terça-feira, maio 11, 2010

Ainda a festa do Beira-Mar


Ninguém no início da época poderia acreditar que o SC Beira-Mar pudesse sagrar-se campeão nacional da II Liga e regressar ao convívio dos «grandes» do futebol nacional! A equipa tinha sido inscrita «em cima do joelho» e ainda me lembro dos críticos do costume virem ao de cima quando os resultados da pré-época só nos trouxeram derrotas. Por isso, e porque a época foi muito muito difícil (a saída de Mano Nunes, o vazio directivo, os ordenados em atraso, a falta de publico no EMA...), este é, para mim, um feito ao nível do alcançado por António Sousa quando venceu a Taça de Portugal.
Leonardo Jardim, que já na época anterior tinha subido o Chaves à Liga Vitalis, é sem duvida o responsável número um por este feito, mas há outros, como eu em breve farei questão de lembrar.
Quanto ao jogo da festa, julgo nem sequer ser necessário emitir opinião sobre a qualidade do mesmo ou tecer qualquer comentário sobre a nossa exibição. O importante é que Kanu marcou o golo que nos deu uma vitória, uma subida de divisão e um título.
O ambiente no estádio foi muito bom. Mais de sete mil espectadores nunca negaram apoio à equipa e no final, não foi possível evitar uma invasão de campo! Pena é que estes sete mil espectadores só tenham aparecido no fim do campeonato e que na grande maioria dos jogos, o Beira-Mar tenha tido mil adeptos nas bancadas. Seja como for, eu até esperava menos publico, porque na semana que antecedeu o jogo, a promoção ao encontro decisivo foi...nula! Inacreditavelmente, nula! Não houve flyers, não houve faixas, cartazes, não houve mesmo nada! Neste aspecto, o Beira-Mar continua um clube amador e a culpa nem sequer é da actual Comissão Administrativa que efectivamente não possui meios para que o clube tenha uma outra máquina organizativa. Não tem, de facto, mas nas vésperas de um jogo que valia uma época, podia mesmo assim ter feito mais!
Mas importa é realçar a festa. Começou no estádio e prolongou-se pelas ruas da cidade. E se é verdade que a grande maioria das pessoas só se lembrou do Beira-Mar no dia da festa, também não deixa de ser verdade que o jogo com o Carregado mostrou que o nosso clube ainda consegue ter a simpatia de muitos aveirenses e que é possível devolver o nosso «emblema» a Aveiro e a toda uma região. Existe potencial para isso.
A festa foi bonita, sim senhor, mas como já muito gente reparou, houve gente para quem este sucesso passou ao lado. A esses senhores, dedicarei em breve um texto de teor bastante critico. Porque há coisas que não mudam em Aveiro...

14 comentários:

Anónimo disse...

Isso passou-me ao lado, sim senhor. E a si, a visita do Papa não passou?

Pedro Neves disse...

A mim, tudo o que diga respeito a Aveiro não me passa ao lado! É a diferença. Sou aveirense. A visita do Papa? Não é assunto para um blogue dedicado a Aveiro.

Geoca disse...

Realmente! Isto há cada um!
Senhor Pedro, ainda se dá ao trabalho de responder?

Estes senhores (treinador, jogadores e dirigentes) são verdadeiramente uns heróis. Ser campeão e subir à 1ª liga, depois de terem sido abandonados pela cidade de Aveiro, só podem ser heróis.

E o senhor Élio, não chamou o clube à câmara? O Braga não ganhou nada, a não ser o vice-campeonato, e mesmo assim foi chamado à câmara. Outras mentalidades, que sabem, como o presidente da câmara de Lisboa e Braga sabem, que as equipas de futebol são a identidade da cidade. Quando falamos de Manchester, Milão, Barcelona, Lisboa, Porto, grandes cidades, grandes equipas. Mas posso falar de cidades mais pequenas e bem identificadas pelo seu clube com o Nacional, Marítimo, Wolfsburgo, Lille…
Enfim, é o que temos!

Anónimo disse...

O senhor Presidente da Câmara deveria chamar o Beira-mar à Câmara, para quê?
Acaso aqueles que trabalham dia e noite, ganham uma ridicularia e têm de dar pão aos filhos todos os dias, são chamados à Câmara ou alguém lhes manifesta admiração, pelo seu acto de honradez?
Afinal o que fez o Benfica ou o BM de extraordinário para tanta "excitação"?
...um país em falência, e a parolada o que quer é benficas, portos e cª l.da.
Dásse....

Anónimo disse...

Realmente o anonimo das 6;42, tem razão, pelo motivo de a Câmara não fazer nada, nem se preocupar com os Aveirenses que o elegeram.
O ridículo continua.
VIVA O BEIRA MAR

Geoca disse...

Sinceramente, quando escrevi este comentário passou me pela cabeça que certamente iria aparecer um lamechas com esta conversa. Não, não sou nenhum parolo e preocupo me com tal, até porque já passei por isso e tive de ir à luta. Agora, o que é que uma coisa tem a ver com a outra? Não há tempo para tudo? E então a câmara não deve homenagear os seus campeões, seja que desporto seja? Não deve homenagear os seus bons empresários? Então para que raio o Presidente da República dá aquelas medalhas todas no dia 10 de Junho?
Finalizando… Então o Benfica, Porto e companhias não são marcas fortes no nosso pais? Essa excitação não gera dinheiro? Basta ter alguém com essa visão e deixarem se de lamechas. E “parolada” amigo, são todos aqueles que se encostaram à sombra do 25 de Abril e deixaram os outros fazer o seu. Sejam eles políticos ou empresários, e o pais está assim porque essa “parolada” não os enfrenta.

Anónimo disse...

Há comentaristas que derramam opiniões sem admitir opiniões e adjectivações hà parolada que vociferam.
Mas na dúvida, e para se ilibarem, lá vão dizendo que lhes passou pela cabeça que alguém, no caso, um lamechas, ia condenar o desatino com que escrevinhou.
Depois, e mais uma vez imponderadamente compara o Presidente da Câmara com o P.R.
Não consegue discernir a diferença que há entre um e outro...
O segundo, pouco ou nada tem que fazer, enquanto o primeiro, pouco ou nenhum tempo tem para homenagens e condecorações,porque anda e bem, à volta dos buracos das ruas, do parque escolar, isto para não falar na Pista de Remo e outros.
Depois, até mesmo um parolo devia saber que, a excitação nunca gerou dinheiro, gera outros, mas isso é outra conversa...
Bem, há uma verdade:
Concordo que toda a gente tem direito a se encosta ao 25 de Abril. Se assim não fosse muitos parolos iam “dentro”, porque dizem coisas disparatadas e não têm qualquer filosofia de vida...
O que querem é bola e quiçá, aos fins-de-semana, uma boa suecada.
Dasse!

Anónimo disse...

Tem muita razão o anónimo das 2,21PM...
O senhor Presidente da Câmara não tem vagar para andar com essas macaquices de homenagens e cumprimentos, só porque um clube, seja qual for, ganhou isto ou aquilo.
Nós queremos é os buracos da cidade tapados, e estão, graças a Deus.
Os jardins tratados e floridos estão lindos, e foi uma pena sua Eminência não ter passado por cá para desfrutá-los.
A Pista do Remo está quase feita, apenas há o protesto reivindicativo de meia duzia de achigãs que vem atrasando a inauguração.
As obras que decorrem enchem-nos os olhos e o coração, e muito mais ao senhor Presidente que, transbordando alegria já não tem espaço para mais nada, nem mesmo para dar um abraço ao BM, esse campeãozinho.
Com tanta coisa boa que se passa todos os dias na nossa cidade,festejar um campeão de uma II liguita, mesmo que seja o BM, convenhamos,é uma perda de tempo e uma parolisse.
Que Bento XVI vos perdoe, porque abençoar-vos não pode,mas é que não pode mesmo, porque sendo um homem da cultura, nem entende o futebol nem os parolos...

Geoca disse...

Não venho aqui alimentar polémica, mas continua a não ver qual o problema do BM ser recebido pelo presidente da câmara. Sempre geri a minha vida de modo a ter tempo para a minha família, para o meu trabalho, para os meus amigos e para mim. Nunca deixei que assim não fosse. Não permiti e não permito que alguém me roube outros tempos para além do tempo do trabalho. Se é que me faço entender. E com esta maneira de estar na vida, o que quero dizer é que o Sr. Élio tem tempo para tapar os buracos da estrada, tem tempo para arranjar o Jardim, tem tempo para a pista de remo e tem tempo para as obras que tanto queremos. Sim eu também as quero. Assim como tem tempo para homenagear os aveirenses que se destacam, sejam eles bombeiros, empresários, desportistas, médicos, enfermeiros… Depois nunca comparei o PR com o PC, embora não seja adepto de ambos! O que quis dizer é que o PR homenageia quem algo ou feito fez pelo país, quer cá dentro como lá fora. E o PC deve também faze-lo relativamente aos aveirenses e entidades. Aliás ele até o faz, no dia do município. È claro que não estou a dizer que devem dar uma medalha, mas para mim seria de bom agrado receber o BM e dar os parabens a “esse campeãozinho”, que certamente para adeptos aveirenses do BM é mais do que um “campeãozinho”. E já agora, a única bênção ou perdão que eu desejo são dos meus pais e amigos e nada mais. E por aqui me fico.

Anónimo disse...

Meu Caro Geoca:
Espero que não esteja a levar a sério aquela de parolos e parolices, mais o Papa, etc. Muito mau seria que, qualquer um, independentemente de gostar ou não de futebol, não sentisse alegria e orgulho por o seu clube, o clube da sua terra, se destacar entre os demais.
Mas sabemos que muitos de “nós” leva a coisa tão a peito, que muitas vezes, o futebol e os futebolistas, estão acima dos seus interesses pessoais e familiares.

Deixe-me resumir-lhe um caso verídico de que tenho conhecimento:
Havia um sujeito, desses tais para quem o clube está acima de tudo que ao domingo ia vê-lo jogar.
A mulher, coitada, ficava em casa a ouvir o relato pela rádio e rezava para que o clube do marido ganhasse, porque era certo e sabido, que se ele perdesse, quando o homem chegasse a casa, levava uma sova.
Pode parecer ridículo e é, mas acredite, é verdade.

O senhor Presidente da Câmara, toda a Câmara, gostem ou não de futebol, tenham ou não quezílias por resolver com os dirigentes do Beira-mar, tinham a obrigação e o dever, de manifestarem publicamente o apreço por aquilo que o B.M. conseguiu, muito mais num período tão dificil como este que está a atravessar. O presidente e vereadores, independentemente da “água benta e presunção” que queiram tomar, não são mais nem menos que os delegados de todos os Aveirenses.

A merda toda é que, enquanto não apanham o poleiro desfazem-se em mesuras, parecem aqueles indigentes que arrumam carros, vulgarizam-se, até de vestimentas mudam para andarem de rua em rua, de casa em casa, de feira em feira, a “implorar” o voto.
Depois de terem garantido o poleiro, esquecem as suas obrigações e deveres, a razão e o motivo,da sua eleição.

Com certeza que compreendeu que o discurso anterior em que dizia que o senhor presidente anda preocupado com as estradas, buracos, jardins, e outras obras, era pura ironia.
A eleição desta Câmara foi o pior que nos podia ter acontecido. Andaram o primeiro meio mandato a desculpar-se com os valores da dívida deixada pelo anterior Executivo. Depois, fizeram um negócio de merda com o Banco ( a uma taxa de juro altíssima) para negociarem um empréstimo. Receberam o dinheiro e ainda não começaram a pagar nem
juros nem abatimentos, porque havia um período de carência, e a dívida já subiu estrondosamente.
Imagine quando começarem a pagar os juros e a abater a dívida... Penso que esta Câmara vai falir e que tem de vir para cá uma comissão nomeada pelo governo para gerir aquilo. Já se viu e confirmou que esta gente não é capaz.

Bem, vou acabar.
Comungo da sua opinião quando diz que a melhor bênção e perdão, vêm dos nossos pais.
Mas se vier mais alguma por acréscimo, não é demais. Então não era uma bênção que o ouro e o dinheiro das promessas pagas em Fátima fosse emprestado ao governo, e recebessem em troca, títulos do tesouro?
Cumprimentos e não se zangue...
Isto está tão mau, que o melhor é gozarmos com as desgraças!

Anónimo disse...

Foi lindo a visita do Papa, mas somos uns herejes, não sei mesmo se não estamos excomungados.
É que neste país quando acordamos nunca sabemos qual é a aldrabice que teremos de viver naquelas 24 horas.
Mas ando preocupado!
Aquando da consagração do Benfica, as ruas, as praças, e tudo o que era sítio, tiveram mais gente a festejar, que agora,da visita do Santo Padre, e não houve tolerância de ponto...
Isto não é normal num país de raíz tão católica...
Depois, a Bíblia diz:
"Dos mil passarás, dos dois mil não passarás..."
É certo que aqinda vamos no princípio dos dois mil, mas não será que o Criador farto de nos aturar não quererá acabar com o trabalho que fez em 7 dias?
É que para mim, o "Jesus" do Benfica veio para justar contas com os pecadores,e começou pelo Pinto da Costa, esse prevaricador.
Seja como for, isto tem de ser uma Revelação, um sinal Divino!
Quando formos de abalada, com este mangote de pecadores, vou ver muita gentinha a servir de acendalha ao Lucifer para ele acender o "forno" de manhã.
Ainda bem que eu vou ficar de fora da churrascada e a voar pelos céus, a bater a minha asa branca!

Anónimo disse...

O povo...

O povo saiu à rua para festejar a vitória do Benfica e eu, apesar de ser do FC Porto, não achei mal. As pessoas têm o direito de ficar alegres.
O povo saiu à rua para ver o Papa e eu, apesar de ser agnóstica, não acho mal. As pessoas têm direito à sua fé.
O povo vai à Covilhã espreitar a selecção e eu, apesar de não ligar nenhuma, não acho mal. As pessoas têm direito ao patriotismo.

O governo escolhido pelo povo impõe medidas de austeridade umas atrás das outras, aumentando os impostos e não abdicando dos mega investimentos.
O povo não reage. Não sai à rua.
Reclama à boca pequena e cria grupos zangados no Facebook.

É triste que este povo, que descobriu meio mundo, não imprima à reivindicação dos seus direitos a mesma força que imprime à manifestação das suas paixões

Anónimo disse...

Para justificar o injustificaval,o Presidente da Câmara, embora tarde, lá mandou uma mensagem!
Como virou as costa ao Beira Mar, ninguem lhe agradece.

Anónimo disse...

ó caro anónimo:
Não me diga que o presidente da câmara mandou um sms ao beira -mar.Será que lhe anda a arrastar a asa?
Não sabia que o malandreco tb mandava msg via telemóvel.
Hummm !
Cheira-me a namorico, mas não vai dar casamento...
Como poderão juntar os trapinhos se um está teso, e o outro não tem dinheiro para mandar cantar um cego?
Vc vai ver. É amor platónico, umas palavras lindas, uns afagos paternais, umas palmadinhas nos traseiros, digo, nas costas, e não vão passar daí...