terça-feira, abril 02, 2013

Terceiro mundo




Vou com a minha mãe ao Hospital, estaciono no Largo da Universidade, perto do Autocarro Bar e deparo-me com o Terceiro Mundo. Estradas completamente esburacadas e intransitáveis (apesar do «esforço» da Câmara em «remendá-las»), passeios em terra, arranjos urbanísticos igualmente inexistentes e cerca de cinquenta (sem exagero!) romenos a fazer de arrumadores. A imagem de Aveiro actual. 

30 comentários:

Anónimo disse...

AVEIRO DE ÉLIO MAIA NO SEU MELHOR!....
E QUER O HOMEM SER NOVAMENTE PREEESSSIIIDDDEENTTTE!...
DÁ VONTADE DE RIR MAS DE TRISTEZA!......

Anónimo disse...

Diariamente ouço as primeiras notícias pelas 09.00h na SICN e hoje fiquei a rir de um anúncio, devia ser de indignação mas entendo que já não vale a pena, uma vez que verifico que quem devia fazê-lo fica indiferente a TUDO que se passa ao "lado" da cidade de Aveiro e a vai deixando, dia a dia, menos relevante!
O anúncio passado refere-se à exposição do Expresso que decorre em Aveiro na Praça Marquês de Pombal em AVEIRO CIDADE E AINDA CAPITAL DE DISTRITO mas, vejam bem, as imagens que servem de fundo supostamente de AVEIRO são do CASARIO TÍPICO DA COSTA NOVA!
Costa Nova é Aveiro ou Ílhavo???
Para muitos pode isto não ter importância alguma mas para tantos outros terá, e muita!
As imagens não foram previamente visionadas por quem de direito ou foram ao critério dos promotores da exposição???
Intriga, indigna todo o vexame por que esta Cidade e os Aveirenses estão a passar!...
Até os Ilhavenses gozam com a triste situação e note-se que nada tenho contra eles e não sofro de rivalidades mesquinhas!...
ATÉ QUANDO!...

Pedro Neves disse...

Caro Anónimo das 9:56: sobre o que escreve, sou sincero, vejo as coisas de uma uma forma um pouco diferente, porque vejo Aveiro como mais do que um concelho, vejo Aveiro como uma regiao e quer queiramos quer nao, as praias da Costa e da Barra sempre foram associadas a Aveiro. É como vermos noticias ou imagens de Lisboa e constatarmos o Cristo Rei...que está no concelho de Almada. No Porto, passa-se o mesmo: quase sempre, o que aparece sao as Caves...do lado de Gaia. Por isso, eu digo, ver a Costa Nova a publicitar Aveiro só engrandece Aveiro como regiao.

Anónimo disse...

Não concordo! O Expresso tem publicitado a celebração como sendo NA CIDADE DE AVEIRO. Ora a cidade de Aveiro não é a região de Aveiro e certo estaria o seu raciocínio se se tratasse de um acontecimento na região de Aveiro, o que não é o caso. Daí que, como o comentador das 09:56, eu entenda que se trata de uma imprecisão lamentável que, certamente sem o querer, não deixa de ser uma desconsideração para Aveiro mostrar como um seu símbolo a Costa Nova de que muito gostamos também, mas que é...Ílhavo!...

Anónimo disse...

Bom, já nos quiseram tirar o farol com uma padiola e agora as praias de Ílhavo (Barra e Costa Nova).
Quando quiser falar de praias de Aveiro, proponho a de S.Jacinto, as outras, as tais das casinhas, sempre foram, são e serão de ILHAVO.É que ao contrário do que diz existem muitas, muitas diferenças entre uma coisa e outra.A única coisa que nos une, infelizmente, é o nome do Distrito, mais nada!!

Pedro Neves disse...

Caro Anonimo das 2:18: por muito que nao queira, Ilhavo faz parte da regiao de Aveiro. Isso nao pode negar. E é ridiculo um ilhavense nao gostar de ser da regiao de Aveiro. Entao gosta de que? Da regiao de Ilhavo? Poupe-nos! É obvio que a Barra e a Costa sao do Concelho de Ilhavo, mas tudo o que pertence ao Concelho de Ilhavo pertence à regiao de Aveiro. E todos nos, dos concelhos de Aveiro, Ilhavo, Albergaria, Estarreja, Vagos, deviamos era lutar por uma Regiao de Aveiro cada vez melhor e mais unida. Pelo seu ponto de vista, Gaia nao pertence à regiao do Porto...em fim...

Anónimo disse...

Realmente o que vai salvando nestes tempos Aveiro é o pertencer a uma região, pois se assim não fosse já tinha sido despromovida a uma vilarejo. Enfim, tudo o que é importante se vai desenrolando em concelhos periféricos mas, certo, tudo tem a ver com a região. Por cá, no núcleo da região, tudo vai apodrecendo de decadência e destruição, sem falar nas malfeitorias que se preparam para vincular Aveiro por meio século. Como dizia um dia destes um desses saloios "guias turísticos" ao comando de um moliceiro de proa aparada, apontando e esbracejando para o Centro de Congressos, "... e para memória futura..." e mais não se percebeu! Ora, de facto, para memória futura fica a rolha da Bairrada e talvez uma nova obra devesse ser equacionada: uma estátua de grande porte no cais da Fonte Nova retratando um Porco Assado e este novo símbolo, sim, substituiria o ovo mole e a caldeirada de enguias. A inauguração da obra poderia ser abrilhantada pela maravilhosa orquestra de gaitas da proeminente e valorosa terra de S. Bernardo! Até José Estêvão desceria do pedestal e correria célere para morfar uma sandocha, não fora ter as pernas um pouco empedernidas de verdete e cocó das pombas...

João Francisco disse...

Será uma questão de hábito, Aveiro quando publicitado tem como imagem os palheiros da Costa Nova. E pelos vistos o Expresso não fugiu á regra.
Não é de agora, é de há muitos anos, eu que vivo aqui há perto de vinte anos fiquei estupefacto quando me apercebi que a Costa Nova pertencia a Ílhavo. Tudo aquilo era Aveiro para mim, daí questionar também por que carga de água Aveiro tinha que ter como imagem os ditos palheiros. O que é certo, é que esta imagem sem ser de Aveiro é a nossa imagem, vamos lá saber porquê.
Mas é lícito questionar, porque não uma imagem genuína de Aveiro. Não temos?
Desculpe-me Sr. Pedro Neves a exposição é na cidade de Aveiro na Praça Marquês de Pombal.
Tem razão quando diz que Ílhavo pertence á região de Aveiro mas Águeda também, Estarreja, Anadia Murtosa Oliveira do Bairro Ovar Sever do Vouga Vagos e Albergaria-a-Velha.
Repare que todas elas têm uma identidade própria, e Aveiro também tem, eu não entendo porque é que ninguém procurou corrigir dando o seu a seu dono.

Anónimo disse...

Finalmente desfeito o tabu! (Talvez)
Pelo que li no Portal de Aveiro de hoje, a "criancinha" (para não lhe chamar outra coisa) que tem destruído Aveiro nestes últimos sete anos e meio e afrontado a sua população insolentemente admitiu não ser candidato pela terceira vez, decisão que já tinha tomado há um tempo, mas mantendo a hipótese e por consequência os "enxovalhos" que lhe eram endereçados.
Não sei se já poderei beber a tal taça de espumante festejando o acontecimento, será prudente não o fazer por enquanto, com esta gente nunca se sabe!
De qualquer maneira estou convicto que o dia hoje me vai correr melhor!...
Entretanto a senda da destruição recomeçou com as pontes do Forum!..
Assim sendo os "amigos" que se cuidem, vai começar a "agonia" e as movimentações!.........

Anónimo disse...

Recomendo ao snr Élio para onde quer que vá, umas pantufas bem quentinhas, uma manta bem quentinha, um sofá bem confortável para REFLECTIR muitíssimo bem em TUDO que fez e DEIXOU por fazer e que se deixe de "políticas"
pois já demonstrou ser INCAPAZ de criar consensos e justiça!...
O Concelho agradece, muita da população também, pena que não tenha a coragem de a transmitir publicamente!...
Pura e simplesmente o homem evaporou-se!

Anónimo disse...

A ser verdadeira a desistência e não "bluff" como se tornou habitual em "políticos" de baixo nível que não olham a meios para atingir os fins "espezinhando" os seus concidadãos sem o mínimo de moral e ética e esquecendo-se que são "empregados" e não "donos" de quem lhes paga todas as mordomias, creio estarem reunidas as condições para Aveiro ter uma ESPERANÇA de melhor futuro!

Anónimo disse...

Finalmente, foi preciso o PSD, correr com Élio Maia, para o substituir por um migrante para os destinos de Aveiro.

Anónimo disse...

Mais um para o esquecimento!
Tenham pena do homem não lhe batam mais!

Anónimo disse...

O processo PSD foi muito mal conduzido, Feio pode ter a sorte do poder lhe cair nas mãos

Anónimo disse...

Mais um para o esquecimento, foi dito.
Pelas piores razões!
Incompetentes que arrastam para o desinteresse e desânimo os seus concidadãos do alto da sua
"superioridade" efémera bem rápido têm o que merecem:
A QUEDA E O ESQUECIMENTO!
Vai acontecer aos "ditadores" actuais! A História não falará deles! Ficarão, negativamente, nas nossas memórias!

Anónimo disse...

Para Feio não é "sorte o poder" cair-lhe nas mãos!
Aveiro precisa e merece pessoas competentes que respeitem a sua população, os trabalhadores da autarquia, que não os divida e saibam o que estão a fazer!
Que essa Sorte o ajude a ganhar pois de balofos estamos nós fartos, dos de Lisboa e de Aveiro!

Anónimo disse...

O slogan da campanha
Aveiro é Feio

Anónimo disse...

Haverá mais alguma "coisa" que se possa chamar a quem impunemente continua a mandar cortar árvores aparentemente em bom estado?
Não, não há!
Nos meus passeios matinais mais uma vez vi árvores cortadas cujos cepos ficaram a cerca de um metro do passeio, outros a cerca de trinta centímetros.
Que ideia foi esta?
Será para os transeuntes que não têm automóvel descansarem por não terem transportes públicos em condições?
Andar a pé realmente cansa mas faz bem á saúde, por isto recomendava ao snrs iluminados e quase ex-presidente e vice (que o tempo passe rápido) que também dessem uns passeiozitos para verificarem em local como vão deixar "despida" de sombra esta cidade!
De sombra, de verde, mas cheinha de buracos apesar do "alcatrão fingido" posto recentemente em algumas artérias, de betão e de uma vontade louca de escaqueirarem o resto!
Tem que surgir ALGUÉM que os impeça e promova o contrário!

Anónimo disse...

PSD continua a procurar candidato.

Anónimo disse...

Mais palavras para quê? A ser isto verdade quem responsabiliza esta gente?
Há boas e más notícias: o solar de Verdemilho onde o escritor Eça de Queirós passou uma parte da infância passou para o património da Câmara de Aveiro e vai ser recuperado; mas, por outro lado, um valioso espólio privado sobre o escritor português, que o proprietário, Jorge Campos Henriques, se dispôs a oferecer à autarquia, vai, afinal, para Vila do Conde.
Trinta e oito caixas com cerca de 1.200 livros (com mais de 70 edições de “O Crime do Padre Amaro” ou 160 edições de 22 países de “Os Maias”), bustos, dezenas de medalhas e postais e mais uma “parafernália de objectos” alusivos ao romancista foram doados por Jorge Campos Henriques à Câmara de Vila do Conde, de onde é natural. A directora e funcionários da Biblioteca Municipal José Régio já recolheram a colecção, que estava em Aveiro e que ficará exposta numa sala da recém restaurada casa onde viveu Antero de Quental. O edifício adquirido pela edilidade local Câmara será dedicado à chamada Geração de 70 , que inclui Eça, Antero, Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Alexendre Herculano ou Oliveira Martins.
“Tudo isto poderia ter ficado em Aveiro se os seus responsáveis camarários, há quase 15 anos, não andassem a fazer promessas vãs da compra e da recuperação” do solar de
Verdemilho.
“Parece que agora o solar foi cedido à autarquia aveirense. Mas já é tarde, porque um mês antes da tomada de posse do solar já eu tinha feito a doação. Resolvi com Vila do Conde, em apenas 15 dias, o que não vi resolvido em Aveiro durante longos anos”, diz ao Diário de Aveiro

Anónimo disse...

Gente anormal actua assim!
Realmente palavras para quê?

Anónimo disse...

Podia AQUI dizer muito mais desta "gentinha" mas não é oportuno nem o sítio certo!
A incapacidade, a incompetência, a falta de visão são de tal dimensão que mete dó!
Estivemos e ainda estamos, de facto, entregues a uma "bicharada" incrível!...

Anónimo disse...

Finalmente a comunicação oficial do PSD:
Élio Maia não é candidato a Aveiro!
Vai com os pitos!
Finalmente também posso beber a tal taça de espumante!
Estava à espera de o fazer!

Aveiro pode respirar de alívio!

Anónimo disse...

O convite foi feito, a resposta vem nos próximos 3 dias.

Anónimo disse...

Qual resposta?
Vieram com "lérias" para a imprensa e mantêm o tabu?
A falta de vergonha é assim tanta?
Porra que é demais!

Anónimo disse...

Que Élio Maia e PSD/CDS desapareçam de cena, mas de vez!
Visão, progresso, interesse, orgulho, dignidade para Aveiro e suas Populações bem como a reposição da JUSTIÇA são urgentes!...
LIXO há muito neste País, demais!

Anónimo disse...

ESTOU FARTO DESTA CHOLDRA!

Anónimo disse...

Ups, então não é que o Partido Socialista votou CONTRA a desinstalação do pórtico de portagens junto do Estádio Mário Duarte? Todos os restantes partidos, com assento na AR, votaram a favor da desinstalação e o PS (excepto três deputados)votou CONTRA. É assim que se defende Aveiro e os aveirenses? Com "amigos" destes o Eduardo Feio não precisa de ter "inimigos".

Anónimo disse...

Do terceiro mundo é também uma cidade que não tem um local adequado para o estacionamento temporário (nem prolongado) de auto-caravanas!... Ponham os olhos no que se passa por exemplo em Estarreja que resolve o problema com simplicidade e a maior das facilidades. Uma cidade que "obriga" os caravanistas a juntar-se num parque de estacionamento para se autoprotegerem e a atirar os dejectos para o canal de S. Roque é uma vergonha de exemplo!!! Passei por lá, vi, interpelei o autor e acabei a meter a viola no saco a ouvir classificar a cidade de Aveiro como "uma cidade com estruturas turísticas de uma aldeola!..." E o pior é que eles pelos vistos têm razão!...

Anónimo disse...

Eu diria que Aveiro tem o turismo que estes actuais políticos de trazer por casa, também considerados de aviário, ou seja incompetentes, e alguns bastantes boçais sem a sensibilidade necessária para dar dignidade à Cidade, está comprovado, promoveram em Aveiro.
Um turismo assaloiado, sem nível, notando-se mais quando os "turistas" vão aos "magotes" nos moliceiros mutilados e com explicações dadas por "guias" incrivelmente ignorantes.
Dá vómitos a quem observa!
Amigo(a) das 12.11 não é turismo de terceiro mundo, para aí de quinto mundo talvez!
Se não fossem os sanitários do Forum até uma determinada hora seria uma tristeza profunda, nem na Turquia existe tão pouca e fraca oferta!
O canal neste momento serve para tudo, porque não servir os caravanistas que nos visitam?