sexta-feira, julho 26, 2013

Obras de fachada?? Por amor de Deus...





Não, não estou a dizer que vou votar Ribau Esteves (é praticamente certo que não o vou fazer), mas volto a pedir a todos aqueles que, aqui no Aveiro Sempre, têm enveredado pelas críticas ao candidato da Coligação, que o façam com seriedade. É o que peço a todos! É que a conversa de que Ribau terá feito obra de fachada em Ílhavo, não é verdade, e por não ser verdade é algo que não posso admitir. Mais: ao falarmos de «obra», não é exagero nem despropositado dizer que o que Ribau fez em Ílhavo é comparável ao que Souto fez em Aveiro. São de partidos diferentes, mas lá está, a «partidarite» é algo que em mim, passa ao lado.
Mas voltemos às alegadas «obras de fachada» em Ílhavo:

  • Recuperar o Jardim Oudinot e torná-lo no lugar aprazível que é hoje, é obra de fachada?
  • Construir o tão criticado Centro Cultural de Ílhavo e dotá-lo de uma boa programação, ao ponto dos aveirenses terem que a ele recorrer para poderem assistir a bons espectáculos de música, teatro ou dança, é obra de fachada?
  • Transformar a marginal que liga a Barra à Costa Nova e torná-la numa via bonita e útil para ciclistas e veraneantes, é obra de fachada?
  • Dotar o campo do Gafanha, e mais recentemente do Vista Alegre, de campos sintéticos, onde centenas e centenas de miúdos jogam futebol, é obra de fachada?
  • Melhorar o Pavilhão do Illiabum foi obra de fachada?
  • Intervir no Largo do Farol, ou mais recentemente na Praceta do Molhe Sul, foi obra de fachada?
  • Ter o centro da cidade de Ílhavo num autêntico «brinco» é obra de fachada?
  • Possuir um concelho com quilómetros e mais quilómetros (a ligação da Gafanha da Nazaré à Gafanha da Aquém, a ligação da Gafanha da Aquém à Gafanha da Encarnação, por exemplo) de vias destinadas às bicicletas, é obra de fachada?
  • A recuperação da Biblioteca Municipal foi obra de fachada?
  • E o Museu Marítimo?
  • E o troço da Nacional 109, com passeios em toda a sua extensão, bem alcatroada e pintada, é obra de fachada?
  • A obra da Marginal da Costa Nova é obra de fachada?
  • A recuperação da sede do Illiabum Clube, cuja inauguração deverá estar prestes a acontecer, é obra de fachada?
  •  A recuperação da sede da Junta de Freguesia de São Salvador é fachada?
  • O Navio St. André também foi fachada?
  • As obras de melhoramentos no Pavilhão do Gafanha foi para «inglês ver»?
  • E a recuperação do Centro Cultura da Gafanha da Nazaré?

Meus amigos: estes são apenas alguns exemplos! Apenas alguns! Poderia dar-vos muitos mais! Critiquem a candidatura de Ribau pelos mais diversos motivos (a gestão financeira, a «sede» do poder, o postura que sempre revelou para com os aveirenses…), agora…obra de fachada, por amor de Deus…sejamos sérios! Construir, recuperar, «alindar», dotar, criar, fazer evoluir…não é sinónimo de fachada!

Comparem os exemplos que em cima citei com a triste realidade de Aveiro:
  • Zonas verdes, como a Baixa de Santo António ou o Parque D. Pedro, completamente destruídas:
  • Ausência de qualquer tipo de investimento nas infra-estruturas desportivas – só em Aveiro é que existem campos de futebol «pelados»!
  • Destruição dos campos de ténis do Clube de Ténis de Aveiro;
  • Destruição de espaços históricos como o «Drinks» ou o ringue polidesportivo do Parque;
  • Teatro Aveirense só nos últimos meses conseguiu ter uma programação aceitável, porque nos últimos anos foi uma «coisa» medonha;
  • As piores ruas e estradas do país;
  • Zonas que mais parecem imagens de filmes de terror, como é o caso da zona da antiga lota ou dos palheiros de sal do canal de São Roque em ruínas;
  • Deterioração do parque do Canal de São Roque;
  • Rossio ao abandono;
  • Falta de brio em tudo o que é manutenção do espaço urbano;
  • Zonas pedonais transformadas em parques de estacionamento;
  • Estação da CP com uma área envolvente que deveria ser bonita, aprazível mas que está completamente ao abandono;
  • Água dos canais da ria, transformada em suco com cheiro a trampa, devido ao corrupio permanente e ridículo dos barcos moliceiros…com as proas amputadas.

É preciso mais?? Obras de fachada? Obras de fachada seria a construção de uma ponte inútil sobre o Canal de São Roque como foi a intervenção completamente despropositada em termos daquilo que deveria ser prioritário…refiro-me à intervenção que foi feita no Alboi!
Que não sejam do PSD ou do PP, tudo bem; que achem Ribau muito vaidoso, aceito; que até possam defender a ideia do vice-presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Carlos Santos, quando diz que o PSD traíu Elio Maia, ok, respeito…agora, criticar Ribau por tudo aquilo que fez em Ílhavo, por amor de Deus, isso não posso mesmo admitir. Ribau transformou Ílhavo, fez de uma pequena cidade dos arredores de Aveiro, uma cidade falada por eventos como o Festival do Bacalhau, por edifícios como o Museu Marítimo ou por obras como o Jardim Oudinot! Esta é que é a verdade.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ribau fez muito mais, desde logo porque apostou igualmente na educação: o apoio às escolas do concelho deixando-as num brinco e com equipamentos de primeiro mundo.

Anónimo disse...

3 mandatos depois, realmente fez obra, num concelho que nada tinha é mais fácil. Porém se falarmos em dívida dos municípios, que hoje em dia é tema forte, a da CMI é superior à da CMA per capita. Quem é o despesista?

Anónimo disse...

Não sendo natural nem morador em Aveiro ou Ílhavo, abstenho-me de comentar o resto, mas uma coisa é a mais pura das verdades: por razões pessoais tenho de ir a Aveiro com alguma frequência, como vou a muitas outras cidades do país e EM NENHUMA CIDADE DE PORTUGAL ENCONTRO UMA TÃO GRANDE DEGRADAÇÃO DOS PISOS DAS ESTRADAS COMO EM AVEIRO E ESGUEIRA!!! UMA VERGONHA!!! INCLUSIVE JUNTO AO HOSPITAL DA CIDADE!!! QUE BEM SE DEVEM SENTIR OS SINISTRADOS DENTRO DAS AMBULÂNCIAS AO PASSAR NAQUELE TROÇO...

Anónimo disse...

Por ser aveirense e não ter memória curta, lembro-me como era Aveiro em 1997 e como estava em 2005. Vejo como está em 2013, por isso, sei que só há um candidato capaz de devolver a Aveiro os tempos de progresso e qualidade de vida. Não tínhamos as passagens supeiores e inferiores ao longo da EN109, os Paços do Concelho estavam muito degradados, assim como o Teatro Aveirense e a Capitania, o Lago da Fonte Nova não existia, o Parque ao longo do Canal de S. Roque não existia,sendo essa zona totalmente muito pouco aprazível, todos os muros dos canais urbanos da nosssa Ria foram feitos e/ou refeitos, a taxa de Sanamento Básico em 2005 chegou aos 98%, onde se situa neste momento, bem superior aos quase 75% do Concelho de Ílhavo, onde dizem haver quem tenha feito mais obra que o Dr. Alberto Souto e o Dr. Eduardo Feio. Fizeram muito mais obra que esta, mas não quero maçar ninguém, poderemos falar de dívida, a da CMA é inferior à da CMI, isto Aveiro tendo feito um estádio, que TODOS desejaram. Em 2 mandatos os executivos do Dr. Souto e Feio, fizeram muito mais obra que em 3 mandatos fez o presidente da CMI, e que sempre atacou Aveiro e os aveirenses. Será que foi porque NUNCA se sentiu aveirense? Não é necessário ter-se nascido para ser aveirense, e esse pretenso eng, sem o ser, NUNCA se sentiu aveirense, até à bem pouco tempo, pois perder protagonismo é demais para ele.

Anónimo disse...

Se fosse sério, honesto e respeitador da lei, nem se submetiria a este processo. O desejo de se manter no poder faz estas coisas. Político de profissão.

Anónimo disse...

Vocês querem obra mas depois quando se apercebem que o dinheiro foi todo gasto e existem milhões em dívida choram.

Quero ver Ílhavo nos próximo anos, vai ficar ao "abandono" à imagem de Aveiro porque não há dinheiro para nada. O que Ribau fez em ílhavo foi o mesmo que o Souto fez com Aveiro há uns anos atrás.

É sempre a mesma treta.

Anónimo disse...

Como Aveirense também sem memória curta, dou inteiríssima razão ao comentador das 11.44PM.
Se todos os Aveirenses tivessem a mesma convicção, votariam em quem pode projectar a cidade e os cidadãos para o futuro.

Anónimo disse...

Achei piada ao "é praticamente certo que não o vou fazer". Só não o fará porque o indivíduo em causa não irá a votos, pois no que toca a legalidades tem-se visto pelos seus partidos (psd/pp), chegam ao TC e ficam pelo caminho. A legalidade não combina com tal gente...

Anónimo disse...

Será que o pessoal psd/pp já começou a assimilar que existem leis neste país e não podem fazer tudo o que querem? Mais uma vez no TC, devem gostar...

Anónimo disse...

Realmente, para tais indivíduos, o TC só atrapalha, atropelar a lei era tão bom...