segunda-feira, agosto 19, 2013

Ribau é candidato

O Bloco vai recorrer e o Tribunal Constituicional é que vai decidir, mas para já, o Tribunal de Aveiro «aprovou» a candidatura de Ribau Esteves à Câmara Municipal de Aveiro.
Para a Coligação, a «guerra» ainda não está ganha, mas sem dúvida que esta é uma «batalha» ganha.


26 comentários:

Anónimo disse...

Sem comentários.

Anónimo disse...

Já cá devia estar há muito tempo (quase uma década)!
Agora é que vai ser "uma inquietação para os interesses instalados"!
A confirmar-se (o que penso que vai acontecer), vai mudar os "planos de vida" de muita gente/gentinha... que terá com toda a certeza muita falta de sono a partir de hoje... e não são só políticos...

Anónimo disse...

Concorde-se ou não com o estilo do próprio, a grande verdade é que depois de uma longa "travessia no deserto", AVEIRO vai finalmente ter um LIDER com capacidade para projetar: 1 - a cidade de Aveiro, 2 - a associação de cidades de Aveiro e Ílhavo e 3 - a região da Ria de Aveiro, além fronteiras!
Oxalá consiga o entrosamento necessário e completo, despido de velhos preconceitos, para poder posicionar a cidade de Aveiro, desde o início, correta e exatamente, no "epicentro da grande transformação regional" que se avizinha... ou, melhor dizendo, que tem capacidade para levar a cabo...
Aveiro merece!

Anónimo disse...

Agora é que Ribau Esteves vai a Presidente da Câmara de Aveiro (se o T C deixar)!
Falta saber se tem a pedalada necessária e suficientemente eficaz para enfrentar a "grande patologia autárquica" da Câmara de Aveiro - os instalados (velhos e novos) e sempre renovados nomeados dirigentes (mas pouco), bem falantes que já não sabem trabalhar nem fazer nada de útil e muito menos de prático em prol do interesse público, mas que são "donos de feudos", catedráticos na grande e na pequena intriga palaciana e em "negócios" traiçoeiros e obscuros de "alto nível (pessoal)", que fazem e desfazem como novelos e com a maior cara de pau, ou então, que são completamente "desgraçadinhos e necessitados" (a saber: divorciados e com encargos com filhos a cargo, com prestações de casas, carros, férias e afins para pagar, pais de muitos filhos, doentes "crónicos" etc, etc, etc), enfim, todos amantes de processos muito longos (para darem status).
Como diria um conhecido Autarca da praça, "o que é certo é que quando estão para entrar, todos os vão pôr nos eixos e depois de entrarem na Câmara, todos acabam por lhes comer na mão. Vá-se lá saber porquê...
São todos iguais!..."
Será que o ponto 1 do Programa - Organização - tem esse foco objetivamente?

Anónimo disse...

Mas havia dúvidas que todos eles iriam a votos? Preparem-se para pagar taxas no máximo...

Anónimo disse...

Nesta autarquia desde há oito anos tem sido um desastre, sem lei, sem rei nem roque!

A ganhar Ribau Esteves espera-se que não seja só "conversa fiada", que venha com garra para não ceder a interesses instalados e outros, que venha a tal "organização" com AVALIAÇÃO JUSTA, SÉRIA motivando as pessoas desanimadas com o que se tem passado!...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 8:07, a radiografia, infelizmente, não poderia ser mais verdadeira. Diagnostica uma organização bafienta, velha, com ratazanas pelos cantos, cheia de truques e alçapões que não se renova. É dominada por uns quantos e espezinha e despreza qualquer tentativa de diferenciação honesta pelo mérito ou esforço próprio, que não venha do cartão do partido ou do amiguismo, ou do tal "status" vazio que se adquiriu ao longo dos tempos sem se saber bem porquê.

Esta situação tolhe a motivação e a vontade de trabalhar melhor, tolhe o melhor que muitos que lá estão dentro têm para dar.

Infelizmente os exemplos são mais que muitos. Quem vier terá um grande desafio, o de por ordem na casa, embora me pareça que tudo vai ficar na mesma já que esses pequenos grandes poderes instalados são fortes. São tão fortes que se opõem, tantas vezes, às próprias decisões do Executivo contrariado-as. E este é o cenário, triste, mas real.

Anónimo disse...

Falta liderança numa casa de "ratazanas e ratinhos sabidolas"!
Mas, se quem vier não conseguir descodificar a teia, quando der conta está "embrulhado, atado e crucificado"!...

Anónimo disse...

Ao anónimo das 10 e 29,
Já vi que conhece a "casa" bem por dentro, mas não posso concordar quando lhe chama "organização" já que não há melhor exemplo de DESORGANIZAÇÃO auto intitulada de "organizada" e "certificada"
... mas, a adjetivação que usou está perfeita.

Gary lineker disse...

Mas achas mesmo que nao se vão poder candidatar?

Sem duvida que estas candidaturas sao contra o espirito da lei mas, na esmagadora maioria dos casos, tem sido provado que nao a violam.

Nota que:
O PR tem limitação de mandatos, o PM também... Nao tem os deputados que, por precisarem do "trabalho de campo" dos presidentes de câmara - decisivos na conquista de votos - também nao irão limitar os mandatos destes.

Quantos deputados estarão dispostos a impor esta lei, se o resultado que dai advém é a sua substituição (a prazo) por aqueles que agora seriam proibidos de concorrer? Ou, no mínimo, o aumento da pressão para que também os mandatos dos deputados sejam limitados em número!

Porventura nao há aveirenses no Parlamento, onde esta lei foi votada, a apoiar a candidatura de Ribas Esteves?

Somos todos estúpidos...

João Francisco disse...

Pelo aquilo que leio parece-me que não queremos mudar nada, mas sabemos mandar bitaites. Pelo visto aquilo que nos está acontecer, não é razão de sobra para mudar, romper, banir, descriminar, punir estes bandidos que nos têm desgovernado durante estes últimos trinta anos. Fico atónito com esta falta de civismo. Temos que mudar, não podemos continuar com estes figurões sabichões que driblam a lei e mais facilmente driblam as pessoas. Temos que acabar com esta vigarice metam isso nas vossas cabeças. Queremos pessoas impolutas a gerir o Pais, basta de mais do mesmo, de baralhar e dar de novo, de vira o disco e toca o mesmo. TEMOS QUE DIZER BASTA.

Anónimo disse...

Por princípio não gosto de generalizações mas, se a pergunta não ofende, onde é que, nesta costa, há políticos impolutos???
Deu algum à praia nos últimos tempos, ou vêm todos de Lisboa (quando lá não são "precisos")?

Anónimo disse...

Por não conhecer nenhum tem essa opinião, que diz que não costuma generalizar mas pelo que vi...

João Francisco disse...

Penso ser demasiado redutor questionar onde estarão cidadãos e políticos impolutos, é passar um atestado de vigarista a todos aqueles que de uma forma ou de outra dão o seu contributo e lutam por um Pais melhor.

Anónimo disse...

Por ser munícipe deste maravilhoso concelho, não me interessa rigorosamente nada intriguíces e a vida alheia. Interessa-me sim, se a consolidação orçamental continuará e com ela redução da dívida, os projectos que os candidatos têm para o futuro de Aveiro, se os mesmos são sustentáveis e exequíveis. Não quero saber de candidatos que debitam propostas de projectos que sabem que não poderão ser realizados, que desejam a CMA para servir de trampolim ao seu partido a nível nacional e para finalizar, não quero quem já anunciou que iria subir o IMI para a taxa máxima como já fez no seu feudo, agora quem paga é o munícipe ílhavense. Proposta sua já garantida, é que iremos forçosamente aderir ao PAEL e com isto, todas as taxas e impostos camarários irão para a taxa máxima possível por lei, digo forçosamente pois a sua vontade de fazer obra levar-nos-á a isso. Por isso digo que não quero cá esse fotogénico, engana-se quem pensa que ele será o salvador de Aveiro, será sim o coveiro. Mas indo a votos ou não, não vencerá, ideias/projecto (obras, nada mais) e equipa muito fraquinha.

Anónimo disse...

Gosto tanto de ver fotos do "eng." zootécnico com mapas das freguesias nas mãos, ficam-lhe tão bem. Pode ser que aprenda alguma coisita dos locais de Aveiro, diz que conhece Aveiro como a palma da sua mão...nunca deve ter olhado para ela então...quem não o conhecer que o compre...quem o conhece (ílhavenses) ficam felizes por se terem visto livres dele...fala muito e inaugura muito, agora que os munícipes paguem a factura porque eu vou até ao município ao lado deixá-los na mesma, tenho é de me promover para o meu grande objectivo, psd nacional.

Anónimo disse...

Caro João Francisco,
Continuamos todos bem intencionadamente a não querer enfrentar os factos. A verdade é que com o atual sistema político, não há qualquer hipótese séria de escolha criteriosa e de penalização das "fraudes políticas". Como o sistema político não se muda a si próprio ... estamos entregues à "bicharada"... Certo?
Então, resta-nos pouca margem de "manobra". Teremos de saber tirar o melhor dum sistema que nos deixa o pior (Pelo menos, para já!). Certo?
Neste contexto, e por muito que nos custe admitir, e absurdo nos pareça, o "melhor" que nos pode acontecer é vir alguém cujo processo de promoção pessoal dependa, e muito, da necessidade de fazer MUITO por Aveiro...
E esse requisito todos os candidatos preenchem.
Mas, mais! Aveiro precisa de MUITO MAIS!
Aveiro precisa, no mínimo, e de base, que quem venha, tenha:
- a noção de que Aveiro é um sistema, na sua essência, bastante complexo e único,
- uma visão estratégica (concensualizada) para a cidade de Aveiro, o seu concelho e a Região da Ria de Aveiro,
- o conhecimento profundo da sua realidade concreta,
- a capacidade de estabelecer "pontes" de relacionamento e "redes" de ação,
- qualidades comunicacionais para se relacionar diretamente com todos os agentes no terreno,
- a capacidade de, por si próprio, "pensar criticamente",
- a força para levar o nome e os valores de Aveiro além fronteiras,
- uma grande capacidade para, em cada momento, saber distinguir o essencial do acessório, a burocracia obrigatória legalmente, dos engulhos pseudonecessários, em prol da total eficácia,
- uma disponibilidade absoluta para a missão em causa
- e provas dadas ao nível da concretização efetiva (pesando o equilíbrio entre abrangência dos campos tratados, a utilidade da "obra" produzida, e a proporção entre a afetação local e a externa de recursos financeiros).
e, ainda, que conheça muito bem e no pormenor que interessa à substância da ação empreendedora:
- todos os meandros das Administrações Local e Regional/Central,
- todas as potencialidades práticas dos Fundos Comunitários.
Posto isto, parece-me que ficam já substancialmente reduzidas as hipóteses, independentemente dos estilos e opções partidárias de cada um...
Numa avaliação que se pretenda mais racional, temos mesmo que descer ao concreto, já que nos tempos que correm, idealizar processos ou mitos, sendo intelectualmente gratificante e importante no médio-longo prazo, não nos ajuda em nada no imediato e pode-nos sair mesmo, mais uma vez, muito caro... agravado ainda pelo facto de, infelizmente, na atual conjuntura, e enquanto contribuintes líquidos, não nos podermos dar ao "luxo" de continuarmos a pagar "aprendizagens no exercício do cargo"...
A aprendizagem e a experiência já desenvolvidas e comprovadas positivamente têm que ser fatores decisivos e uma mais valia no ato de "Aveiro decidir" a escolha a fazer, sob pena de podermos substituir definitivamente a expressão "Câmara Municipal de Aveiro" por "Escola Local de Políticos" (ainda por cima sem lugar nos rankings!)... Isso é que não nos tem levado a lado nenhum, muito pelo contrário, levou-nos ao pior de todos, o fim da linha!
Em especial, a liderança da Administração Local não pode ser mais uma "experiência" na vida de uns quantos iniciados políticos, "boas pessoas", mas sem rumo pessoal/profissional!
Concordamos?

Anónimo disse...

Como cidadão aveirense do POVO e não das "elites", que paga cada vez mais (e tem cada vez menos para sobreviver) todas as mordomias destes politiqueiros de trazer por casa, adorei as declarações vindas a público no DA de hoje, dia 22, do snr vice da CMA.
Ficam-lhe muito bem esses "nobres"
sentimentos, mas é um pouco tarde para "exames de consciência".
Não acredito "neles", acredito que a "desculpa pública" que cheira a
"penitência" tem a ver com o tacho prestes a arder, à imagem do País!
Em altura de eleições quem não os conhecer que os compre!...

João Francisco disse...


Aveiro não precisa de um egocêntrico narcisista.
Isso tenho a certeza.
Concordamos?

Anónimo disse...

Em suma, irão todos a votos, este país é óptimo emleis dúbias e afins. Votando neste candidato e outros na mesma situação, ludibriadores e políticos de profissão, será o mesmo que não concordar com esta lei, e desejar políticos de profissão. Agora, quem vai a "manifestações" contra o estado actual da nossa política e deste tipo de político e depois vota neles é de uma incoerÊncia atroz, ou então é o chamado voto de cruz, vota-se no partido, e partidos já estamos nós todos fartos, a julgar pelas "manifestações" que houve pelo país todo. Certo?

Anónimo disse...

Apesar de terem "comprado" o Diário de Aveiro com 1 milhão de euros para estarem com eles nestas eleições (fizeram bem o trabalho de casa na última sondagem), as pessoas não estão a aderir ao demagogo, debitador de promessas, bem falante e anti Aveirense. Façam contas, quanto pagam de IMI? Agora somem mais 30% a esse valor. Assusta? Votem no indivíduo que logo em 2014 assim será.

Anónimo disse...

Para o anónimo das 6:21, a confirmar-se o que sempre achei que iria acontecer (todos irão a votos), os interesses instalados é que estarão em grande agora, além de estarem confortavelmente instalados ficarão também confortáveis em Aveiro. Para sorte dos Aveirenses, o maior inimigo (lobo com pele de cordeiro) das suas gentes não vencerá as eleições, Aveiro tem aveirenses que amam a sua terra, muito melhores para o cargo de PC.

Anónimo disse...

Isso nunca! Para alimentar a sua sede de obra, ao invés de pagar cerca de 500€ que pago actualmente, iria pagar 650€. A vida está cara para o povo, para ele não. Já o fez em Ílhavo, nós aveirenses não o queremos cá!

Anónimo disse...

Será que nunca ninguém se deu conta deste enorme embuste que é esta lei? Negociada pelo "eng." Ribau, pois foi muito bem feita para estes casos. Ora vejam: Tanto ele, como o Seara e o Meneses estavam em Câmaras de periferia, sem qualquer desculpa para darem ao seu eleitorado para mudarem de concelho, para as capitais (país ou distrito). Com esta lei, repito, negociada pelo "eng." ribau, assim saltam do seu concelho, dizendo aos seus munícipes, "Só não fico cá mais tempo, porque a lei não o permite". É de génio!

Anónimo disse...

disse a verdade incómoda que não era para ser revelada, agora o meu comentário não aparece...

Anónimo disse...

Este indivíduo disse hoje que tem havido muita desinformação, que não aumentará a taxa de imi para o máximo, pois não, aumenta para a intermédia, garantidamente, ficam aqui uns números:
Num mesmo distrito ou região, há municípios com o IMI no máximo permitido por lei (0,5%), outros na zona intermédia (0,4%) e outros, como Aveiro, que estão no patamar mínimo de 0,3%.
A diferença entre a taxa mínima (0,3%) e a taxa máxima (0,5%), é de 66%.
Traduzida em valores, esta diferença de duas décimas pode representar várias centenas de euros na conta do imposto de duas casas com valor patrimonial rigorosamente igual.

Ou seja, se pagar actualmente em Aveiro 500,00€ de IMI à taxa mínima de 0,3%, se esta passar para 0,5%, o valor do IMI a pagar subiria para 830,00€.

Em resumo, por cada 1.000,00€ de IMI, o aumento de 0,3% para 0,5%, represente um acréscimo de 660,00€.

Porém, a taxa poderá ir até ao máximo. Como? simples. Faz Aveiro aderir ao PAEL como fez na sua terra, e aì irá naturalmente para o valor máximo (0,5%). Assim dá a desculpa que, não aumentou, a lei é que obrigou a aumentar. Mentiroso! E há quem continue a alimentar este tipo de políticos que os portugueses já não querem, mas votam neles...não percebo. Acabar com este tipo de governantes, que mais não fazem é desgovernar. Ele nem vota em Aveiro, não sente Aveiro, é contra Aveiro e os Aveirenses, são recalcamentos, se calhar na escola diziam-lhe alguma coisa por ser de Ílhavo, e o cachopo cresceu com esse recalcamento. DEMAGOGO!