segunda-feira, agosto 21, 2006

Presidências abertas

Começo a pensar que os problemas do actual Executivo camarário aveirense não se resumem aos tão propagandeados problemas financeiros. Estou, por exemplo, a par das reclamações e queixas que muitos populares da Beira-Mar fizeram aos senhores da Câmara Municipal de Aveiro, quando estes realizaram a Presidência Aberta na freguesia da Vera - Cruz, e constato que…nada se alterou. Nada! E não são problemas que impliquem investimentos financeiros, mas tão só, trabalho, competência e querer.
As Presidências abertas não passam de manobras de show-off para enganar o povinho. Esta é que é a verdade. Se é que o povinho já é enganado com este tipo de coisas. Se calhar, não.

6 comentários:

AC disse...

Mas..., já alguma presidência aberta resolveu qualquer problema que fosse?
Cpts

José Manuel Dias disse...

Bem observado...Mt bem observado.

Terra e Sal disse...

Na minha opinião as “presidências abertas” sejam cá, ou noutro lugar qualquer, não passa de um convívio à mesa de um restaurante entre o Executivo camarário e as Juntas de freguesia.

Enquanto isso, não os condeno já que, podem ali criar-se alguns laços amistosos, serenar tensões, e até criar mais e melhor cooperação...
É que, é à mesa ou na cama, que se fazem boas amizades e até bons negócios.

Depois do repasto, há o tal “encontro” com os munícipes...
Na maioria são idosos e reformados, portanto com muito vagar, para uma “conversa” mesmo que infrutífera mas que tem vertentes interessantes.

É que há sempre aqueles convidados que condenam uns e elogiam outros, tudo em função das “ligações” que existem.

As “presidências abertas” servem ainda para a Câmara “contar espingardas”...
Convém sempre saber onde se desenrolam as "batalhas" e com o que se conta aqui, e acolá...

Serve também para conhecer alguns “atiradores furtivos” e ainda para cumprimentar os “bons apóstolos” que também não faltam...

Depois disso, para pouco mais serve...
Já que, ninguém acredita que uma qualquer “presidência aberta” vá até este ou aquele lugar, resolver uma qualquer situação a contento dos moradores...
Se eventualmente tal acontecer, ele já vinha de “casa” muito bem resolvido...

Portanto, para além do almocinho, se calhar bem regado, e eu não condeno isso, para pouco mais serve.

Os menos distraídos sabem que as Juntas lutam desesperadamente para resolver situações e que não conseguem por falta de apoio da Câmara.

Depois para que servem as “presidências abertas” quando os “fregueses” representados legitimamente pelas suas Juntas, não são ouvidos nem achados na salvaguarda os seus interesses de índole pessoal, familiar e até profissional, por parte da Câmara?

Entre outros, veja-se o caso da abertura dos bares da cidade abertos até de madrugada.
Acaso a Junta de freguesia da Vera Cruz foi consultada?

E assim sendo, e assim é, todos sabemos há muito para que servem as “presidências abertas”
Que tenham sempre bom apetite...

Cumprimentos.

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Pedro
Não pretendendo discordar do inconformismo do caríssimo Abel Cunha e, muito menos, da eloquência do ilustre Terra&Sal, tenho outra visão da questão das presidências abertas.
Não sei se resolvem alguma coisa por si só. Nem sei se será esses o seu principal objectivo.
Mas com uma boa mesa ou apenas com umas “sandochas” ao lanche, as presidenciais servem, pelo menos, para aproximar o poder dos cidadãos, para que um maior número de munícipes (sejam reformados ou activos) possa expor as suas inquietudes.
Fechar a Câmara nas suas 4 paredes, não me parece ser melhor solução, nem isso significar que os problemas se resolvam.
Porque, como se sabe, eles não se resolvem nas reuniões do executivo. Resolvem-se no dia-a-dia.
Por outro lado, dada a imagem que a política e os políticos têm nos dias de hoje, principalmente dado o alheamento que os jovens têm da política, acho muito interessante que a Câmara (seja lá de quem tenha surgido a ideia) tenha optado por efectuar algumas das suas reuniões no ambiente estudantil.
Nostalgicamente, recordo as minhas “lutas” estudantis e a minha participação (em 3 anos consecutivos) no Conselho Pedagógica da José Estêvão.
E este aproximar da política aos jovens é de saudar.
Saudações

AC disse...

Óh Miguel, você surpreende-me. Eu agora é que já não me lembro das presidencias abertas do senhor Sampaio e dos resultados das mesmas, mas as do senhor Silva..., as do senhor Silva..., quais foram as preocupações do senhor Silva antes de ir a banhos?

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Abel Cunha
Estou a falar da Câmara, meu caro.
Porque em relação ás presidencias abertas presidenciais (passe a redondância) aí, o caso muda, obviamente, de figura.
Cumprimentos