domingo, julho 24, 2011

O que é isso de interesse publico?

«O Bloco de Esquerda em Aveiro não cede nem cederá às pressões dos interesses económicos privados em detrimento do interesse público, e considera vergonhoso que num concelho tão marcado socialmente pela pobreza e pelo desemprego, se gaste tanto dinheiro em futebol.»

Li esta frase no blogue «do lado do coração», cujo autor muito respeito (e até admiro), mas sobre esta matéria (é este o termo que os políticos usam, não é?) eu gostaria de perguntar o seguinte: o que é o serviço publico? É termos um estádio há seis anos e de lá para cá nada se ter feito em prol do desenvolvimento das infra-estruturas desportivas? Se a gestão do estádio passar para o Beira-Mar e se o Beira-Mar passar a ser «gerido» por um investidor estrangeiro que construa campos, permita melhores condições para a prática desportiva, dinamize uma zona que tem o estádio e mais nada...os habitantes como eu, a população em geral não terá que ficar contente e agradecida? Aveiro não fica a ganhar? Carissimo, se estamos à espera do trabalho, das obras, dos projectos dos nossos politicos, bem que podemos esperar sentados.

O carissimo Ivar Cordeiro diz que lutará sempre contra a vergonha da permiscuidade entre o futebol e a politica, mas eu pergunto se o que temos vindo a assistir há décadas não é precisamente o contrário, ou seja, o SC Beira-Mar, continuadamente, durante décadas, a ser prejudicado por «guerrilhas politicas» e por «politiqueiros locais»??? Não tenho duvidas que foi isso que tivemos durante décadas!

E peço desculpa, mas quando, insistentemente, se continua a falar de «futebol» como apenas «futebol profissional», é mesmo não saber o que é o SC Beira-Mar e o que ele representa. O Ivar Cordeiro sabe quantos jovens futebolistas o SC Beira-Mar tem? sabe o trabalho que ali se faz todos os dias em prol de muitos e muitos jovens? O Ivar Cordeiro, e todos os outros que ainda não perceberam que o projecto que o SC Beira-Mar tem é muito, muito mais abrangente do que fazer desenvolver o futebol profissional, sabe que o que aqui está em causa é Aveiro poder dotar o seu principal clube de condições desportivas dignas de uma capital de distrito? Sinceramente, estou farto dos «moralistas» que falam do futebol como seu fosse todo o mal do mundo! O que é que permite hoje com que Aveiro ainda seja falada na televisão? O que é os senhores políticos - de todos os partidos - fizeram mais por Aveiro do que o futebol e do que o SC Beira-Mar?

Interesse publico!!!! Ok, interesse publico é impedir que o investidor venha para Aveiro, impedir que o SC Beira-Mar não consiga resolver os seus problemas, impedir que não consiga pagar aos credores, que não tenha a possibilidade de «crescer», de ter melhores condições e que um dia acabe! Isso é que e interesse publico!

Interesse publico é sermos geridos, em termos autarquicos, por politicos que nada fazem por Aveiro! É termos um «elefante branco colorido» e ficarmos contentes com isso! Isso é que é interesse publico!





2 comentários:

Anónimo disse...

OK. Pelos viostos, ninguem impede o Investidor de vir para Aveiro.
Será sempre bem vindo.Há tanto para Investir em Aveiro.
Segundo se consta, o Beira Mar já está a ser Dirigido pelos Homens fortes do Investidor.
Quem está na frente do Futebol Profissional neste momento?

Anónimo disse...

Meu caro

Deixe-me começar por lhe dizer que sou sócio do beira mar há tanto ou mais tempo que o sr., por isso nada me move contra o clube.

Mas j+a agora, deixe-me colocar-lhe algumas perguntas:

- que património teve/tem o beira mar sob sua responsabilidade?
- ao que teve/tem, o que lhe aconteceu/está a acontecer?
- por que razão o beira mar nunca quis ter património próprio?

abraço

de aveiro