sábado, junho 02, 2018

O que fazer ao Rossio?


Nem sequer vou pela discussão se gosto ou não gosto do projecto apresentado para o «novo» Rossio. Sinceramente, uma praça ao género do Terreiro do Paço, em Lisboa, não me choca, agora, o que para mim é relevante é a pertinência da obra!
O Rossio tem que sofrer uma intervenção? Tem. Mas será necessário uma remodelação total? Será que Aveiro não tem outras prioridades? 
Porque não se preocupa o nosso presidente em resolver a situação dos arrumadores no Rossio? Porque não se limita a fazer do Rossio um jardim bem tratado e como deve ser? 
E a zona da Lota ao abandono? Não seria muito mais prioritário?
Fundamental para mim: reduzir o transito automóvel nesta zona central da cidade! E o que vimos? A Rua João Mendonça, que devia ser apenas de um sentido e com passeios mais largos (será tão dificil assim perceber porquê?), pelo que sei, continuará a ser uma via de grande tráfego. Inacreditável.

E depois a ideia do parque subterrâneo! Aqui sim, nós aveirenses, temos que intervir. A concretizar-se, será um erro histórico para Aveiro! Não podemos deixar. Numa altura em que as cidades tudo fazem para retirar os automóveis dos centros urbanos, Aveiro, melhor, o seu presidente, quer fazer um parque de estacionamento no Rossio! Inacreditável. Eu, enquanto aveirense, tudo farei para me opor «ferozmente» a esta intenção. Nem que tenha que ir para a rua! E conto com aqueles que gostam de Aveiro.

26 comentários:

Anónimo disse...

O Rossio deve ser uma área verde, bem tratada (que não está), de encanto, utilizável e de fruição com prazer. Ponto Final Parágrafo. A génese de todo o problema está na base. A base, pela pessoa do sr. licenciado em zootecnia (mas que não tem o titulo de engenheiro), que faz uso da prepotência que lhe foi conferida pelo sufrágio eleitoral, acha que tem e legitimidade de NÃO RESPEITAR o próximo, o cidadão e o contribuinte. Isto tem um nome: DITADURA camuflada. Durante a apresentação do projeto não deixou ninguém do público falar, pois sabia que haveria pessoas inteligentes que iriam colocar o dedo na ferida e desmascarar a coisa. Isto tem um nome: CHICO ESPERTO. O que é diferente de inteligente. Uma pessoa inteligente não tem medo do debate, da discussão construtiva e de opiniões diferentes. Mas o chico esperto foge delas como o diabo da cruz. Mas, para juntar à fraquinha gestão que tem feito, o chico esperto ainda vai mais ao bolso dos contribuintes ... não tarda muito vai aparecer pela cidade com um carro de luxo pago pelos contribuintes AVEIRENSES.

Anónimo disse...

Cheio de razão no seu post.
Para além do Rossio que vai ser uma completa aberração a manter-se a ideia maluca do sr Zootécnico, há muito mais situações a analisar e a criticar.
Aveiro tem ido perdendo a sua característica natural, Aveiro e por inerência todos nós os pagantes, está a ser aproveitada pelos "abutres" em coligação com o megalómano que só vê cifrões.
O verde é preciso na vida das pessoas, as árvores, a relva, as flores, mas estes dois últimos iluminados PSD/CDS e agora PPM só vêem betão, são anti-flores, anti-árvores, anti-relva, vão cuidando do pouco que há porque a isso são obrigados, se pudessem eliminar tudo o que é verde eliminavam.
Aparecem caídos do céu a fazer obras nos sítios mais incríveis, para fins desfasados do essencial para a vida das pessoas.
Aveiro a crescer mal para não dizer péssimo, não a desenvolver, não a evoluir.
O principal vai continuar por fazer. A bolha imobiliária está aí mas ele não vê, não sente coitado, o pequeno comércio encerra a toda a hora mas ele não vê não sente coitado, o centro vai desertificar mas ele desconhece, não vê, não sente na pele coitado.
A Avenida é outro problema que o Dr. Lourenço Peixinho (onde quer que esteja) não lhes vai perdoar.

Para o Zootécnico centralizador e sem visão, católico de pacotilha e de ocasião, "Perdoai-lhes Senhor, que não sabem o que fazem"...

Anónimo disse...

Amadeu Soares Albergaria, advogado, 41 aninhos, parlamentar (para além de outros cargos) PSD pelo círculo de Aveiro, conhecem-no Aveirenses?

"Responsabiliza" o Governo pelo que se passa com os acidentes brutais no distrito de Aveiro. porque não interroga Ribau Esteves pelo que se passa no concelho e na própria cidade?
Porque não responsabiliza a Câmara de Aveiro por todos os acidentes que originam muitos mortos, sendo Aveiro um dos piores do País?
Porque não alerta Ribau Esteves (seria muito mais coerente) que canalizar muito mais trânsito para dentro da cidade só prejudica a população que já parece uma barata tonta no meio de tanta confusão, tudo à mistura, carros, bicicletas, tudo ao molho e fé em Deus???
Será que dentro do Parlamento e outros gabinetes o senhor Albergaria não sabe do que
se passa, concretamente, em Aveiro???
Será que a cegueira está instalada nestes senhores que nada vêem senão o seu umbigo sem qualquer tipo de sensibilidade e de uma teimosia absurda, até patética???
Será que continua a ser muito mais importante atacar o Governo, constantemente, qual a finalidade?
Muitos conhecem-na, o "poder" conquista-os e o País é paisagem!...

Anónimo disse...

o estacionamento subterrâneo deve justificar-se com um esquema ao estilo daqueles conhecidos da bragaparques. Ribau terá muito a ganhar

Anónimo disse...

Ó senhor anónimo das 3:14 da tarde, os carros já existem e pelo que falam são mais que dois!

Anónimo disse...

Por vezes o homem até dá dó, mete pena, só reina no meio de porcos assados no espeto, no betão e nos moliceiros de proa cortada!

Podia ter "reinado" na Marinha, mas não reinou!...

Messias do Carocho disse...

O novo Rossio dá para fazer tourada no saibro !

Anónimo disse...

"Quem não o conhecer que o compre"!

DA de hoje, dia 06, anuncia que "Câmara de Aveiro quer população envolvida no futuro do Rossio"!
Anuncia também "Campanha a favor dos animais em Aveiro" "Câmara lança acções para o bem-estar animal"!

O que deu ao Senhor todo poderoso?

Teve medo das contestações?
Teve medo das próximas eleições?

Só que há uma característica, como outras, na sua pessoa que julga passar despercebida, mas muitos já conhecem.

O que diz hoje não cumpre amanhã, faz lembrar um qualquer Trump dos USA.

Palavra dada não é para ser cumprida, e muda de atitude conforme o "vento"!

Com "políticos" assim é preferível confiar nos "inimigos"!

É preciso estar de pé atrás, alerta e saber ler nas entrelinhas!...

O Senhor todo poderoso nem gosta de Aveiro nem de pessoas nem de animais!

Em todos os sentidos errou na "profissão"!

Anónimo disse...

O "Senhor todo poderoso" nem dele gosta, não se conhece, as acções que pratica são muito feias!
Palavra dada devia ser palavra honrada!...
Mas isso foi noutros tempos!...

Apesar do mau que houve, volta Élio que estás perdoado!...

Anónimo disse...

"SUMA é marca de confiança distinguida pelas Selecções do Reader's Digest".

Como o Zootécnico não sabe falar nem escrever inglês não conhece, com certeza, a origem desta revista com muitas décadas, nem a lê mesmo em Português.
O Zootécnico quer entregar a limpeza de Aveiro(não esquecer que os empregados da SUMA até certa caca de cães limpa) a uma empresa associada da Transdev e assim dar origem a dezenas de despedimentos da SUMA Aveiro.
O Zootécnico tem uma pedra no sítio do coração se é que tem um!...
O Zootécnico atraiçoa em toda a linha, os Aveirenses e Aveiro!...

Anónimo disse...

Um dia a verdade virá ao de cimo e Aveiro perceberá que tem um caso grave de psiquiatria ao leme dos destinos do município. Grave, desconhecido para o próprio e a carecer de tratamento urgente.

Anónimo disse...

O tratamento para esse caso existe, basta perguntar às pessoas que "comanda" e muitos lhe darão conhecimento de bons médicos da especialidade!

Anónimo disse...

O rapazola da zootecnia anda num carro de LUXO : VOLVO S90 pago pelos contribuintes AVEIRENSES. Bem ele quer aplicar aquilo que aprendeu na cadeira de etologia: estudo do comportamento animal. Agora trata-nos como animais que explora a seu belo prazer.

Anónimo disse...

Pelo que li nas notícias Terra Nova o "mister" no último projecto para a Avenida (e já vão 7 sete) quer fazer um passeio central de um metro!
Alguém em suas perfeitas condições mentais admite um passeio central de uma avenida principal com 1 (um) metro?
Quando alguém diz Aqui haver um caso grave de psiquiatria ao leme de Aveiro, temos que considerar essa hipótese, analisar todas as actuações públicas sem vergonha e tirar conclusões!
O homem das praças/rotundas sem nexo, podia ir ao Porto à Avenida dos Aliados, não será necessário ir à Europa como faz constantemente a nosso custo para aprender como se faz, eliminar os semáforos para poupar o quê?
De tanto poupar e aumentar taxas e taxinhas, um saque completo, vai-te lucro que dá prejuízo!...
O "mister" quer resolver tudo à pressa para apresentar "obra" e vai acontecer o mesmo que a Élio Maia (espera-se) que os seus próprios comparsas (alguns já perceberam) que o "mister" é um lunático do pior, só que como comem da mesma gamela vão deixando passar!... E quem se lixa é o mexilhão!...

Anónimo disse...

Infelizmente, o anúncio recente de que quer ouvir os aveirenses através da participação pública, trata-se de um grande embuste! A solução do Rossio entregue aos projetistas do seu regime, já há muito está decidida, fizeram vários projetos para ilhavo, lá estagiou o filho, enfim, coincidências e mais coincidências... Participação pública em aveiro, é apenas um proforma não democrático!!! Será este um novo Sócrates em modo regional?

Anónimo disse...

Finalmente apareceu o VOLVO, diziam estar escondido!

Anónimo disse...

A propósito de Ílhavo:
O que é aquilo que estão a construir na rotunda da Barra/Costa Nova?
Uma ponte com túnel?
Que coisa estranha aquela, cá para mim que ninguém nos ouve, parece mais uma nave espacial!
Como os tempos estão esquisitos!
Os autarcas de Ílhavo e Aveiro entenderam-se bem ao longo dos anos, estão pois, bem um para o outro, esturrando o dinheiro dos contribuintes em aberrações!...
Ah, já agora, o filho do de Aveiro também já é "político"? Também já anda de Volvo?
Pois, pois, é assim mesmo, FAMIGLIAS são outra coisa!...

Anónimo disse...

A aberração do século.

Anónimo disse...

Eu gosto. Será o nosso terreiro do paço

Clau disse...

Nepotismo, coincidências, desconhecimento ético ou o mais puro dos puritanismos?!

"...Irene Ribau Esteves diz que já ultrapassou a crítica a que foi sujeita quando em 2004 recebeu das mãos do Presidente da Câmara de Ílhavo, seu filho, uma distinção, por ocasião do Feriado Municipal, pelos anos de dedicação à causa pública...."

Em 22/12/2011 (fonte: www.aveiro.co.pt)

Anónimo disse...

...sofismas ou paralogismos...
...a propósito da participação pública depois de já estar tudo escolhido!

Citação de 09-06-2018 (aveiro.co.pt):
"Ribau Esteves explica que há sugestões a incorporar para melhorar o projeto ===> mas não quer a ideia base desvirtuada."

Anónimo disse...

Discordância do PP na voz de Carlos Anileiro e por inerência no partido principal da coligação (o PPM de tão insignificante não conta nem tem voz activa):
Sobre o Rossio, "se não posso ter um ferrari fico com o que tenho"!

Depois dos Opel (2), do Volvo vem o Ferrari!

Será que a coligação está em apuros, será que os coligados estão fartos de ser o partido "ajudante" do senhor pode tudo?
Será que estão cheios de tanta arrogância, de tanto fazer deles gato sapato como faz de todos nós?
Já se aperceberam que não mandam nada porque não os deixam?
Que tem feito Capão Filipe ao longo dos anos como vereador? NADA! Limita-se a ser um pau mandado!...
Mas como um sapo inchado engole em seco e finge que faz!

Vergonha sem limites!

Anónimo disse...

Com que então "muitos anos de dedicação à causa pública"?

Tantos que se dedicam a causas públicas e não públicas gratuítamente, como é que a senhora Ribau foi distinguida, com distinção?
A senhora Ribau teve razões para não ultrapassar as críticas fácilmente, se tem valores de outros tempos, devia por obrigação moral e de acordo com eles, sentir alguns constrangimentos!...
Outros "valores" mais altos se levantaram e a iniciativa para a recusa foi difícil de tomar!
Vaidades! Presunções! Narcisismos!

Anónimo disse...

Dizem que os burros são burros, mas não são.
O burro é um animal inteligente e diligente.
Burros, no pior sentido, são aqueles que vendo não querem ver e admitir que o são.
Burros são os que estão a levar Aveiro a uma situação de caos absoluto/retrocesso.
Burros são os que, por teimosia, dinheiro, posição social (esta é para rir), estão a gozar com os Aveirenses!...
Burros são os que não conseguem perceber que no amanhã vão sofrer as consequências dos seus actos.
Basta reflectir!...

Anónimo disse...

Em Aveiro estará a ser implantado o sistema das trocas directas para aquisição de bens?
Aveiro a recuar no tempo?
"Eu dou-te o que precisas, em troca do que eu preciso"!
Que tal oferecer uma qualquer obra de milhões por a colocação de alguém que tem urgência em fazer carreira?

Que responda quem souber, o rei Sol nasce todos os dias, para todos!...

Anónimo disse...

A Assembleia Municipal de ontem foi muito concorrida, até o Presidente Souto sugeriu a ampliação das instalações (só pode ter sido brincadeira de mau gosto) e o zootécnico levou na "tarraqueta", pareceu uma barata tonta!
Agora é que vai reafirmar que os "cidadãos são muito participativos, em tudo"!...