segunda-feira, março 31, 2014

Poluição visual

Sou sincero: pensava que Aveiro, com Ribau na presidência, já tivesse posto fim a um conjunto de coisas que só servem para tornar feia a cidade. Sei que a Câmara nem dinheiro tem para pintar as ruas (quanto mais para as arranjar!), sei que a relva é agora cortada e que o pessoal passou a ter que trabalhar como não estava habituado, mas há coisas simples que já podiam ter sido feitas e que continuam na mesma.
Nas Pontes, a poluição causada por cartazes do Bloco ou do PC, são uma constante. Não está em causa o direito à divulgação de palestras, manifestações ou comícios, está em causa o recurso a espaços públicos que não existem para esse efeito. É feio. É, repito, simples poluição. A imagem mostra um desses cartazes (suportado por uma corrente como se aquele espaço pertencesse a quem ali colocou o cartaz!) mas do lado dos «Arcos» existe um outro permanentemente! E por vezes, os cartazes nem informação nenhuma têm! Será difícil pôr fim a isto? Quem fala nesta situação nas «Pontes», fala, por exemplo, dos cartazes que são colocados eternamente e da mesma forma junto ao Centro Comercial Glicinias.
E porque «falo» nas «pontes», volto a falar do estacionamento abusivo, e DIÁRIO, por parte de um Renault Modus, numa situação indigna, imprópria e injusta para todos aqueles que, para estacionarem o seu carro no centro da cidade, são obrigados a pagar.
Ou seja, enquanto escrevo este texto, aqui na Biblioteca Municipal, tenho o carro estacionado num lugar pago,enquanto que há um senhor que HÁ ANOS (muitos) estaciona o seu carrinho naquela que é só a praça central da cidade. Já o disse no passado, mas reforço esta ideia: Aveiro deve ter um conjunto de leis próprias, porque só desta forma consigo entender que seja possível estacionar nas rotundas. É que esta situação vergonhosa, para além da complacência da Câmara, tem também a total concordância da policia que todos os dias ali está ao alto e nada, nada faz! Inacreditável.

5 comentários:

Anónimo disse...

100% de razão!
Acrescento que, igualmente escandaloso, é o que se passa com o estacionamento em "segunda fila" (= total falta de respeito por quem paga os respetivos estacionamentos / = completa falta de civismo) em muitos locais centrais da cidade de Aveiro. Veja-se, só para começar, as ruas Capitão Sousa Pizarro, João Mendonça, José Estêvão, a Av Lourenço Peixinho...

João Francisco disse...

Anónimo 9:17 , tem toda a razão, estacionar em segunda fila é um caos, mas multas não devem compensar o trabalho que dá á PSP, o que é rentável é estar na Nac 109 entre o viaduto do Pingo Doce e a rotunda do queijo, ou do rato como lhes der mais jeito chamar, multando incautos que passam em cima do viaduto a mais de 50Km /hora. Ciladas dirão uns, emboscada, dirão outros, uma coisa é certa, algo de anormal se passa. Senão vejamos: aproximação e passagem do viaduto a 50km/hora pode ser excesso de zelo mas mais vale prevenir, logo a seguir 70km/hora até á saída para o parque de exposições, não sei, mas a aproximação á dita rotunda do queijo ou do rato, ser feita a 70km/hora quando ainda por cima lhe antecede uma passadeira e uma pista cilável é que eu acho no meu entender haver algo de errado, até porque é rara a semana que no sentido sul norte não haja acidentes com todos os danos colaterais que os contribuintes também pagam. Não estaremos perante um erro de sinalização num espaço tão curto de estrada?

Anónimo disse...

É verdade que se nota a cidade mais limpa e relva aparada, mas a tal poluição está espalhada por toda a cidade (simplesmente falta de brio).
Nunca me apercebi do Renault Modus (não trabalho no centro da cidade), mas quando for para esses lados, vou tentar tirar umas fotos, uma vez que temos alguns "Media" que adoram este tipo de abusos e quando de trás sai algum nome importante..... é a cereja no topo do bolo.
@n@G

Anónimo disse...

E aquele "mono" publicitário que colocaram em pleno largo da praça do peixe, ainda por cima não funciona!

Anónimo disse...

E o "mono" publicitário frente ao Teatro Aveirense todo borrado de caca de pomba para que serve?
Mas atenção que vem assim do anterior "executivo" faz de conta, o mais anedótico e nódoa de sempre!...