sábado, julho 04, 2015

Aveiro ligada por parques!

Aproveitando um vídeo instituícional que tive que fazer recentemente sobre as igrejas e capelas de Aveiro, fui «forçado» a passear pela nossa cidade como há muito não fazia. E independentemente de todos os problemas que existem, de tanta coisa que podia ser feito e não é, é sempre fantástico passear na nossa cidade.
E é engraçado que um passeio como este que agora fiz, dá para perceber que Aveiro permite hoje ser percorrida através de um percurso apenas por parques!
Começamos no Parque dos Amores (numa cidade com uma gritante falta de infra-estruturas desportivas, foi um crime terem «posto abaixo» o campo de treinos relvado «Mário Duarte»), passamos para o Parque Municipal, atravessamos para a Baixa de Santo António, estamos no Alboi, agora até temos passagem para o Rossio e finalmente podemos terminar no Canal de São Roque. É um excelente passeio, mesmo com muitos destes parques apresentarem um estado longo do desejável.
Sobre o passeio que fiz para o vídeo, em breve, aqui deixarei algumas considerações sobre o que pude ver.

26 comentários:

Anónimo disse...

Na estação do lado da avenida há uma parede que serve de urinol a céu aberto para os taxistas! O sr. Presidente da câmara devia passar por lá

Anónimo disse...

Neste últimos anos debaixo do túnel da Ponte Praça é constante um urinol para turista e Aveirenses cheirarem, e se é "agradável"!

Anónimo disse...

Já que falamos de Xixi agradeça a cidade ao Forum Aveiro o facto de ter casas de banho decentes. Para os seus clientes, claro, servindo a aveirenses e depois a forasteiros.

Os moliceiros até podiam emprestar uns penicos em louça da Vista Alegre aos espanhóis cobrando, por exemplo, 1 eurito pelos aseos...

Não fora esse centro comercial, privado, logicamente, e seria a vergonha das vergonhas. Não há sanitários públicos nesta triste cidade, a tal, que quer ser a capital do "turismo".

Aquilo que há debaixo das escadas em frente à Peixinho devia estar encerrado, mas há muito tempo.

Enfim, valha-nos o Forum de dia e, de noite, os dois mictórios públicos subterrâneos, um deles recentemente inaugurado.

Anónimo disse...

Estejam tranquilos que o sr Presidente vai "debater" o urinol a céu aberto da estação, mas em local, com todo o seu staff!
A "governação" soma e segue!

Anónimo disse...

O rei dos urinóis da cidade é o que empesta, na rua Direita, à porta dos antigos sanitários públicos situados por baixo da praça da câmara municipal (imagine-se!)!
Sintomático, não?

Anónimo disse...

Com tanto odor a urina Aveiro devia acolher uma Feira medieval, metade do ambiente já está criado.

Anónimo disse...

... Na dita Feira Medieval, também podíamos aproveitar para vender o "rei" e os seus venerandos "serviçais (...ilhavenses)", devidamente perfumados, por pataca e meia...
Aveiro ainda ficava a ganhar!:D

Anónimo disse...

Para além do excelente conceito dos percursos de Aveiro, sejam eles através dos parques ou do casario, infelizmente, parece que temos de nos cruzar também, em todo o lado, com o percurso dos "urinóis e restantes malfeitorias" infligidas à Cidade nos últimos tempos.
Uma ideia:
Porque não fazer-se também esse apanhado e colá-lo na porta do edifício da câmara municipal e da Rota de Turismo para o "presidente sempre ausente em campanhas da região de turismo do centro" não poder dizer que não tem conhecimento e os turistas saberem o que evitar?

Anónimo disse...

Continua o insulto aos aveirenses que têm familiares sepultados no cemitério central. Os imbecis "guias" turísticos dos moliceiros continuam a zombar do cemitério referindo-se a ele, apontando em tom de chacota, como o "hotel mais antigo da cidade" aos estupefactos turistas que viajam a bordo dos moliceiros.


Envergonham a cidade e desrespeitam os aveirenses na sua ânsia cega de faturar a todo o custo, claro, isto para além caça ao turista em cima dos passeios das Pontes. Uma vergonha o que esta zona central se está a transformar.

Não haverá ninguém que ponha respeito e dignidade a essa coisa em que se transformou a exploração desenfreada do canal central da Ria? Da parte das autoridades, enfim, para além de uma suposta formação cultural que deve ser frequentada por esses imbecis em termos de Regulamento, penso que devem ser os próprios cidadãos a verificarem com os seus olhos as imbecilidades proferidas na sua cidade que a todos que sejam verdadeiros aveirenses deve chocar. Uma vergonha!

Ao que Aveiro chegou e em que se transformou o Moliceiro que era uma embarcação tão bela e símbolo da região nas mãos dessa gente que os conduz. Verdadeiros imbecis, grosseiros que pouco dignificam a cidade e esta verdade tem que ser dita, mas parece que o rei vai nu.

Infelizmente caímos numa apatia do vale tudo. Já nem respeito temos como aveirenses genuínos.

Anónimo disse...

uma forma simples de rentabilizar algumas feiras de aveiro seria voltar a colocar a agrovouga na sua devida altura do ano, no verão, em julho e no mês seguinte fazer uma feira medieval na cidade. as bostas provenientes da agrovouga serviriam para decorar e criar, em conjunto com os vários urinóis a céu aberto, um ambiente ainda mais medieval. os visitantes teriam uma oportunidade única de presenciar, viver e conhecer o que era a Europa há uns séculos atrás. tenho por certo que seria um grande sucesso, a melhor feira medieval do país!

Anónimo disse...

Parece que Aveiro está a retroceder aos anos 50/60 um pouco mais "modernos"!
De LANCHEIRAS na mão (faltavam os garrafões), ontem dia 10, dei conta de centenas de "turistas" portugueses no centro da cidade (disseram depois que seriam entre 1.000 e 1.200), Forum, margens da ria, Ponte Praça.
Parece (dizem) ter havido uma parceria com a CP para que tanto "turista" viesse visitar Aveiro, fazendo lembrar as organizações das Juntas e outras dos tempos do Filósofo para os "velhotes" do concelho.
Á grande "evolução", fico muito satisfeito com ela, para trás é que o caminho!
E parcerias venham muitas, Aveiro agradece!
E aumentos de IMI também!

Anónimo disse...

Por falar em IMI!
É/Será um gosto pagar IMI em Aveiro à taxa máxima... para ter a Cidade nesta verdadeira derrocada! E a cada dia pior. Tristeza!

Anónimo disse...

Disseram-me que o I.M.I. de Aveiro, por decisão do atual presidente da câmara, vai para o máximo possível em Portugal. Será possível?!? O máximo?... do país??

Anónimo disse...

Se o IMI passar para mais que a taxa máxima não será de admirar!
Em Ílhavo este imposto foi deixado na taxa máxima e segundo notícias recentes o actual presidente daquela cidade quer subi-lo e os Ilhavenses estão em "pulverosa" a contestar a subida absurda, portanto para mais que a taxa máxima!
É o que temos e o que nos espera!....
NADA DE ESPANTAR, são os impostos o recurso do "governo central" e de alguns locais, sim, porque noutros o IMI tem descido!
Quiseram aí o têm!....

Anónimo disse...

O DA de hoje, dia 17, e àcerca do novo nó da A25 que abrirá em Outubro refere:
"O Executivo Camarário aveirense" etc etc etc.
Pergunta-se porque "diabo" o executivo camarário merece letra maiúscula e aveirense não?
Será que o Concelho desceu tão, mas tão baixo, que já nem maiúsculas merece?
Seria impensável há uns tempos atrás que esta pergunta se fizesse, mas hoje faz todo o sentido interrogar-nos, é cada vez mais pertinente perguntar o porquê de certos acontecimentos, será resultado do "novo acordo ortográfico", será intencional ou será pura e simplesmente "distracção" de quem redige os artigos???

Anónimo disse...

Agradece-se ao DA, depois de três semanas de interregno, a publicação das "Verdadinhas" cuja página das sextas-feira muita falta fazia, desfar-se-á assim qualquer má impressão sobre a sua não publicação!

Anónimo disse...

Depois do que se tem visto e "ouvisto" (à Relvas) sobre Aveiro, quem diria que já foi, em tempos, considerada a Cidade mais limpa e arejada do País!
Quem diria!...

Anónimo disse...

Alguém que possivelmente não gosta do que vê na nossa Ria quanto à exploração desenfreada pelos pseudo-moliceiros e seus super-guias, cheinhos de "turistas caseiros, os das lancheiras", há dias abanava a cabeça e comentava em desaprovação quanto às cenas que observava:
"Isto parece a romaria da Snra da Agonia"!
Está tudo dito, para já!...

Anónimo disse...

Pintaram os muretes da Ria porque, às tantas, lá parece mal aos turistas mas, a madeira das pontes, está completamente degradada. Alguns sítios há, que está podre.

Uma pena, um investimento tão avultado estar em degradação acelerada, já para não falar da obra miserável que o filósofo fez alterando a estética arquitetónica das mesmas para servir os moliceiros.

Aveiro, que poderia ser um exemplo de bom arranjo e práticas públicas, por ser uma cidade pequena, está transformada num caos completamente prejudicial aos seus moradores que começam a sentir-se incomodados com políticas parolas que visam apenas e só promover o "turismo" de massas, ainda por cima o turismo de má qualidade, como é bom exemplo as hordas que flutuam a bordo dos moliceiros.

Não devem as cidades servir só para turista, senhor Eng.º José Agostinho, é preciso ver que tipo de turista se quer sem perder de vista, nunca, os moradores e a sua qualidade de vida, assim como a atração de novos residentes.

Neste caos turístico de Aveiro, some-lhe o desordenamento da mobilidade, e terá uma fórmula fantástica de como transformar para muito pior a vida dos aveirenses.

Se não sabe como fazer, procure ajuda, não é feio admitir que não se sabe tudo.

Anónimo disse...

Jorge Campino (Dr ?) que não conheço pessoalmente nem consegui perceber o que fez como vice da autarquia de Aveiro, despede-se do cargo para ocupar outro em Lisboa, mais ligado à sua área (penso eu) e muito mais importante (penso eu) agradecendo-nos, Povo de Aveiro, a colaboração prestada! Vai com saudades???
Como Aveirense de gema tenho que dizer que a mim não me deixa saudades, já disse que não o conheço nem tão pouco a "obra" que deixou feita nesta Cidade!
E assim vai o "mundo aveirense", outros irão, outros virão!...
Boa sorte para os interesses em jogo!...

Anónimo disse...

Interesses em jogo é o que não falta aos que já foram e muito mais aos que se desunham para ir também.
E Aveiro segue na condição de capacho. Até quando?

Anónimo disse...

Está tudo com o pé no estribo por conta do interesse pessoal!
Como é que Aveiro há-de progredir com tanta interesseirice?

Anónimo disse...

Interesseirice? É muito mais do que isso. É mesmo OPORTUNISMO DO MAIS PURO o que move e tem movido os "políticos" que vão passando por Aveiro sempre a "gostar muito de Aveiro" e a VOAR logo que podem para o aconchego de num qualquer "tacho nacional".
Faltam Aveirenses que queiram assumir as rédeas do poder e que queiram continuar por cá (sem coleção de tachos) ao serviço de Aveiro.

Anónimo disse...

Houve e há Aveirenses com interesse em levar Aveiro para a frente, para outra "dimensão" mas a missão foi e é "impossível", só com mudança de mentalidades!
O retrocesso está presente, para angústia de muitos, nestas duas últimas interesseirices e oportunismos!...

Anónimo disse...

Interesseirices e oportunismos muito "abençoados", diga-se, em abono da verdade, por quem tem naturalmente obrigação cívica, moral, religiosa e hierárquica de ouvir o Papa Francisco.
Como no resto do mundo, também em Aveiro, seria TUDO bem melhor se, pelo menos, quem deve, ouvisse e seguisse esse inteligente exemplo de civismo e respeito pelo outro, em vez de continuar a proteção tendenciosa, o incentivo e, ou a prática do habitual caciquismo que tanto mal tem feito a Aveiro.
É bom que, no futuro, os púlpitos sejam também pontos do exercício de um civismo informado e independente.

Anónimo disse...

É, a "Igreja aveirense", nem sempre tem sido muito justa. Gosta mais de ser "politicamente correta" e, às vezes, "protetora" e "mentora" de quem não merece.