sábado, julho 06, 2013

A pré-campanha de Ribau Esteves (I)



Um candidato à Câmara de Aveiro não tem, na minha opinião, que ser natural de Aveiro. É preferível que o seja, mas não tem que ser condição obrigatória. Isto parece-me óbvio. Girão Pereira, por exemplo, foi, reconhecidamente, um bom presidente da Câmara e não é de Aveiro.
De qualquer das formas, e ao ter nas mãos um flyer da candidatura de Ribau Esteves, com a Ponte dos Carcavelos como imagem de fundo, não deixo de achar estranho! Custa-me a aceitar um pouco esta candidatura de alguém, que até é da região, que até desempenha cargos de liderança na região de Aveiro, mas que, e não me venham dizer o contrário, nunca «sentiu» a nossa cidade, e mais, aqui e ali, foi, por diversas vezes, enviando umas «indirectas» aos aveirenses, à nossa cidade...
Não está em causa a qualidade da candidatura de Ribau Esteves. Nada disso. Para mim, é um candidato fortíssimo da Coligação e não sou daqueles que agora vou criticar o seu passado e o seu trabalho em Ílhavo da mesma forma que aqui tenho criticado o senhor Elio Maia só porque vai concorrer pelos mesmos partidos. Não vou por aí. Nunca. Mas...e não é fácil explicar...ver Ribau Esteves a pousar na Ponte dos Carcavelos, ou no Canal de São Roque, ou na Capela de São Gonçalinho, ou noutro local qualquer de referência aveirense, é algo que não «encaixa» muito bem na minha cabeça.

29 comentários:

Anónimo disse...

É pena que os portugueses tantas vezes votem nos partidos e respectivos candidatos porque sim, porque gostam como se do Futebol se tratasse. "Fortíssimo",este Ribau, por alma de quem?

Que visão apresenta, que projetos para o futuro, qual o envolvimento dos atores sociais da comunidade aveirense?

Onde está a estratégia, onde estão as parcerias ao nível dos detentores do conhecimento académico, dos bons exemplos, das ideias inovadoras?

É fortíssimo porquê, porque sim? Porque é bonito?

Parece mas é que é mais um a querer permanecer no poleiro, e num poleiro pertinho de si. Caiu de um, vem para outro.

Mais um candidato a dinossauro e desta vez à custa de Aveiro. Aveiro merece melhor!

Anónimo disse...

Não se preocupe. No final do 3º mandato do Ribau em Aveiro já não vai achar o mesmo.

Pedro Neves disse...

Anonimo das 11:26: eu, por no votar em candidatos por serem deste ou daquele partido é que digo que Ribau é fortissimo. O senhor é que diz que nao é porque ja vi que nao é do PSD ou do PP. Esta é que é a verdade. Sabe pq é que fortissimo? Porque independentemente do que escrevi, se for presidente, vai voltar a fazer de Aveiro uma verdadeira Capital do Distrito. Porque fez de Ilhavo, que era pura e simplesmente, arredores de Aveiro, uma cidade falada como nunca. Fortissima por muita coisa que fez em Ilhavo. Ou fui eu que fiz o Centro Cultural de Ilhavo onde nós, aveirenses, tivemos que ir vezes sem conta pq tem uma programaçao muito melhor que o Aveirense? Fortissimo porque é dinamico. Porque faz obra. E nao me venham com a treta da obra de fachada. Isso nao é verdade. Ou o que fez na Marginal da Costa Nova é para a familia dele? E o apoio cocedido ao Gafanha eo Illiabum, acha que é o mesmo que o Elio da aos clubes da nossa cidade? Fortissimo porque tem o centro da cidade de ilhavo num «brinquinho»! Fortissimo porque foi capaz de recuperar o Jrdim Oudinot como nenhum outro conseguiu? Desculpe, mas nao vou dar mais exemplos...sao quase tantos os bons exemplos como os pessimos exemplos que o senhor Elio tem em Aveio de negativo. Quando diz que é fortissimo por ser bonito, é passar-me um atestado de inteligencia. Mas julga-me quem? Diz que Aveiro merece melhor...ate posso aceitar...mas quem é o candidato que Aveiro tem actualmente com mais provas dadas...
Eu sou capaz de nao votar no Ribau, simplesmente, pq sei que é um candidato que nao sente Aveiro, nunca sentiu. E isso para mim é importante. Agora, tb acredito que se for eleito, Aveiro vai mudar, de certeza absoluta.

Anónimo disse...

Temos um problema sério com Ribau Esteves se por acaso se rodear da "fina flor" da ignorância e do caciquismo.
Se assim for não nos valerá de muito, será "como dantes quartel general em Abrantes" ou antes, em "aveiro"!
Será que vai trazer para Aveiro quem o ajudou em Ílhavo, ou não?
As equipas também contam!...

Anónimo disse...

Exmo. Senhor Neves, obviamente que me referia a Eduardo Feio no que respeitava às características da candidatura.

Esse é o candidato que, de facto, tem sabido articular com a comunidade aveirense preparando o futuro, elencando as necessidades as opiniões, colhendo ideias e cuja implementação estratégica não irá ser fácil.

Era isto, e o Senhor merecia-me este esclarecimento.

O anónimo das 11:16

João Francisco disse...

Todos os candidatos á Camarade Aveiro pertencem a irmandades onde gravita muita gentinha com poucos escrúpulos, mas que querem estar perto do poder para mexer todos os cordelinhos. Eles são bem-parecidos a olho nu, no entanto esmiunçando bem os figurões, deparamo-nos com fura-vidas, patos bravos, corruptos e corruptores,bacoucos e artolas puxando a brasa á sua sardinha, e que lixe o mexilhão. Portanto, se aparecem nas fotografias com a ponte Carcavelos ou Capela de São Gonçalinho “ás costas” eles sabem bem ,quem estão a tentar endrominar. Por mim não terão o meu voto enquanto eu verificar que se servem em vez de servir, que espirito de missão não existe assim como Honra, Honestidade, são palavras que também inexistentes nestas seitas, vote neles quem se esteja marimbando para Aveiro e para o País.

Anónimo disse...

A propósito de um buraco arvorizado
na Rua do Marco em S. Bernardo, freguesia do "nosso mui respeitado"
Snr Élio Maia dizia a leitora e autora:
Se esta rua se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava alcatroar
Com uma camada, com uma camada de alcatrão para o meu, para o meu pópó passar!
Para o dela e para o dele!...

A propósito da dívida da autarquia de 140 milhões, acrescida de mais uns milhões negociados em fim de mandato para a aquisição a que se propuseram, espantado fiquei quando
li que afinal, segundo snr Pedro Ferreira, a "responsabilidade" da compra do complexo falido de S. Bernardo vem de 2004!
Andam há oito anos a falar da
"dívida" com esta na manga?
Esta gente não existe, ou se existe
está como os cachopinhos em Lisboa
a gozar com a nossa cara!...
Já não há pachorra!

Anónimo disse...

Discordo respeitosamente das pseudo questões Ilhavo/Aveiro. Somos uma cidade aberta a quem se quer juntar. E se forem políticos é igual. Contam as ideias e a competência. Não me interessa se é ariano, negro, mulato de Lisboa, do Porto ou de Braga.

No caso do Ribau e das suas bicadas a Aveiro, há que ter presente o contexto de rivalidade de personalidades fortes como Souto e Ribau. Quem os viu antes dificilmente pensaria em vê-los a tomar café juntos e eu não duvido que tal fosse possível hoje.

Anónimo disse...

"Atenção última hora: câmara altamente endividada (e desavergonhada) pede empréstimo bancário de 2,5 milhões para despesas eleitoralistas de última hora na tentativa desesperada de ser reeleita. A câmara em causa acredita firmemente que os mais distraídos cairão no logro e que o trabalho dos caciques fará o resto, disse uma fonte que não se quis identificar à rádio artolas"

Anónimo disse...

Ontem um amigo meu bateu e danificou o seu carro quando vinha à noite a sair de Aveiro pela Avenida da Universidade. Aos incompetentes da câmara a quem o dinheiro não custa a ganhar pede-se que reparem as crateras dessa estrada. Se calhar deveria ter priordade sobre os buracos de algumas ruas de S. Bernardo que repararam e alcatroaram recentemente ....

Anónimo disse...

"Ribau Esteves será o próximo presidente da Câmara de Aveiro, a fazer fé numa sondagem encomendada pelo Diário de Aveiro ao Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do Instituto Português de Administração de Marketing (GEMEO/IPAM). O estudo de opinião (realizado no final de Junho e no início de Julho junto de 400 eleitores locais) traça dois cenários, com ou sem Élio Maia como candidato – em ambos o candidato da coligação PSD/CDS/PPM vence por larga margem.

Ficha Técnica

Este estudo de opinião foi realizado pelo Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião do IPAM para o Diário de Aveiro e obedeceu aos seguintes procedimentos metodológicos:
Universo do Estudo: Cidadãos eleitores de concelho de Aveiro
Base de sondagem: Indivíduos com mais de 18 anos, residentes no concelho de Aveiro, em lares com telefone.
Técnica de amostragem: Bi-etápica, com selecção aleatória sistemática para a determinação do lar, e neste utilizando o método de quotas proporcional (sendo as variáveis de controle o “Sexo” e o “Escalão Etário”) para a selecção do respondente:
Sexo: Masculino - 47,75%; Feminino - 52,25%
Escalão Etário: 18/24 - 8,75%; 25/34 -16,50%; 35/44 - 19,75%; 45/54 - 18,25%; 55/64 - 15,75%; 65 ou mais - 21,00%.
Dimensão da amostra: 400 entrevistas.
Distribuição geográfica dos inquiridos pelas freguesias: Aradas - 11,50%; Cacia - 10,25%; Eirol - 0,75%; Eixo - 6,00%; Esgueira - 16,00%; Glória - 12,75%; Nariz - 2,50%; N. Sra. de Fátima - 3,00%; Oliveirinha - 6,00%; Requeixo - 1,25%; S. Bernardo - 6,75%; S. Jacinto - 1,25%; Sta. Joana 10,50%; Vera Cruz - 11,50%;.
Percentagem de inquiridos que cuja resposta foi “não sabe/não responde”:
Cenário 1 - 32%; Cenário 2 - 30%;
Percentagem de inquiridos que indicam que se irão abster: 17%
Questionados directamente sobre “Em quem votaria ou estaria mais inclinado a votar?” reponderam:
Cenário 1 - PPD/PSD.CDS-PP 44%; PS 13%; CDU 1%; BE 1%; PNR 0%; Branco ou Nulo 9%; Não sabe 24%; Não responde 8%.
Cenário 2 - PPD/PSD.CDS-PP 41%; PS 12%; CDU 1%; BE 1%; PNR 0%; Élio Maia 7%; Branco ou Nulo 8%; Não sabe 22%; Não responde 8%.
A distribuição dos indecisos foi feita segundo a matriz de fidelização/transferência de voto com distribuição de indecisos de acordo com a estrutura de voto hoje.
Método de inquirição: Entrevista telefónica.
Recolha da informação: A recolha da informação decorreu entre os dias 27,28 de Junho de 2013 e 01, 02 de Julho de 2013, tendo participado um total de 11 entrevistadores.
Trata-se de uma amostragem não probabilística. Se fosse completamente aleatória, admitiríamos um erro máximo de 4,9%, para um intervalo de confiança de 95%.
A taxa de resposta foi de 41.28%.
Foi depositada uma cópia deste estudo de opinião na Entidade Reguladora para a Comunicação Social."


Ao cuidado de Élio Maia e dos seus caciques ...

Anónimo disse...

Olhando para a sondagem que saiu hoje no DA parece que já há alguma tendencia para um certo candidato. E ainda não começou a fazer campanha a sério. Já o Sr. Feio parece que aquela foto nos outdoors não deve ter ajudado muito

Anónimo disse...

A sondagem do DA é expressiva e revela a força dos partidos da coligação, PSD e CDS, em Aveiro, acompanhada pela novidade de um candidato, Ribau Esteves, que assumiu a lidrança regional e que tem obra no seu Município. Contra factos não há argumentos. Estranho é o fraco resultado da candidatura do PS, Eduardo Feio não consegue contabilizar, no estudo de opinião do IPAM, o valor da obra do tempo em que foi vice-presidente, ou está a precisar de outra atitude pré-eleitoral, ele que é uma pessoa simpática e capaz. Élio Maia tem, segundo a sondagem, um reduto limitado, próprio de quem não tem o apoio das forças partidárias e de quem sofreu o desgaste de muitas críticas, justas e injustas. O BE e a CDU têm previsões pouco animadoras para estas eleições locais. Aveiro, tudo indica, vai ter os mesmos partidos a governar a cidade, com nova liderança e nova equipa. Até às eleições espera-se um debate construtivo que aponte caminhos para o futuro de Aveiro. E que esse futuro seja sempre melhor, independentemente de quem o liderar.

Anónimo disse...

Como é possível esta geração de políticos continuar a enganar os pacóvios a ponto do RE ser considerado por muitos como a melhor opçao para uma cidade e camara falida?Sabem o que deixou ele em Ílhavo? Uma cidade e camara falida, com uma dívida astronómica, onde os Ilhavenses terão de andar a pagar durante décadas.O comércio, pura e simplesmente desapareceu, as ruas e á exceção do centro, completamente esburacadas, transportes publicos inexistentes, as poucas obras, de fachada, para serem pagas por quem vier.As pessoas para esse sr são meros numeros, contam na hora do voto, a partir daí vem a arrogância, a vaidade, a politica dos boys, a luta partidária. Foi assim em Ílhavo, será assim em Aveiro, se nós aveirenses nos deixarmos enganar outra vez. Atenção que não sou PS muito menos defendo o Feio, penso somente que devíamos acabar com estes profissionais da politica que nos colocaram e vão continuar a colocar na miséria, tudo para o seu bem estar e próprio ego.Acordai!

Anónimo disse...

Pela sondagem divulgada algumas das
"superiores sapiências" do actual PSD/Aveiro estão como querem!

Definitivamente o País não acorda!

Lamentável!

Anónimo disse...

Só alguém profundamente desatento pode sugerir uma mudança de atitude de Eduardo Feio. As atitudes só têm interesse quando conduzem a comportamentos adequados. Veja-se quais têm sido os comportamentos dos candidato no terreno. Não falamos de fotografias nas pontes de não sei onde, nem de palhaçadas eleitoralistas, muito menos de obras feitas à pressão.

Falamos de uma visão sustentável das cidades, integrada e integradora, envolvendo profundamente os interessados, todos, recolhendo as ideias, acolhendo as pessoas, os atores sociais, a universidade e o conhecimento académico que tanto tem sido sacudido e rechaçado pela atual câmara.

Enfim, é preciso estar-se muito desatento.

Sondagens, e sem querer tirar o mérito ao GEMEO valem o que valem e, o resultado de hoje pode não ser o de amanhã basta, por exemplo, que momentos antes da chamada telefónica ao respondente, uma notícia televisiva qualquer influencie a predisposição momentânea de quem vai responder num qualquer sentido. Também ainda falta muito tempo e muita água há-de passar por baixo das pontes. Por baixo ou por cima, tudo dependerá da forma como os aveirenses quiserem abrigar-se da água que vai ser regada pelo PSD e pelo CDS.






João Francisco disse...

Esta pandilha não interessa a Aveiro nem a Portugal, têm que ser banidos. Votar nesta comandita é alimentar azeiteiros.
Aveiro e Portugal têm que ser repensado, e estes figurões são o problema e nunca a solução, por isso dar protagonismos a esta escumalha é dar tiros nos pés.
Pensem que é urgente mudar, para bem da cidade e do País.

Anónimo disse...

De acordo com o João Francisco.
E dizem eles que é por Aveiro, quando todos sabem defendem é os tachos.
E o povo a pagar a estes espertalhões.
Será tambem que o Fernando das cuecas, quer deixar o tacho da Junta ao filho?

Anónimo disse...

A sondagem divulgada pelo DA, encomendada por quem a encomendou e realizada por quem a realizou, diz tudo...

Anónimo disse...

Se não me engano quem encomendou esta sondagem foram os mesmos que encomendaram aquelas famosas sondagens que davam maioria absoluta ao Dr. Alberto Souto Miranda e há 4 anos dava o PS quase a conseguir ganhar... mas depois perdeu mais um vereador!

Anónimo disse...

Se querem o Vitor de Sta. Joana como vereador votem Ribau Esteves!

Anónimo disse...

Anónimo das 3:35, muito se engana...

Anónimo disse...

Como vereador ou como vice!
A ambição é desmedida e a vergonha diminuta!
Neste pobre País tudo pode acontecer!...


Anónimo disse...

Deixem lá o Vitor em paz, que ele é uma figura de decoração ...

Anónimo disse...

Se querem o Vitor de Sta. Joana como vereador votem Ribau Esteves!

João Francisco disse...

Espero que tenhamos aprendido a lição, é claro que não é com estes figurões parecidos com toda a gente, mas com uma particularidade, não pensam, são só marionetas, quem mexe os cordelinhos está na penumbra. É mais do mesmo, é chover no molhado, é baralhar e dar de novo. Há que dizer basta, e varrer estes parasitas dos nossos destinos. Contem comigo, não votarei nestes aldravões. TENHO MEMÓRIA.

Anónimo disse...

Eu também tenho memória!

Nem Élios, nem Ribaus, nem o raio que .. .....!

É tudo farinha do mesmo saco!

Anónimo disse...

Ribau Esteves continua mal!
Primeiro a ria, apregoa agora o arranjo total da rede viária como falasse para anormais!
Esta gente não percebe que já lhes conhecemos as manhas todas!
Não é com esta "propaganda" que vai lá, cheira a aldrabice como todas as promessas eleitoralistas!
Já agora, quem é o Victor qualquer coisa candidato à junta de Sta Joana?
É um novo Victor a substituir o actual, e para onde vai este?
Confirma-se o boato da subida de posto para a autarquia?
Se assim for é mau, muito mau...

Unknown disse...

Ribau Esteves é um «traoliteiro» da política! Fez uma triste figura com Menezes à frente doi PSD pondo-se em bicos de pés com a sua berborreia politiqueira e tendo terminado os três mandatos em Ílhavo quer agora continuar a sua carreira de demagogo por Aveiro! Por mim RIBAU nÂO!
Triste Justiça a nossa que não teve coragem de decidir correctamente, como lhe competia, a limitação de mandatos!