sábado, novembro 09, 2013

O que espero de Ribau (II) - Rossio

 

Espero que Ribau acabe com a parolice do Rossio ser palco de feiras e mais feirinhas. Aveiro tem um Recinto de Feiras e é esse que deve ser bem aproveitado. O Rossio tem que estar sempre impecável. O Rossio deve voltar a ser um jardim digno. O Rossio não pode continuar associado apenas a arrumadores, toxicodependentes e prostitutas. Espero que seja uma das prioridades de Ribau.

10 comentários:

Anónimo disse...

Espero que resolva o problema vergonhoso do prédio por acabar da avenida/rua engº oudinot, o do canal de S.Roque que crie um parque verde/urbano em Esgueira, que urbanize a nova zona da estação com zonas verdes e construção de baixa densidade (moradias), que conlua o plano de pormenor do centro, que agarre o problema das piscinas o beira-mar (depois de resolvido (?) o problema legal) e faça ali o novo pavilhão do beira-mar e novas piscinas (que maior obra para santiago poderíamos querer?seria o renascer o beira-mar!) que construa campos sintéticos no novo municipal (com o investidor que substituir o iraniano, mais uma zona verde e zonas comerciais, que construa polidesportivos para uma população de 13.000 universitários e juventude de aveiro, sim, que ponha o jardim do rossio num brinco, que volte às pistas das bugas, que ponha a cultura da rua com espetáculos de música e teatro ambulante, que faça passeios em Santa Joana, aradas e s.bernardo, que faça a avenida de santa joana, pensada por alberto souto, etc, etc, com tempo, dinheiros comunitários e equilíbrio, que puxe por aveiro nos dê orgulho de sermos aveirenses, todos os que aqui vivemos e trabalhamos ...

Anónimo disse...

Também penso assim!
Que seja restituída ao Rossio, uma das zonas mais importantes da Vera-Cruz, a dignidade de outras "eras"!
Feiras, feirinhas e "feiretas" são para o local construído para esse efeito!
Investimentos de milhões que depois não são devidamente utilizados pelos incompetentes, têm que terminar de vez!
As falências surgem depois e nós tudo pagamos sem "piarmos" e sem penalizações para os prevaricadores!...
Já agora acabe-se com as ridículas "tendinhas" com guarda-sóis de vendas de "bilhetes" ao longo do Rossio para as famosas "viagens moliceirais" cujos "instruídos guias" desprestigiam a nossa Cidade!
CHEGA, BASTA! NÃO QUERO CONTINUAR A SER PENALIZADO PELA IRRESPONSABILIDADE DOS OUTROS!
A INSANIDADE TEM QUE DESAPARECER DESTE PAÍS, CUSTE O QUE CUSTAR!..


Anónimo disse...

Espero que a unica festa que se realize no Rossio seja a do São Gonçalinho,( a parte do espetáculo musical) pois afluem demasiadas pessoas para colocar palcos no largo da capela; e nas margens do canal não é prático, estando os grupos a atuar de frente para a àgua enquanto as pessoas ficam em zonas de pior visibilidade.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com a necessidade imediata de restituir a dignidade ao Rossio. Começando por irradicar as barracas de vez de um dos principais cartões de visita de Aveiro e restaurando as zonas verdes que estão uma lástima.

João Francisco disse...

Não querendo ser maçador com os meus textos mal pontuados e escritos de forma espontânea mas que não deixa de ser um bom exercício a par de outro, o da cidadania que define quanto eu gosto de Aveiro.
Comungo com tudo aquilo que deve ser feito na logica do Anónimo 9.17 AM. Tenho que sublinhar, e nunca é demais, todo um processo pouco claro da extinção das piscinas, que foi criminoso em termos sociais porque no contexto onde está inserido geograficamente propunha momentos de lazer e de socialização a todos aqueles que economicamente doutra forma era proibitivo irem para a Barra ou Costa Nova. Foi e é lamentável que este complexo tenha sido extinto. Estou-me a lembrar da comunidade estudantil. e dos habitantes do bairro do Santiago
Mas há outros procedimentos que são bons para Aveiro onde seriamos pioneiros como fomos com as BUGAS, Lembram-se?
E que tal promovermos o uso da bicicleta e outros meios de transporte sustentáveis não poluentes, dando incentivos, por exemplo: estacionamento gratuito no centro da cidade.
Investir na energia solar na iluminação urbana, e não só.
Propor a todos os proprietários de prédios abandonados ou devolutos na cidade em especial na Av. Lourenço Peixinho a sua reutilização agilizando todos os processos, criando linhas de financiamento de baixo custo para posterior arrendamento jovem. Em caso extremo expropriar. A camara tem mecanismo para o fazer.
Quanto aqueles campos de cultivo numa das entradas na cidade de quem vem de São Bernardo, porque não encontrarem uma parceria entre proprietários e os grandes supermercados da cidade e tornar todos aqueles hectares esteticamente mais apelativos penso que Aveiro ganhava, os proprietários também e as grandes superfícies com certeza que não sairiam prejudicadas. Uma grande quinta pedagógica com visitas de estudo, publicidade inserida etc.
Mas Aveiro também precisa de eventos a par daqueles que já existem. É preciso rentabilizar o estádio três ou quatro grandes espetáculos ajudariam a equilibrar o orçamento. É só olharem para os outros estádios.
Uma concentração anual de canoas e caiaques além de ser pioneiro, daria um colorido aos canais desta cidade nunca visto. A hotelaria e restauração agradeceriam.
Aveiro precisa de, propor, atrair, promover, cativar, inovar, convencer para sair deste marasmo, e deste discurso miserabilista de cidade á beira-mar plantada.
Para isso há cus anafados, instalados no tédio de gabinetes inoperantes, que mais não fazem que é de quando em vez porem pedrinhas na engrenagem, para que ela emperre e só ande preguiçosamente para que nada aconteça perigosamente inovador que ponha em risco o bem-estar do gabinete onde nada se passa para além da intriga urbana.
Isto Aveiro não precisa.

Anónimo disse...

João Francisco os campos que se vêm junto ao começo da estrada de São Bernardo teoricamente seria para fazer um novo parque, denominado de Parque Central, como se pode ver neste link http://3.bp.blogspot.com/-uXjYE5GXbb0/TuVdX7lZaTI/AAAAAAAAPNw/U10dZj3aTdg/s1600/Aveiro+a+pe.JPG

Anónimo disse...

espero que com Ribau se inicíe a construção de um novo estádio para o SC Beira-Mar, com campos de treino, pavilhão, ginásio, museu, academia, espaços verdes, etc tudo o que um clube grande tem de ter.

Anónimo disse...

Mais um Estádio de Futebol, não, pelo menos mais oito Estádios, já que Esgueira já tem um e a Glória e Vera Cruz, outro.

Portanto, exige-se ao Executivo da Câmara (para quem não saiba, dispõe de imensas verbas para gastar em coisas prioritárias como o futebol)a construção de mais oito!

E sim, a gestão deve ser entregue a esse grandioso clube que os deve gerir a todos e cujo exemplo de boa gestão dos equipamentos que lhe foram confiados está à vista de todos.

O futuro de Aveiro está em causa!

João Francisco disse...

Resposta ao anónimo 11.47 AM:
Não fui a lado nenhum com esse endereço que me enviou simpaticamente, admito a minha ignorância ou falta de informação de projetos como este, e este tem provavelmente muitos anos de gaveta. Devo no entanto abrir janelas, mandar bitaites, para situações que possivelmente do meu ponto de vista, poderiam ser requalificadas e até potenciadas em termos paisagísticos e consequentemente económicos. Mas ao que parece é para manter aquele especto desmazelado com cavalos presos dia e noite para tristeza de quem passa e que se interroga senão estaremos perante maus tratos de animais, sem que nenhuma entidade a se proponha em intervir para acabar com aquela desolação.

Anónimo disse...

O grande problema dos cavalos já é velho bem como de cães, gatos e outros animais irracionais (por vezes mais racionais que muitos seres humanos), mas como não conseguem dar uma vida digna a animais como dar a pessoas?
O "numerário" ultrapassou TUDO o que é razoável pondo em causa o próprio planeta, por isso estão cada vez mais distantes os sentimentos que deviam "olhar" para os seres vivos com muita mais racionabilidade!...
É o lado extremamente perverso dos homens, é uma utopia imaginar qualquer mudança para bem da humanidade!...