terça-feira, julho 16, 2013

A pré-campanha de Ribau Esteves (II)



É verdade que a história da «Veneza de Portugal» já é conversa gasta e sem grande nexo, contudo, não me parece que a campanha de Ribau Esteves esteja a começar mal. Prefiro destacar a sua posição face aquela que constituiu a maior aberração dos dois mandatos de Elio Maia: a ponte sobre o Canal Central.  Com Ribau, o projecto é imediatamente rasgado! E mais, com Ribau, a preocupação passa por manter as pontes que existem. Eu acredito nesta intenção. Sempre fui muito critico para com o Executivo de Elio Maia por causa da falta de brio que a nossa cidade apresenta, e neste capítulo (que não é um capítulo de menos importância), acredito plenamente que o estado de abandono que Aveiro apresenta hoje, seria completamente superado. Ílhavo, e não me venham dizer que não, prova o contrário. Quem diz o contrário, só o faz por questões partidárias. Não estou, e repito o que já aqui escrevi várias vezes, a dizer que Ribau é o «meu» candidato, mas quem pensa que aqui o vou criticar, como sempre critiquei Elio Maia, só porque se candidata pelos mesmos partidos, está redondamente enganado. 

12 comentários:

Anónimo disse...

importante é arranjar as estradas e acabar com os buracos. quem fizer isso tem o meu voto

Anónimo disse...

O Élio quando entrou começou a arrotar a leitão dizendo que a pista de remo era uma questão de honra para Aveiro.
Foi a pista, foram as piscinas, foi o ringue do parque.
Sai a arrotar a petinga e a dizer que o S Bernardo é que precisa do pavilhão a bem do desporto.
O Ribau quer entrar e já mandou um arroto a javali dizendo que a estrada Aveiro-Águeda é para avançar.
Porque é esta gente não faz primeiro e depois é que festeja?
Que falta faz a Aveiro um Julinho Pereira para tapar os buracos e tratar dos jardins.
Se o Ribau ganhar, vou-lhe deixar aqui o que deve fazer em primeiro lugar:
MANDE ARRANJAR AS ECLUSAS E TODAS AS COMPORTAS DOS CANAIS, PORQUE AQUILO FOI FEITO PARA EM PRIMEIRO LUGAR DEFENDER A PARTE BAIXA DA CIDADE DAS MARÉS E NESTE MOMENTO ESTÁ TUDO A APODRECER.
SE A NATUREZA QUISER NÃO HÁ S GONÇALINHO QUE NOS VALHA.
A NEGOCIATA DOS BARCOS NEM A ÁGUA DOS CANAIS DEIXA SUBSTITUIR E NESTE MOMENTO O QUE ESTÁ NOS CANAIS JÁ NÃO É ÁGUA, MAS SUGO.

Anónimo disse...

Veneza não está a ir ao fundo? Aveiro é a Veneza de Portugal, portanto, também está a ir ao fundo. Os estrategas estão correctos, melhor, a sua mente superior raciocina bem!

Anónimo disse...

"Uma delegação da Câmara de Aveiro encontra-se na cidade japonesa de Oita.
Vereadores e funcionários encontram-se integrados na comitiva, mas o presidente da autarquia, Élio Maia, permaneceu em Portugal.
Para já a edilidade aveirense não esclareceu o motivo da visita àquele país do oriente.
Não é a primeira vez neste mandato etc...".

Grandes autarcas de Aveiro, será que o novo empréstimo deu para as "primeiras impressões"???

Grande Presidente da República (deles) viaja até às Selvagens em tempo de crise política, social e económica!

Esta bicharada continua a tratar-se bem enquanto nos esmifram até ao tutano!...

VIVA AVEIRO VIVA PORTUGAL VIVA AOS PORTUGAS

A BEM DA NAÇÃO

João Francisco disse...

Isto no mínimo é hilariante, uma estrada que está no papel há dezenas de anos. E eis senão quando, como quem tira um coelho da cartola, aparece um iluminado, salvador da pátria, que não reparou que o fluxo de trânsito automóvel diminuiu drasticamente e que possivelmente não se justifica por muitas razões, ou este cavalheiro quer que lhe faça um boneco? Por esse motivo eu penso que além de Veneza, esta é outra para inglês ver. E nós cá vamos cantando e rindo neste vale de lágrimas ouvindo estas baboseiras. Isto não é sério.

Anónimo disse...

Arrotam Sushi e Sashimi bem regados com Sake. O Élio não foi, pois não é homem para essas mariquices. É mais à antiga portuguesa, um porco no espeto, um leitão da Bairrada ou uma boa caldeirada de enguias entremeada com um prego do Augusto. Só por isso, merece o voto do povo.

Anónimo disse...

Como dizia há dias um comentador o que está na ria não é água, é sugo!
Pois isso confirma-se, há poucos dias e especialmente hoje, vinha um cheiro desagradável a MERDA, ou seja SUGO, da ria junto às pontes.
Quem passava nelas, turistas também
tinha que "gramar" nas narinas aquele odor!
Aqueles "benditos" moliceiros no seu vai-vem constante bem como a não renovação da água, por sinal muito suja, dão origem a quê, a quê "ilustríssimos autarcas"???
Não acredito que em Veneza propriamente dita os canais cheirem assim, e vejam que hoje andavam alguns italianos na Veneza Portuguesa (ridículo)!...

Anónimo disse...

A pré-campanha deste candidato a candidato resume-se a dizer que fará esta e aquela obra originária do Dr. Alberto Souto e do Dr. Eduardo Feio. Não só por ser uma cópia, mas vinda de quem tanto sempre se sentiu inferiorizado em relação a Aveiro e aos aveirenses. Agora, pois deixa de poder contar com o salário em Ílhavo, passa a adorar e ser um profundo conhecedor de Aveiro e dos desejos dos aveirenses. Um projecto como diz, não é só atirar obras populistas para o ar. Não desejo cá em Aveiro esse pretenso eng., pois temos a taxa de IMI mínima, no entanto deixa a sua querida aldeia com a taxa no máximo.

Anónimo disse...

Principal responsável com o co-responsável Élio Maia por um dos mais elevados preços de água do País, com a famosa Adra ou Ladra como é vulgarmente apelidada!...

Anónimo disse...

Revelo aqui uma medida que o Sr. Ribau tem na manga. Para poder fazer obra (visível), necessitará de folga na tesouraria, logo, para a ter irá fazer com que o município, que não lhe pertence, adira ao PAEL, isto para os aveirenses é mau, pois obriga a que a taxa de IMI suba 30% para o máximo, assim como fez na sua actual Câmara, que terá de saltar porque atingiu o limite de mandatos possíveis, tentando em Aveiro jogar com as língua portuguesa, isto é, novo mandato noutro concelho e assim mantendo lugares para si e a sua trupe. Em Aveiro não quero vaidosos que nada sabem de Aveiro nem dos aveirenses, que pelo contrário, sempre os criticou.

Anónimo disse...

Se para ser um bom autarca bastasse pavimentar estradas, conheço um bom empreiteiro para isso...

Anónimo disse...

Autárquicas: “Traíram Élio Maia com sorrisos e com hipocrisia” - Carlos Santos.Aveiro 2013-07-26 10:13:00
Carlos Santos sai em defesa de Élio Maia e critica o que diz ser um trajeto de Ribau Esteves planeado para chegar à Câmara de Aveiro. Em texto de opinião, divulgado hoje, o vice presidente da autarquia, braço direito de Élio Maia, acusa o Presidente da Distrital do PSD de ter apresentado Ribau Esteves como candidato à Câmara Municipal de Aveiro, ao ter a primeira intervenção na Assembleia de 15 de Março, num plenário que, segundo Carlos Santos, “ficará para a história como um dos momentos mais tristes do PSD em Aveiro no pós 25 de Abril de 1974”.

Carlos Santos acusa os dirigentes distritais e da concelhia de traição. “Não houve nenhuma deliberação, mas foi como se tivesse havido. O Presidente da Concelhia assim o entendeu ao alinhar pela opção do Presidente do Plenário (e da distrital). Tomaram os dois a decisão. E não se importaram de trair, repito trair, aquele que dera ao PSD as duas únicas vitórias autárquicas de sempre. Pior, como não têm nenhuma pedra para atirar a Élio Maia, como não têm qualquer traço negativo para apontar ao seu carácter nem nenhuma suspeita sobre os seus mandatos, traíram-no ao mesmo tempo que lhe manifestavam gratidão e estima. Traíram-no com sorrisos e com hipocrisia”.

Na missiva divulgada, esta sexta, Carlos Santos não esclarece se vai entrar na lista de independentes liderada por Élio Maia. Além de afirmar fidelidade ao atual autarca que, lembra, conseguiu duas vitórias seguidas num quadro histórico para o PSD, diz que a candidatura como de Élio Maia como independente resulta do processo de escolha de candidato.

“Até Élio Maia, nunca o PSD de Aveiro tinha obtido uma qualquer vitória eleitoral nas eleições autárquicas. Seria, pois, natural, que se lhe manifestasse alguma gratidão por ter atingido aquilo que nunca antes se tinha conseguido. Mas não. O PSD de Aveiro deixou de apoiar a candidatura de alguém que lhe tinha dado 2 vitórias eleitorais sem precedentes para apoiar um candidato que reúne 4 características inequívocas: 1ª não é nem nunca foi de Aveiro; 2ª manifestou sempre hostilidade quanto ao Concelho de Aveiro, que via como uma ameaça (às vantagens para a sua Ílhavo); 3ª tornar-se o Presidente da Câmara de Aveiro nunca foi o seu primeiro objetivo; 4ª existem dúvidas legais quanto à sua elegibilidade”.

Carlos Santos considera que o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo anda a preparar há 3 anos a candidatura à Câmara de Aveiro. “Isto não significa, porém, que tornar-se Presidente da Câmara de Aveiro fosse o seu sonho e o seu objetivo. Só passou a sê-lo em virtude de duas circunstâncias cumulativas. 1ªcircunstância: Não pode recandidatar-se à Câmara Municipal de Ílhavo porque a lei lho veda de forma expressa. 2ª circunstância: Tentou guindar-se às altas esferas da política nacional – Ílhavo talvez seja demasiado pequena para o seu ego – e não teve sucesso. É um daqueles casos em que uma estratégia de comunicação simplista e populista não vinga em espaços maiores e mais exigentes. Não vingou na política nacional. E não queremos acreditar que tenha sucesso num concelho como Aveiro”.

Considera que Ribau Esteves tomou a opção por Aveiro “confrontado com sua exclusão da política nacional e com a impossibilidade de Ílhavo” e diz que o primeiro passo do autarca de Ílhavo “foi adotar uma estratégia de ataque cerrado a Aveiro”.

Carlos Santos admite a existência de uma estratégia. “Destruir, para depois reinar. Ao mesmo tempo, como Presidente da rica e poderosa CIRA, começou a distribuir estrategicamente algumas vantagens que lhe garantissem apoios futuros”.

Acusa o autarca de Ílhavo de ter aproveitado deslocações ao Estrangeiro, “na qualidade de PCI ou Presidente da CIRA, para influenciar as comunidades aveirenses aí residentes”.