domingo, novembro 29, 2009

Gala dos campeões



Na próxima sexta-feira, dia 4 de Dezembro, a Câmara Municipal de Aveiro organiza, pelo segundo ano consecutivo, a Gala dos Campeões e lá vamos ter a cena do costume: os clubes, que sistematicamente criticam a Autarquia pelos sucessivos incumprimentos protocolares, esses mesmos clubes que continuam a criticar a falta de apoio da CMA, lá vão subir ao palco, como se nada se passasse e como se só tivessem grandes amigos no Executivo aveirense.

Já no ano passado foi assim. Lembro-me do caso flagrante do Galitos: dias antes, tinham vindo a publico as criticas relacionadas com aquilo que a sua secção de remo considerava ser uma tremenda injustiça; dias depois, venham de lá esses abraços que afinal não se passa nada.

Eu gosto da coerência e por gostar de ser coerente, se fosse dirigente de um clube a quem a CMA deve o que quer que seja, nem sequer lá punha os pés.

15 comentários:

António Maia disse...

Recado bem elaborado e coerente para muitos dirigentes e principalmente para o Sr. Eng Granjeia

Frederico Romano disse...

Meu Caro Amigo:
Vivemos uma época fragilizada em que se paga com língua de palmo a frontalidade e a coerência.
Alguns pensam que a subserviência é a melhor maneira de levar água ao seu moinho, o que é um erro, porque ou se tem ou não obrigações e direitos.
Mas como a fome é muita põe-se de lado a dignidade e de joelhos tentam apanhar algumas migalhas que afinal, não lhes resolve problema nenhum.
É lixado, mas é a vida!

Mª da Glória disse...

As associações e demais agremiações são compreensivas com este executivo.
Sabem que eles se não ajudam não é por falta de vontade, apenas são azelhas, seja no apoio às colectividades, seja para fazer o que quer que seja. Têm vontade mas falta-lhes garra, expediente, arte e engenho. E quem é assim não merece outro castigo.Temos é de ser tolerantes para os ajudar a levar a cruz ao calvário.
Na sexta que Deus esteja presente na cerimónia para abençoar uns e outros.

Anónimo disse...

e sobre o valor da iniciativa nem uma palavra. o sectarismo cega e é cego!

Fernando Santos disse...

Excelente iniciativa!
Só que, depois de no ano passado a CMA se "ter esquecido" da única equipa que foi campeã nacional e representou Aveiro no Campeonato Europeu de Basquetebol Universitário, parece que este ano a CMA se "esqueceu" dos 6 (SEIS)representantes de Portugal (e de AVEIRO) na 2ª maior competição desportiva mundial, as Universíadas (só superada em n.º de atletas pelos Jogos Olímpicos). E logo no ano em que se obteve a melhor classificação de sempre...
Votos sinceros de uma boa festa e de felicidades para os que têm o privilégio de serem homenageados mas, acima de tudo, para todos aqueles que trabalham diariamente dando o melhor de si sem que o olhar autárquico ou mediático sobre eles recaia.
Para todos vocês, a minha admiração e os meus sinceros Parabéns!

António Granjeia disse...

lamento que não tenham colocado o minha resposta ao post

Pedro Neves disse...

Amigo Granjeia:
Se, por acaso, nao publiquei um comentário seu, foi por engano que não o aprovei. Mas, julgo nao estar enganado, se lhe disser que nao chegou ate mim nenhum comentário seu.
De qualquer das maneiras, agradcia que o voltasse a enviar, porque, e como é obvio, nunca teria nenhum motivo para o censurar.
Abraço.

Anónimo disse...

A CMA não fará mais do que uma das suas obrigações: apoiar e estimular o DESPORTO. DESPORTO É EDUCAÇÃO! Pena é que esse "apoio" não seja visível a outros níveis e noutras oportunidades: ganhar e qualificar infraestruturas desportivas, por exemplo nas escolas básicas; fazer negócios ou parceiras que realmente beneficiem a formação desportiva e os munícipes(!); facilitar transportes dos clubes do concelho; criar parques desportivos municipais; apoiar os profs. nas escolas (...)recorrer ao QREN também para esses investimentos. Ai, ai, tanta inércia!!! Deveriam esses srs. aprender com alguns vizinhos!

António Granjeia disse...

Caro Pedro Neves
Como sabe não é meu costume responder a blogs mas como directamente se dirigiam ao Galitos.
As injustiças são o que são e não mudam nem desaparecem porque se paga uma dívida. Pior injustiça seria esquecer o mérito dos atletas porque conjunturalmente não se tem meios para apoiar ou cumprir o que se prometeu. Injustiça é premiar quem gere sistematicamente mal penalizando quem faz esforço por manter os clubes equilibrados e a funcionar sem megalomanias ou dívidas. Francamente que às vezes sinto isso acontece na nossa cidade.
As injustiças não se reparam nem se atenuam privando quem fez esforço, quem se dedicou uma época inteira, para ter bons resultados, por ser campeão distrital, nacional, ir a campeonatos da Europa, do mundo ou aos Jogos Olímpicos de receber público reconhecimento. Os atletas dão o seu melhor pelo Clube dos Galitos e recebem da CMA, na Gala dos Campeões esse louvor. O Clube não foi homenageado nesse evento e em decisão da direcção decidiu não fazer qualquer boicote. É verdade que alguns delirariam com tal peixeirada. Pelo contrário decidiu estar presente acompanhando os seus atletas. Foi o que fiz.
Acredito que o Presidente Élio Maia não paga apenas porque faz birra ao Galitos mas porque não podia ou porque teve outras prioridades. Compete às direcções dos Clubes explicar-lhe que está errado nas prioridades e que o desinvestimento nos clubes de formação paga-se caro no futuro. O trabalho que temos vindo a fazer no remo, no basquetebol, na natação, no xadrez, no ciclismo e triatlo fala por, si mas é sobretudo fruto do empenhos dos dirigentes e atletas e da grande aposta que vimos fazendo na formação de jovens aveirenses.
Para ficar claro penso que o Clube dos Galitos (dos que não têm dívidas ao fisco e SS pois é obrigatório que assim seja) é o único que não recebeu qualquer verba relativa ao contrato programa 08/09 e já começámos a época 09/10.
Quanto aos comentário concordo com o Fernando Santos

Anónimo disse...

Costuma dizer-se "esquece muito a quem não sabe", penso que é o q se passa c/ a CMA, em matéria de apoio ao Desporto, à Educação e à Cultura. Se a estes 3 eixos não dá primazia (nunca deu), não percebo como é que o Dr.Maia pensa que pode fazer algo em + 4 anos pelo município que dirige(pq os últimos 4 andou mto ocupado a pagar dívidas do seu antecessor?!)Aveiro, dizem muitos q são de fora, está a andar de marcha atrás... Mergulhado na inércia, este executivo não apoia nada!!!

palmeida disse...

No caso referido pelo Sr.Fernando Santos a CMA não se esqueceu da equipa ou dos atletas, a autarquia apenas seguiu as indicações dadas pela associação e federação da respectiva modalidade. Como todos devem ter conhecimento não se inventam dados, solicitam-se e seguimos as indicações de quem tutela a modalidade e tem toda informação sobre a mesma.

Anónimo disse...

Caro fernando santos

Universidade? Mas o Sr. Maia sabe lá o que é isso. Você não sabe que ele tirou o curso nas novas oportunidades?

Caloiro brigão

Fernando Santos disse...

Caro Paulo Almeida,
Muito obrigado pelo esclarecimento célere.
Como pode verificar, as referências a esquecimentos foram colocadas, no meu comentário, com aspas (""), uma vez que não conheço o processo que define quem é homenageado. Conheço os critérios, quem organiza, quem promove e quem se responsabiliza por esta excelente iniciativa, a CMA. Para ela, mais uma vez, os meus parabéns, apesar dos lapsos recorrentes.
A justificação que nos dá para estes lapsos (consulta às federações que, por sua vez, enviam informação incompleta) leva-me a, humildemente, aconselhar a CMA (após 2 anos consecutivos em que o recurso exclusivo a este processo não se revelou 100% eficaz) a alargar futuramente as suas fontes de informação. Como sugestões deixo-vos a consulta de blogues locais/desportivos, a leitura diária de jornais locais/desportivos ou um contacto mais estreito com as entidades promotoras da arte desportiva no Concelho. Notarão, com toda a certeza, que quanto mais se envolverem menos recorrentes se tornarão estes "esquecimentos". Estas são, a meu ver, algumas das acções que poderão ajudar a colmatar as falhas que as associações e federações, pelo que nos diz, causam a este processo. Como não gosto de apontar o dedo sem sugerir melhorias concretas, aqui fica o meu modesto contributo, devidamente assinado.
E não está em causa, como é óbvio, "inventar dados". Apenas acompanhar um pouco mais de perto quem larga o seu suor em nome de Aveiro e não confiar, em exclusivo, nas respostas às questões colocadas pontualmente a quem de direito e que, muitas vezes, está longe demais. Longe demais, inclusivé da realidade...
Abraço a todos e pratiquem muito desporto!

Anónimo disse...

"Acredito que o Presidente Élio Maia não paga apenas porque faz birra ao Galitos mas porque não podia ou porque teve outras prioridades"

Granjeia: Poupa-me!

Anónimo disse...

Mas o Presidente da Câmara alguma vêz fêz ou fará alguma coisa?
E se outros trazem mais valias para Aveiro, lá vem o Élio, gabar-se do que nada fêz.