quarta-feira, junho 08, 2016

Qual bairro?



Boa a iniciativa recente levada a cabo no centro de Aveiro. Só não gostei do nome. Bairros em Aveiro são a Beira-Mar, o Alboi, o Rossio, a Gulbenkian, a Forca, as Barrocas...agora, a Rua Direita, por exemplo, é algum bairro?


5 comentários:

Beira-Mar Lover disse...

Bairros da cidade de Aveiro:

-Bairro da Beira-Mar
-Bairro do Liceu
-Bairro das Barrocas
-Bairro de Santiago
-Bairro do Alboi
-Bairro da Força

Pelo menos estes são os principais. Onde cabe aqui a Rua Direita? É uma rua, não um bairro. Mas uma rua que já teve muito peso na cidade mas que com o tempo definhou...

Anónimo disse...

o caro amigo está errado. O bairro que foi que o vivó bairro quis promover foi o bairro histórico o bairro que em tempos foi rodeado pelas muralhas, o bairro onde Aveiro nasceu. Aveiro nasceu na encosta a sul do canal central em torno de um templo chamado - Igreja de São Miguel -, e com uma rua muito antiga que passando ao largo dessa igreja prolongava-se para sul e para Norte ligando Aveiro a outras terras. Por volta do século XIV foram construídas as muralhas.

As muralhas partiam das pontas pela rua do fórum, inflectiam pelas suas traseiras contornando o cemitério e a Sé e chegando à avenida santa joana seguiam um traçado sempre recto em direcção ao parque, passando de fronte ao museu. Chegado àquele estacionamento da Polícia viravam à direita, para norte e num traçado a meio quarteirão tomavam um percurso descendente, sobranceiro ao parque de Sto António em direcção à rua josé rabumba. Chegado ao canal seguiam o seu percurso de novo até às pontos.

É esse o bairro a que se refere o Vivó Bairro. E é o bairro mais antigo de Aveiro.

Pedro Neves disse...

Peço desculpa...era um bairro historico! Era... Há quantos séculos? Quem conhece aquela zona como bairro? Quantas pessoas me perguntaram ...que bairro?

Unknown disse...

a muralha não caiu assim há tanto tempo. Alguma no inicio do século XX, outra tanta na abertura da praça do milénio em 59, em 80 e tais a parte na zona sobranceira à baixa de santo antónio. Quando abriram a avenida Santa Joana deve ter ido outro tanto no meio do casario. Da ignorância histórica das gentes de Aveiro desconheço. Há muito quem identifique aquela zona como o bairro histórico, pese embora a descaracterização que sofreu nalgumas zonas. Está inclusivé uma placa com a demarcação do bairro histórico junto às escadas do fórum, já a meio caminho do museu - é preciso andar atento e ter alguma cultura histórica, a historiografia Aveirense não é assim tão vasta.
Por outro lado, não vejo qual é o mal de se tentar cultivar a memória de Aveiro e de uma zona tão antiga. Mais iniciativas destas precisam-se e que incluíam outras zonas da cidade. Por exemplo, graças a esta iniciativa o caro amigo descobriu o que é o bairro histórico de Aveiro. Pelos vistos valeu a pena.

A partir do renascimento Aveiro desenvolveu-se segundo dois pólos - o do bairro histórico e o do bairro da Beira-Mar. A beira-mar acabou por ganhar alguma notoriedade e tipicidade por ser um bairro das gentes da pesca e de mercadores. Mas o núcleo inicial estava do outro lado da ria.

Unknown disse...

deixo lhe aqui um link com a foto de uma das tais placas que lhe falei. tenho ideia que estas placas têm já alguns anos, embora desconheça em que data terão sido colocadas. Os limites do bairro deveriam corresponder ao traçado das muralhas, o que me na placa em questão me parece pecar por algumas imprecisões. Resta-me referir que não tenho qualquer relação com a organização do tal "vivó bairro", mas que apreciei a iniciativa.
Continuação

https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.net/v/t1.0-0/p370x247/13607011_10209351382722661_5522427113283071975_n.jpg?oh=61529a407251eef98313e5f8a954835c&oe=57FB66A5