domingo, janeiro 01, 2017

Duas certezas


Duas certezas marcam a mudança de ano em Aveiro:

1 - Ribau Esteves não vai concorrer pelo PSD.

2 - Alberto Souto não será candidato a presidente da Câmara de Aveiro.

Feliz Ano Novo!






84 comentários:

Anónimo disse...

A primeira certeza só traz alegria e alívio!
Já a segunda, só pode deixar muita preocupação!
Vamos ter um novo assalto de políticos desempregados de outras paragens, sem nenhum entrosamento ou capacidade de resolução das questões que verdadeiramente importam a Aveiro e aos Aveirenses e, mais, sem tarimba para uma capital de distrito com a complexidade de Aveiro? Só trauliteiros? Uns, sem, e outros, com apoio partidário?
QUANDO É QUE AVEIRO MERECE ALGUÉM COM QUALIDADE INTRÍNSECA (= sem dependências só partidárias) ?!?
Que o São Gonçalinho nos valha!!!

Anónimo disse...

As velhinhas gostam muito do Dr. Jorge Campinos...
É com ele que o Vitor vai?

Anónimo disse...

Se o Dr. Alberto Souto não é candidato, então temos candidato desempregado de outras lides pelo P.S.?... O mesmo é dizer, temos um candidato perdedor!...
Quando é que o P.S. resolve cuidar do FUTURO DE AVEIRO com um SENHOR CANDIDATO que os Aveirenses respeitem e em que se revejam???

Anónimo disse...

Alberto Souto não será candidato a presidente da Câmara de Aveiro?
ASNEIRA, E DA GROSSA!!

Anónimo disse...

Então um "social democrata dos 7 costados" "e de longa data" não é reconhecido pelos seus pares?
Não temos pena!

Anónimo disse...

Se o Dr. Alberto Souto não é candidato, lamentamos!
Mas que a escolha seja minimamente criteriosa é o que os Socialistas de Aveiro exigem! Chega de "importados" e "desconhecidos" sem ponta por onde se lhes pegue!!!

Anónimo disse...

O Dr. Alberto Souto não é candidato porque o P.S. Aveiro é uma "manta de retalhos" em que cada "retalho" se acha "o rei da comarca"! Esse é que é o problema!
É bom que, desta vez, o P.S. Aveiro aja com tato e sentido do que é realmente útil e necessário para Aveiro, porque há muitos Socialistas saturados das criancices do costume!

Anónimo disse...

Ribau - "o pendurado" - deve estar num pranto, mas... sempre em missão de chantagem com os mais fracos! Desta vez, calculamos que os alvos na mira, sejam mesmo os "pobres" dos presidentes das juntas de freguesia...
"Ossos do ofício"!
Calma! já falta pouco para a libertação do jugo!...

Anónimo disse...

Muito desejamos que a "certeza nº2" ainda possa ser reversível.

Anónimo disse...

Tudo o que Aveiro tem de "obra" o deve ao Dr. Souto. Curiosamente, essa obra que tanto, tantos atacam, serve de plataforma a todas as acções e eventos pelos seus detractores apontadas.

O Dr. Souto não é candidato é pena, pois é homem inteligente e bem formado e, com mais um mérito, com carreira profissional que lhe dá uma perspectiva da sociedade e das relações humanas bem diferente.

Quanto ao Messias das Gafanha (sem desprimor para aquela localidade) constitui a antítese das características necessárias para se ser líder, coisa que confunde com chefia distante.

Por isso, a primeira parte do post é má, a segunda é boa, potencialmente. Tudo o que possa contribuir para um afastamento da tipologia de autarcas messiânicos e ocos é bom para Aveiro.

Anónimo disse...

Obviamente que, no comentário das 11H56, se deve inverter a ordem das afirmações...

Anónimo disse...

Muitos lamentam que o Dr Alberto Souto não seja candidato, com ele teríamos FUTURO para Aveiro, mas compreende-se a sua posição depois do que determinadas freguesias fizeram quando deram oportunidade ao filósofo Élio Maia que de "poda política" pouco sabe ou nada, e visão muitíssimo curta, esteve à vista de todos o seu sentido pacóvio e paroquial!
Quanto ao actual "zootécnico" que vá bater a outra porta esperando que a nossa (Aveiro) esteja fechada para sempre!
De acordo, completamente, com o anónimo das 8.59 da tarde, seria a SALVAÇÃO do Concelho e CAPITAL do distrito!
S. Gonçalinho, Santo Casamenteiro e Padroeiro de Aveiro, bem que podia fazer o milagre de unir Alberto Souto ao Concelho!...
Queremos os nossos e não paraquedistas "estrangeiros" oportunistas!...

Anónimo disse...

Alberto Souto está queimado pela porcaria que fez. Nunca mais volta à câmara.

Anónimo disse...

Que toda a "porcaria" que se fez em Aveiro, fosse a que Alberto Souto "fez"!
Aveiro estaria MARAVILHOSO!

Anónimo disse...

Pois, Sr Anónimo das 2:30 da tarde, temos a dizer-lhe que, felizmente, e ao contrário do que afirma, são/somos muitos os Aveirenses que pensam/pensamos exatamente o oposto do que afirma, e que, tal como o Sr Anónimo das 12:38 da tarde, pensamos que, com ele,
1 - AVEIRO TERIA GARANTIDAMENTE UM FUTURO PROMISSOR e
2 - os nossos impostos - sempre no máximo (!), com, ou sem ele (!) - ao contrário do que agora vem acontecendo, garantidamente serviriam o objetivo maior que é o do Desenvolvimento de Aveiro.

Anónimo disse...

Paupérrimo o comentário das 2.30 da tarde!
Pelo menos podia ter explicado que "porcaria" foi essa mas que tanto foi aproveitada pelos seus incompetentes sucessores que não tiveram t..@..s para mais!...

Anónimo disse...

A bem de Aveiro, só desejo que o PS Aveiro pare para pensar e resolva de vez a candidatura à câmara municipal de Alberto Souto.

Anónimo disse...

Se quisermos ser intelectualmente honestos e, atenta a relação "obra produzida, gastos efetuados", não poderemos nunca concordar com a sua afirmação, Sr. Anónimo das 2: 30 da tarde!
a) Se apontamos só para os custos, então teremos de reconhecer que, tendo predominado os impostos no máximo, é extraordinário o que foi feito com A Souto e, totalmente insignificante, o que se produziu depois dele.
b) Se falamos do pagamento ou da amortização de dívidas antigas então, algumas dívidas antigas foram pagas por A Souto e, embora, alguma amortização tenha sido conseguida no penúltimo mandato, é indiscutível que, nada do que realmente era preciso, foi efetivamente feito no último duo de mandatos autárquicos. Mais, muito do que foi desleixado, implica um aumento significativo de custos.
c) Muito haveria a dizer sobre a oportunidade e o oportunismo do "arraial" feito nos últimos dois meses mas, a bem da dignificação geral da política e do debate e, em especial, do que se deseja que seja praticado em Aveiro, preferimos não ir ao âmago da questão e ignorar esse insulto à inteligência e à capacidade crítica dos Aveirenses.
POSTO ISTO, TUDO A FAVOR DA (RE)CANDIDATURA DE ALBERTO SOUTO! VENHA ELE! E JÁ!

Anónimo disse...

Quando se "queima" os que têm qualidade com calúnias só porque não são "fantoches" das teias do costume, está tudo dito!

Anónimo disse...

O P.S. Aveiro nunca mais tem rumo! ...
Esperemos que António Costa o ponha no trilho certo.

Anónimo disse...

Acabe-se com as divagações e
Força Alberto Souto!

Anónimo disse...

Venha Alberto Souto, com uma equipa de qualidade!

Anónimo disse...

O rumo do PS Aveiro só pode passar por ALBERTO SOUTO DE MIRANDA! O resto, nem "paisagem" é.

Anónimo disse...

Aveiro só poderá ter um Feliz Ano Novo, se se puder livrar definitivamente dos "fantasmas que pairam por cá" e se, definitivamente, puder haver uma luz ao fundo do túnel! E essa luz chama-se Candidatura de Alberto Souto à Câmara de Aveiro, com um programa à altura de Aveiro e da sua região, e uma equipa credenciada para o executar.
Esperemos que António Costa possa, com a sua mestria, pôr tudo no devido lugar para que o voto dos Aveirenses possa fazer o resto. Assim sendo, a vitória é certa!

Anónimo disse...

Certeza, certeza é que Alberto Souto é um candidato GANHADOR.

Anónimo disse...

E é a coligação PSD/CDS/PPM que tem rumo? Os tais que, há dois, a caminho de três mandatos consecutivos (sim, porque eu só acredito que mandaram o zoófilo à vida, quando vir o preto no branco!...) só trazem o pior para Aveiro???

Anónimo disse...

O Dr. Alberto Souto mudou Aveiro para muito melhor, mas também cometeu alguns erros, como ele bem saberá, porque é inteligente.

Pena é, por isso, que não tenha continuado. O mandato do Dr. Élio Maia, pessoa aliás intrínsecamente honesta, foi mau de mais.

Não será fácil por isso, para o PS, encontrar um candidato da mesma índole.

Talvez o atual Sr. Presidente do Bonsucesso, dinâmico e inteligente (Pedro Silva) e com formação em área com interesse para as funções a desempenhar.

Anónimo disse...

Pouco interessa saber quem não é candidato, eu também não sou, já era altura de saber quem é.

Anónimo disse...

Onde é que a relação qualidade dos empreendimentos/erros de Alberto Souto tem alguma comparação com a dos outros "pasmados"? Ou só se apontam os erros a quem é produtivo? Poupem-me!

Anónimo disse...

E, das duas, uma, ou temos um candidato GANHADOR - e, neste contexto, face ao currículo, o candidato só pode ser ALBERTO SOUTO - ou então, as eleições vão ser de um experimentalismo totalmente irresponsável para ocupar novatos, sem experiência governativa, ou desempregados da política, sem qualquer arcabouço para uma capital de distrito como Aveiro. Ponto!
Se, em Aveiro, os partidos, com as provas de irresponsabilidade, que deram no passado, e vêm dando ultimamente, em prol de UM FUTURO CREDÍVEL PARA AVEIRO, mais uma vez, voltarem a debochar, só merecerão da parte dos Aveirenses o maior dos REPÚDIOS e, no dia das eleições, o mais veemente dos PROTESTOS, EXPRESSO NO TOTAL ALHEAMENTO ÀS URNAS.
E é com proatividades destas, que querem conquistar a geração jovem, a tal que faz da resiliência o seu melhor lema!! Só desnorteados! Tristeza!!!!...

Anónimo disse...

Tão ou mais importante que o candidato, é o programa que se compromete a executar e, bem assim, a qualidade da equipa que irá colaborar com o candidato.
Se um dos fatores deste trio - programa, candidato, equipa - for tosco, o fiasco está garantido.

Anónimo disse...

É desta que os partidos têm duas alternativas:
1-Premeiam a qualidade;
2-Facilitam pela via da partidarite;
Na primeira, terão o reconhecimento segundo o mérito do candidato que apresentarem.
Na segunda, terão de resposta o facilitismo da abstenção sem contributo para a cota partidária, o mesmo é dizer, ficarão em casa.
Do que ouvimos, entre os nossos amigos, familiares, conhecidos, frequentadores do nosso espaço (público) de trabalho, no café, na praça, no mini mercado, na igreja, no centro de saúde, e em tantos outros espaços de encontro, desta vez, os habituais votantes estão de candeias às avessas com tudo e, já por causa de quase nada, do muito que lhes vem acontecendo e, muitos (a maior parte), começaram a encarar as eleições como "o grande momento do ajuste de contas" com a política oportunista e com os respetivos mentores políticos. Do que é dado observar, a coisa não vai ser nada bonita!...

Anónimo disse...

Alberto Souto de Miranda, O GRANDE.

Anónimo disse...

ALBERTO SOUTO DE MIRANDA, O GRANDE!

MERECE LETRAS MAIÚSCULAS!

Anónimo disse...

Merece SIM, Sr.s Anónimos das 9:37 manhã e 12:48 da tarde! INDISCUTIVELMENTE!
Se o P.S. soubesse o que deve fazer, ALBERTO SOUTO JÁ ERA (RE)CANDIDATO!
SEM SOMBRA DE DÚVIDA!!!

Anónimo disse...

Que o PS e o Dr Alberto Souto se entendam a tempo para que ele possa ser candidato a Aveiro é tudo o que desejamos por agora!
Que impere o discernimento!

Anónimo disse...

Agora, deu-lhe para dividir a coligação PSD/CDS/PPM forçando o CDS a avançar com o apoio que o PSD não lhe quis dar... como se os Aveirenses fossem fantoches manipuláveis!...
Se, também em Aveiro, o PSD for a reboque do CDS, será o seu fim! E Ribau Esteves não terá enterrado só Aveiro, como o fez durante todo o mandato, mas reduzirá a zero a força política que tem predominado em Aveiro.
Esperemos que, na política local, ainda prevaleça o bom senso a favor de Aveiro, e que caiam os forasteiros que tiverem que cair...

Anónimo disse...

Aveiro não precisa nem de estranhos, nem de deboche. Muito menos daqueles que se divertem a dividir as hostes para fazer prevalecer todo o tipo de os jogos em favor de mero poder pessoal.
FORÇA ALBERTO SOUTO! AVEIRO NÃO PODE SER MAIS INSTRUMENTALIZADO POR GENTE SEM ESCRÚPULOS.

Anónimo disse...

O Ribau está tanto à altura das suas responsabilidades, que até divide ostensivamente a coligação que o levou ao poder em Aveiro!!!
Como é que ele não há-de afundar Aveiro à força toda? Só pode!
Fora com o desorientado!
Força Vitor! Força Souto! O que os Aveirenses quiserem.
Força Aveiro! Já é tempo! Venha, de uma vez por todas, UM AVEIRENSE.

Anónimo disse...

o socrates de Aveiro

Anónimo disse...

Pelo menos, o Vítor não fazia 1/10 da bos...a que o "desorientado" ausente fez em matéria de transportes urbanos. Temos a certeza!
Por um motivo. Conhece Aveiro e os problemas práticos dos de Aveiro.

Anónimo disse...

É uma justa comparação. Alberto Souto deixou a Câmara de Aveiro num estado semelhante ao que José Sócrates deixou o país.

Anónimo disse...

Vitor Martins e Élio Maia "uvas" da mesma cepa, populistas quanto baste de hábitos caciquistas.
Aveiro PRECISA de um GESTOR de preferência AVEIRENSE, sério, competente, conhecedor dos problemas de Aveiro, com visão a fim de a erguer do fosso em que está, que respeite e dê DIGNIDADE ao Concelho, Autarquia, e seus colaboradores!...
Para mim só há um, ALBERTO SOUTO E MAIS NENHUM!

Anónimo disse...

Que venha o Dr. A. Souto, mas como líder estratégico da equipa porque, para gerir, no sentido literal do termo, precisamos de alguém, com muito curriculum na matéria, que integre a equipa, especificamente para o efeito. Mais! É determinante para o sucesso que o Dr. A. Souto possa vir a reunir, igualmente, outros elementos de cariz não partidário, mas muito informados e com história profissional nas restantes áreas da governação para que o desempenho prático não venha a ter as debilidades dos mandatos que têm passado por Aveiro. Não precisamos de muitos líderes/egos políticos. Só precisamos da excelência de liderança do Dr. A. Souto e de uma equipa articulada e pragmaticamente conhecedora das matérias da governação. Em suma, só precisamos de uma equipa credível e muito eficaz na resolução direta e concreta das questões que interessam a Aveiro e aos Aveirenses.

Anónimo disse...

Tudo que temos hoje é legado do Dr. Alberto Souto de Miranda, foram 10 anos de desperdício com a coligação PSD/CDS, que nada fizeram a não ser aumentar a divida sem obra.

Anónimo disse...

É isso mesmo!
Aveiro precisa - e muito! - do Dr. Alberto Souto, como LIDER da Câmara Municipal de Aveiro.
Mas o problema não se esgota aí!
Aveiro precisa também de uma equipa multidisciplinar credível de vereadores, que não venham só dos "colégios partidários", ou dos sucessivos "cargos" que a política proporciona aos filiados dos partidos do poder, mas sim, de vidas profissionais ativas (incluindo, obviamente, da área económico-financeira), exigentes e muito produtivas, para que possam constituir um executivo competente e eficaz sob a excelente liderança do Dr. A. Souto.
Isso, sim, era o que deveria estar na agenda política, neste momento, em Aveiro!

Anónimo disse...

"Tudo o que temos hoje é legado do Dr. Alberto Souto de Miranda"
Em parte, sim, mas não só, porque muito da cidade e das aldeias do concelho de Aveiro foi desenvolvido antes.
Ainda não há muito tempo, foi noticiada a grande afluência de pessoas ao funeral do ex Presidente da Câmara (que há vários anos já não exercia o cargo) Dr. Girão Pereira e também a "enorme ovação" com que o brindaram, na praça da câmara e, a propósito do seu falecimento, bastante comentada a amplitude do seu legado.
A cada um o seu devido legado!
O pior é quando passam, e não deixam nada...

Anónimo disse...

Não é absolutamente verdade Sr. Anónimo das 6:07 da tarde!
Sr Anónimo, se quer dizer que, "de tuto o que temos hoje", entre os Presidentes de câmara ainda vivos, só ao Dr. Alberto Souto devemos agradecimentos. Concordamos.
Porém, em abono da verdade histórica, devemos clarificar que, antes dele, muito foi feito, e muito devido ao Dr. Girão Pereira (falecido o ano passado). Dos muitos registos existentes, pelo menos, o desenvolvimento de todas as urbanizações novas posteriores à década de 60, o desenvolvimento da rede viária, incluindo a construção de muitas pontes e passagens desniveladas (são mesmo muito interessantes os registos sobre o debate público a propósito da primeira, a de Esgueira) e criação ou extensão das redes de infraestruturação a todo o concelho (transportes urbanos municipais, abastecimento de água, saneamento, eletricidade e iluminação pública, de ecopontos e recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos, de arborização e parques verdes urbanos (onde aparece pela primeira vez a rede de parques infantis), beneficiações diversas na rede ferroviária e também os terminais ferroviário e o rodoviário), a regularização do nível da água nos canais urbanos da ria, várias dragagens da mesma, e diversas obras nas respetivas margens, mas também a construção e reformulação de muitos equipamentos de diferentes tipos (infantis, escolares, culturais, sociais, de saúde, da administração, de abastecimento, de exposições e promoção de Aveiro, etc) e o mais importante, a criação da Universidade de Aveiro e a instalação e integração urbana do seu campus universitário. Pelo menos!

Anónimo disse...

Só Ribau nada deixa de "seu" em Aveiro!

Barba azul disse...

Vejo isto a partir de fora, não vivo em Aveiro - embora tenha Aveiro no coração, por ligação familiar. Na maior parte dos comentários vejo pouca racionalidade e muito partidarismo. Algumas notas: 1º - Não tenho dados para avaliar a acção do Engº Ribau, de facto; mas duvido que possa ser tão má como se conclui pelos comentários. 2º - Também tenho ideia do Dr. Alberto Souto como pessoa capaz e empreendedora; mas acho injusto e desleal fazer comparações entre ele e os seguintes PCM, que exerceram o cargo em período de muito menos abundância de dinheiro; 3º - Tal como acho que desconsiderar a dívida pública que deixou e o contrapeso que esse fardo significou para os herdeiros, nomeadamente pelo desvio de verbas que poderiam ser usadas em obra nova, só pode ter justificação em parcialidade partidária; 4º - Não obstante o ponto anterior, não me custa conceder que o Dr. Alberto Souto possa eventualmente ser pessoa com mais ampla visão como autarca do que os sucessores; mas há obvia intenção partidária e exagero nos elogios, reivindicando para ele tudo o que há de bom em Aveiro, fazendo de conta que não houve um antes, como estes últimos comentários falando do Dr. Girão Pereira desmascaram; 5º - Muitos dos comentários falam com algum sarcasmo dum "messias" de que não precisam - que penso se referem ao Engº Ribau? Mas "messianismo", com pendor sebastianista, parece-me mais ser esta unanimidade nos apelos ao Dr. Alberto Souto; Aveiro não produzirá mais ninguém competente, para lá do Dr. Alberto Souto?! O que diria José Estêvão sobre a vitalidade da sua cidade, se cá voltasse... 6º - Visto de fora, esta discussão em Aveiro contra os de fora, os não Aveirenses - mais uma vez, o Engº Ribau - parece um bocado ridícula. Sobretudo, quando percebemos que Ílhavo é aí ao lado... Lisboa não tem agora um PCM nado e criado no Porto? Outra coisa diferente, e de que também não gosto, é a dança partidária de candidatos, que por já não se poderem candidatar no munícipio que lideraram, vão para outro. Embora, se isso acontece, é em casos em que a competência na gestão daquele primeiro ficou demonstrada, como no caso do Engº Ribau em ílhavo.

Anónimo disse...

Estimado Barba-azul, para quem vê de fora, conjectura muito.

Conjectura-se, então, com base no seu modelo, que não esteve nem está próximo das duas formas de governar nem das duas formas de estar.

É pena, receia-se que tenha perdido uma boa oportunidade de não gastar o teclado.

Anónimo disse...

Primeiro, e começando pelo fim, a dança do importado candidato Ribau Esteves não aconteceu em Aveiro pela competência demonstrada em Ílhavo, mas simplesmente porque:
1 - lá (onde deixou uma monumental dívida, sinónimo de tudo, menos de competência), ele não podia recandidatar-se!
2 - no atual sistema político, a comunidade não escolhe o melhor entre os melhores, mas sim, o que melhor se embrenha em driblar as questiúnculas partidárias e, depois, fingindo tudo quanto pode, melhor mente aos eleitores!
Depois, Ribau Esteves (e não Eng., porque de Engenheiro, nada lhe conhecemos, muito pelo contrário!) não é nenhuma "vítima" por ser de fora, mas simplesmente por ser um Oportunista de fora, que é coisa bem diferente!
E a prova de que em Aveiro, não se discriminam os de fora, é o facto de uma grande percentagem da população residente ter origem externa ao concelho, ao distrito, à região, e até, ao país.
Mais! A prova de que Aveiro até é reconhecido aos de fora, incluindo políticos, está, por exemplo, no grande aplauso dado pelos Aveirenses, no dia do seu funeral, ao seu Presidente da Câmara com maior longevidade no cargo, sufragada diretamente pelos Aveirenses emsucessivas maiorias absolutas - o Dr. Girão Pereira, QUE NÃO ERA DE AVEIRO!
É que o problema, para os Aveirenses - sejam eles de Aveiro ou amantes de Aveiro - está só naquele fator maior agregador que é a Alma Aveirense, esse sentimento genuíno de quem ama verdadeiramente Aveiro, se empenha arduamente por ele, e não, de quem, pairando por cá, acha que basta beber uns copos (às vezes, penosamente, a mais!...), atirar uns foguetes, bater palmas (de oportunidade e oportunismo) ao São Gonçalinho e insultar uns e outros (tal como o fazia, sistematicamente, a respeito de Aveiro, antes de andar por cá...).
O problema é algo de muito mais profundo, que só a genuinidade da ALMA AVEIRENSE pode compreender e integrar!
Por fim, falar da dívida pública de Aveiro e esquecer a que Ribau Esteves deixou em Ílhavo (compare-se os factos! E neste caso, os níveis da obra deixada por um e por outro e os custos relativos de ambas!), só pode ser quase cobardia intelectual, exatamente, do mesmo "jornalismo" "amigo" que, na última campanha autárquica, se deu ao trabalho dos mais rasgados "elogios", pseudo "imparciais", também de quem estaria pretensamente distante mas, afinal, tão próximo do "Despedido político de Ílhavo"! Elogios exatamente àquele que, apesar da curta distância existente entre Aveiro e Ílhavo a todos os níveis, sempre alimentou publicamente, e em importantes eventos institucionais (que a bem do ecosistema de Aveiro, muito justificariam o contrário!) uma rivalidade bacoca com a qual sempre pretendeu alimentar uma ascensão política. A sua! Este é que é o exato ponto da questão... e das cumplicidades mais que veladas! O que vai muito para além das vontades dos grupos, mas se esconde nas cumplicidades que os elos pessoais podem assegurar, encobrir e camuflar!...
Certo, Sr Anónimo das 3:01 da tarde???

Anónimo disse...

O Sr. Anónimo das 3:01 só pode ser um amigo invisual surdo "do peito" daquele que jamais merecerá a presidência da Câmara de Aveiro! Lamentamos por si, que ele, pela sua incompetência e por tudo o que tem pisado por cá, nem a nossa pena merece!
Aveiro merece, no mínimo, Dignidade!

Barba azul disse...

Estimado Anónimo

Lamento não lhe ter agradado, porque a sua opinião é muito importante para mim.
Mas, vá lá: pelo menos fico com a satisfação de lhe ter sido útil para exercitar o sarcasmo e a ironia : )

Anónimo disse...

Em síntese, discutida a amplitude da eficácia (ou da falta dela) dos diferentes mandatos autárquicos que passaram por Aveiro, o que importa mesmo - como bem disseram os Srs Anónimos das 12:08 e das 5:38 da tarde - é que, agora, passe a estar de forma muito exigente, na agenda política, a escolha da MELHOR LIDERANÇA E DA MELHOR EQUIPA PARA GOVERNAR AVEIRO, NO FUTURO. GENTE COM ALMA, GARRA E AMOR A AVEIRO... E, UMA HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA DE VIDA COM MUITA QUALIDADE.
CHEGA DE MERCENÁRIOS IMPORTADOS, INCLUINDO OS DESPEDIDOS E REFORMADOS POLÍTICOS!

Anónimo disse...

As verdades são para "encaixar" e não para "exercitar o sarcasmo e a ironia"!
Ao Snr Anónimo/a das 4:06 da tarde só se pode agradecer e apoiar toda a exposição feita relativamente a uma situação que incomoda, há anos, muitos Aveirenses, os verdadeiros, que querem Aveiro no topo e não no fundo do poço!
Porque a sensação de falta de respeito é tão grande, repito o que foi dito às 12.39 da tarde:
Aveiro merece, no mínimo, DIGNIDADE!

Barba azul disse...

Caros Anónimos das 4:06 e 12:39,começo por lhes pedir que acreditem que estou imbuído de boa vontade, na minha intervenção. Depois, dizer-lhes que sem dúvida os Srs. estão certamente melhor posicionados do que eu para avaliar a atuação e resultados do Engº Ribau na presidência da CMA. Mas que me parece que a V. opinião possa estar de algum modo inflamada pela paixão que o assunto lhes desperta - diz-lhes certamente mais próximamente do que a mim - levando a alguma injustiça / excesso na apreciação negativa. Dizer-lhes também que de facto conheço o Engº Ribau; fomos contemporâneos na UTAD. Não sendo o que se pode dizer amigos, é verdade que o estimo, une-nos aquela camaradagem da universidade. Digo isto claramente, porque me parece estarem a acusar de apoio encapotado. Não tenho qq interesse nisso, nem o Engº Ribau (é-o, posso testemunhar :)) imagina que estou aqui a escrever. Tal como, mais distantemente, também conheci o Dr. Souto, em criança, na Costa Nova (ele mais velho do que eu). Por fim, dizer que se, conhecendo-o, o imagino com virtudes (como disse, suspeito que o calor político os leva a exagerar nesse campo e quanto à qualidade da obra que deixa), também percebo que possa ter caído em tentações (reprováveis) de provocações políticas e/ou bairristas. Pelo seu feitio "combativo" : )
Bem-Hajam e que as próximas eleições possam trazer um excelente PCMA!

Anónimo disse...

Assim, está melhor, Sr Anónimo das 3:58!
Concordamos que, na análise da situação podem estar aqui em confronto dois tipos de subjetividade.
Por um lado, a que decorre do confronto entre um sentimento de profundo apego e pertença a Aveiro e o que resulta agravado pelo facto de aqui viver na constatação diária e permanente do mais anacrónico e regressivo estado a que, tudo, em geral, e cada parcela, em especial, chegou, em Aveiro, por força do mais evidente alheamento e da mais irritante e provocadora inoperância, tudo plasmado num alargado conjunto de graves omissões e sucessivos erros, sistematicamente relegados pela triagem de um ego predominante toldado por um deslumbramento tão exacerbado quanto incapaz de atender ou bem velar pelo bem público de Aveiro.
Por outro, a subjetividade que, por ser escudada numa base normalmente genuína e prontamente solidária - a das boas memórias de uma juventude estudantil partilhada com alegria e cumplicidade - agora prima certamente por um distanciamento maior da realidade que, os novos tempos, as suas problemáticas e enquadramentos e as inerentes exigências condicionam, e mais acentuam, quando está em causa o bem público e a missão de o priorizar a todo o custo.
Certo é que não está, nem nunca estará em causa, a pessoa Ribau Esteves ou a sua vida pessoal, mas sempre, e só - enquanto for presidente da câmara de Aveiro - a (in)dignidade com que trata a intocável memória histórica e patrimonial ou o bom nome e promoção de Aveiro, e o nível de empenho e honestidade intelectual com que (não) trabalha pelo desenvolvimento estratégico e urbano de Aveiro e pela resolução eficiente e atempada de tudo o que subjaz ao bem estar dos Aveirenses!
Em síntese, acabamos a concordar no que mais importa para o Futuro de Aveiro, e faço minhas as suas palavras:
"Que as próximas eleições possam trazer um excelente PCMA!"
Mais acrescentaria, tal como aqui, e na praça pública, muito tenho visto afirmado:
"E que os partidos se esforcem por entender as necessidades inerentes ao futuro e ao progresso de Aveiro e às justas aspirações da grande maioria dos Aveirenses e, para o efeito, não regateiem quaisquer esforços no sentido de conseguirem concretizar as melhores propostas para o programa de desenvolvimento de Aveiro e para a sua liderança e governo municipal!"

Anónimo disse...

Para a ignorância e irresponsabilidade da Concelhia de Aveiro do PS, tanto faz propor Alberto Souto, como Gil Nadais!?!
Apresentados COMO ALTERNATIVAS, EM PÉ DE IGUALDADE?!?
Lol
Só pode estar a brincar com coisas muito sérias!
Como se a capacidade e o nível de um tivessem alguma comparação com os do outro!
Se a imagem ajudar, é qualquer coisa como comparar A QUALIDADE DO MELHOR DOS VINHOS, COM A DO PAPEL RECICLADO DE UM QUALQUER BANAL RÓTULO DE GARRAFA DE VINHO,... ou, popularmente falando, o ... com a "feira da Palhaça"!...
Valha-nos a protecção de São Gonçalinho!

Anónimo disse...

Alberto Souto afirmou ontem que deixou o Banco Europeu de Investimento - onde trabalhava há 10 anos - para se dedicar a "novos projectos..."
Será que, como tanto se desejava em Aveiro, foi mesmo desta que António Costa resolveu dar uma ajudinha a esse magnífico projeto que é a (re)conquista de Aveiro para o restabelecimento da normalidade do seu progresso?
Já não era sem tempo!

Anónimo disse...

Se o PS insistir em propor Gil Nadais para a câmara de Aveiro,
levará uma abada igual à do PSD, se insistir em Ribau Esteves.
E nem um, nem o outro se levantarão mais em Aveiro. Ponto !!

Anónimo disse...

Em Aveiro, todos desejamos "um excelente PCMA", não um "despedido político" de outra qualquer Câmara, seja ela qual for, e seja qual for o partido proponente. Nada mais a dizer.

Anónimo disse...

Haja toda a qualidade na escolha desse PCMA!

Anónimo disse...

Os Aveirenses querem Alberto Souto como Presidente da Câmara e não como Presidente da Assembleia Municipal com um qualquer político importado (despedido de outra câmara, leia-se, Gil Nadais) a ele atrelado como candidato a presidente da câmara de Aveiro.
Que fique bem claro, do que se vai ouvindo, os Aveirenses não suportam mais gentinha de outras paragens! Nem de forma camuflada!
Os Aveirenses estão saturados de FARSAS!!!

Anónimo disse...

ao senhor (a) anónimo (a) 12:39 da tarde:

Magnífico texto mas, não concordo muito, quando afirma "Certo é que não está, nem nunca estará em causa, a pessoa Ribau Esteves". Está, sim, e estará sempre em causa - esse é o cerne do problema - pois é da tipologia de personalidade que advêm todas as asneiras em termos de governação.

O chefe: Julga-se o comandante de pessoas, impõe ordens e é autoritário. Centraliza o poder tendo em conta um só objetivo, o lucro. Os chefes são temidos e não respeitados, os funcionários geralmente são pessoas que não se sentem à vontade para reportar problemas e muito menos pedir conselhos. O chefe vê seus funcionários como subordinados que devem seguir suas ordens da maneira única, a que ele acha mais eficaz, sem pensar no Bem comum. O chefe nunca incentiva ou motiva, já que acha que realizar um trabalho excelente é dever do funcionário e, quando isso não ocorre, ele faz questão de apontar os erros. O chefe responsabiliza a sua equipe quando algo não corre bem e exibe-se quando um objetivo é alcançado. O chefe, muitas vezes, é vingativo.

O líder: Conduz as pessoas inspirando-as. É conhecido por ser um motivador da sua equipa, mostrando o rumo coletivo. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados pelos funcionários, e o respeito têm muito mais de eficiência do que de medo. O líder persegue não só os resultados, mas a melhor maneira de os alcançar para todos, já que não vê o poder como algo centralizado, mas sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma afirmar que tem subordinados, nem denegrir publicamente os funcionários. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas. Ele procura trazer o melhor de cada um à tona, seriamente, e valoriza os indivíduos, respeitando as suas dificuldades e trabalhando junto com todos para ajudar a superar os problemas. O líder divide os louros com todos, não se pavoneando quando algo é alcançado. O líder jamais hostiliza colaboradores nem cria um clima de medo. O líder é carismático.

Algumas pessoas são líderes natos, outras, por vezes aprendem e cultivam-se. Outras há, porém e infelizmente, que jamais poderão ser líderes.

O actual edil está entre a segunda e a terceira categorias.

Anónimo disse...

Ele é tão egocêntrico, que até quer impor-se a toda a estrutura do P.S.D. depois de, sem olhar a consequências para o partido que dizia ser "seu", se ter borrifado nele para se "prostituir" aos interesses circunstanciais do C.D.S.!
No mínimo, merecia um belo processo interno, até porque já fez outras semelhantes.
Ele nem é líder inato, nem aprendeu nada sobre liderança, jamais terá estofo de Líder Político de Aveiro, e ainda há-de rebentar com o P.S.D. em toda a linha!...

Anónimo disse...

Terceira certeza!

Depois de ter afirmado:
"Mesmo nós, homens de partido, estamos fartos de partidarite. Oxalá os partidos se curem, porque a democracia precisa de partidos arejados, sem sindicatos de voto, de gente que paga quotas uns aos outros para instrumentalizar outros. Vamos governar a nossa terra, é o nosso compromisso. E vamos governar de forma radicalmente diferente de pessoas do nosso próprio partido",
Ribau Esteves - o grande "arauto da partidarite" - num acesso gravíssimo de bipolaridade, aceita em primeira mão o apoio de um partido diferente do "seu", radicaliza e insulta os partidos (e, especialmente, o que o albergou anos a fio!) por, segundo ele, estarem doentes de "partidarite", instrumentalizados, com falta de arejamento democrático, ... desgovernados, etc, etc. O tal que, nem do simples governo da gestão corrente da câmara de Aveiro soube cuidar, "quer agora governar de forma radicalmente diferente" por contraponto ao desgoverno que aponta aos do seu partido!
Que lata!

Agora, é oficial! Ribau sofre de bipolaridade política e é objecto contestante de instrumentalização por desgoverno partidário!
E o que é que o P.S.D. espera, para pôr semelhante desgovernado mental/verborreico a arejar democraticamente?
Lol

Barba azul disse...

Estou espantado com o que por aqui leio do Ribau! Ando muito afastado da vida política de Aveiro, não tenho informação para validar ou contrariar o que por aqui leio. Mas custa-me a crer que alguém possa ser tão mau e incompetente como o pintam aqui alguns comentadores! Como se costuma dizer, até um relógio parado acerta nas horas duas vezes por dia: acho que para ser assim tão mau, teria que o ser intencionalmente, há coisas que vão por elas mesmas.
Ao anónimo da 6:12: como disse acima, não tenho conhecimento dos factos da vida política e camarária de Aveiro para confirmar ou refutar o que diz sobre o Ribau relativamente ao seu comportamento para com o PSD, e se é de facto incongruente com o que afirmou. Mas se de facto disse "Oxalá os partidos se curem, porque a democracia precisa de partidos arejados, sem sindicatos de voto, de gente que paga quotas uns aos outros para instrumentalizar outros.", deixe que lhe diga que lhe dou toda a razão nessa afirmação. Não será um eventual comportamento seu de "olhem para o que eu digo e não para o que eu faço" que tira a verdade a essa frase. Atualmente, a qualidade dos membros de destaque nos grandes partidos é baixíssima! Olha-se e não se vê "um homem"! Tudo carreiristas políticos e sem qualidade intelectual, académica; sem sentido de estado e sem visão para o bem coletivo!

Anónimo disse...

O Ribau, no desmando autocrático em que tem andado, agora, até ao insulto à estrutura do PSD chega!... mas nada se passa em defesa de Aveiro!...
Não façam nada, não, e vão ver o resultado! Vai de péssimo a pior!

Anónimo disse...

Em Aveiro há "um elefante a atravancar, no meio da sala" e "pendurado em tudo o que mexe"..
Tragam a grua!
Lol

Anónimo disse...

No no Ranking do Índice de Transparência Municipal - o índice que mede o grau de transparência com base na análise da informação disponibilizada aos cidadãos pelos Municípios nos seus web sites, ponderada segundo 76 indicadores agrupados em 7 dimensões - entre os 308 Municípios de Portugal, Aveiro (que vem descendo no ranking) - ocupa agora o 286* lugar.
Portanto, no conjunto dos 308 em que o último dos Municípios é 14 vezes pior que o primeiro, Aveiro é 13 vezes pior que o primeiro!
Está tudo dito! Igual, na informação digital e no espaço real! Na transparência, como na acção! Na substância, como na circunstância. Sempre na mesma, ou de mal a pior!
Mas, como diria Alexandre Herculano,
"É o progresso das ideias que traz as reformas, e não o progresso dos males públicos quem as torna inevitáveis".
Por isso, acreditamos que ainda há ESPERANÇA PARA AVEIRO!
FORÇA AVEIRO!!!
... E, façamos nossa, a determinação de B. Obama, "YES, WE CAN!"

Anónimo disse...

Sejamos (intelectualmente) honestos!
É Ribau Esteves algum exemplo de político "com qualidade intelectual ou académica", com "sentido de estado e visão para o bem coletivo" de AVEIRO?
Só pode estar a brincar, Sr Anónimo das 10:10 da manhã! Ou não conhece mesmo a história do desenvolvimento de AVEIRO!...

Anónimo disse...

A Câmara de Alfândega da Fé (Alto Trás-os-Montes ou Nordeste Transmontano) ocupa o primeiro lugar em transparência municipal!

Assim. sim!...

Anónimo disse...

O caro Barba Azul tem mesmo de "vir" a Aveiro, andar por "cá" e conversar muito com "os de Aveiro" (se ainda conseguir encontrar alguém, com paciência, que acredite que se está mesmo a interessar pelos de "cá"). Só isso!

Anónimo disse...

CONTINUA A PRETENSA INEVITABILIDADE DE MAIS UM PARAQUEDISTA DA POLÍTICA DESTINADO A AVEIRO, AGORA DA LAVRA, SEM VERGONHA, DE OUTRO PARTIDO POLÍTICO!
É DEMAIS!
JÁ NOS CHEGOU A DESGRAÇA QUE ESTÁ.
NEM MAIS UM PARAQUEDISTA PARA AVEIRO!
CHEGA DE INSULTO A AVEIRO E AOS AVEIRENSES!
HAJA R E S P E I T O !!!!!

Anónimo disse...

Sim, Força Aveiro!
Sim, nós, em Aveiro, podemos ser muito melhores!...
Também em matéria de Turismo! E com muito menos bazófia, mas com muito mais capacidade crítica, sentido de liderança e eficiência!
Sim, nós podemos ser muito melhores! Até no Turismo!
Nós podemos ter turismo qualificado, e não esta parvoice que vai por cá!...
Quando mais não se sabe, basta seguir os bons exemplos e ancorar estrategicamente onde há mais valia com substância e boas condições para estabelecer parcerias.
Por exemplo, no Porto, que, mais uma vez, e sem precisar da votação dos Portugueses, foi "Escolha unânime" como "Melhor Destino da Europa"!
E nós aqui tão perto!... A menos de 1 hora de distância... e com tanta incompetência demonstrada!...

Anónimo disse...

"Ovar, Estarreja e Murtosa têm concertado posições nos últimos meses, em torno de projetos e interesses comuns. As três autarquias, todas lideradas por presidentes eleitos pelo PSD,...
... discutiram, por exemplo, a ideia de criar um centro interpretativo ligado à carpintaria naval. O esboço do projeto dos três concelhos banhados pelas ria de Aveiro prevê um núcleo "com vários pólos" a gerir "em parceria". A carpintaria naval é uma arte que importa preservar, especialmente no que toca a embarcações tradicionais da laguna, sejam moliceiros, bateiras de pesca ou barcos de recreio..."
Esta é a notícia.
Aveiro é o centro da Ria de Aveiro, o desejável centro nevrálgico da abordagem a todo o tipo de problemáticas relacionadas com a Ria, e a este em particular.
Aveiro é a capital do distrito de Aveiro e da C.I.R.A..
Onde está ou onde tem estado, em tudo, em geral, e nesta matéria, em particular, a "liderança" do Presidente da Câmara de Aveiro que, por acaso, é também o Presidente da C.I.R.A.?

Anónimo disse...

Confirma-se, pelo que veio a público ontem dia 10, e com MUITA PENA e ENORME LAMENTO que o Dr. Alberto Souto está definitivamente fora da "corrida" às autárquicas!
"Gil Nadais pondera o convite do PS Aveiro", esta frase diz tudo!...
Lá se vai a hipótese de Alguém Aveirense levar o Concelho a bom porto!
Estamos condenados a "pára-quedistas"!

Anónimo disse...

Só estamos condenados aos paraquedistas que os partidos nos querem impôr - para lhes garantirem a "continuidade" do "TACHO" - se nós votarmos neles.
FORA OS PARA-QUEDISTAS!
SEJAM DE QUE PARTIDO FOREM!
FORA! FORA! FORA!
MIL VEZES, FORA!

Anónimo disse...

A confirmar-se o convite do PS Aveiro a mais esse estrangeiro, que está na condição de desempregedo em Águeda, o PS Aveiro não terá mais moral para levantar um só dedo que seja contra as sacanices do Ribau.
Que pouca sorte Aveiro vem tendo com as estruturas partidárias e com toda a porcaria que propõem!
Incompetentes, desleixadas e mais do que levianas é o que são!

Anónimo disse...

Não bastava Aveiro ser traído pelo PSD e pelo CDS, mas agora também pelo PS!
Pasmemos!
OS TRÊS PARTIDOS PENSAM QUE OS AVEIRENSES SÃO TODOS, MAS TODOS, UNS GRANDECÍSSIMOS INCOMPETENTES!!!
E o que pensam os Aveirenses deles?

Anónimo disse...

A confirmar-se o convite do PS Aveiro a mais esse estrangeiro, que está na condição de desempregedo em Águeda, o PS Aveiro não terá mais moral para levantar um só dedo que seja contra as sacanices do Ribau.
Que pouca sorte Aveiro vem tendo com as estruturas partidárias e com toda a porcaria que propõem!
Incompetentes, desleixadas e mais do que levianas é o que são!

Anónimo disse...

Se o Dr Alberto Souto não for candidato à C M Aveiro, só pode ser porque o PS Aveiro prima pela suprema incompetência.
Mas se se confirmar que o PS Aveiro foi além da incompetência, ao ponto de convidar mais um mercenário (Gil Nadais de Águeda) para repetir a asneira em Aveiro, então podemos concluir que, se a desastrosa experiência em curso em Aveiro, não foi suficiente para o PS Aveiro, então é porque é também, para além de completamente destituído de senso e de sensibilidade política, absolutamente antiético e mortalmente irresponsável!

Anónimo disse...

Será que não há ainda uma última hipótese responsável de o Dr António Costa poder interferir por AVEIRO no sentido de o Dr. Alberto Souto aceitar ser candidato por Aveiro e com uma equipa da sua escolha? Pergunto, porque nem quero acreditar que com tantos bons profissionais de carácter em Aveiro, se põe sequer, a hipótese de convidar alguém de fora e ainda por cima igual ao problema que já temos! Nem quero acreditar!...
Não posso!