseguiram dar a volta à situação fazendo obra e estão a pagar aos credores.
Aqui, sem nada fazerem aumentaram a divida monstruosamente.
O Dr. Alberto Souto tem as costas largas para aguentar com tudo.
Não podem é apagar a Obra que fez, nem tirar-lhe o mérito a imaginação e criatividade que ele e a sua equipa tiveram.
Aveiro entrou no mapa, falava-se de Aveiro com respeito e admiração, guindou-se Aveiro para primeiro plano nacional.
Em 2 mandatos fizeram mais que os seus antecessores em 100 anos.
Voltamos ao marasmo do antigamente, se calhar merecemos isso!
Comparar a equipa de Alberto Souto, capacidades, dinamismo, competência e criatividade com o que se está a passar hoje no nosso município é pura ficção.
J.B.

Anónimo disse...

Ainda bem que os meus netos vão ver a obra que está a ser feita pela nossa distinta autarquia daqui por quatro anos.
Eu é que estou de partida e já não vou ter essa oportunidade.
Ou será que o rei vai nú?

leitor octogenário