segunda-feira, janeiro 02, 2017

Por acabar

A rua já foi aberta ao público, ou seja, devia estar tudo num «brinco»...mas não está, O passeio, junto ao edifício Corticeiro, está simplesmente em terra. Literalmente por fazer. Porque é que as coisas têm que ser assim? E quanto tempo vai ser preciso para termos o passeio feito?

23 comentários:

Anónimo disse...

Farsas à Ribau! Os comerciantes e transeuntes (incluindo os turistas) que se lix... m!!!
Só interessam como propaganda! É só para isso que lhe serve o DINHEIRO PÚBLICO!!
O costume!! Nada de novo!!

Anónimo disse...

... e lá mais abaixo junto à Avenida está igual. Houve pressa por causa do Natal e dos comerciantes, o que se percebe, mas tem de haver mais cuidado. Esperemos que acabem as obras nos próximos dias

Queria voltar a deixar/reiterar algumas sugestões ao Presidente José Agostinho:

- Articule-se por favor com os grafitters da nossa cidade, haverá certamente quem os conheça, e firme um pacto ético/de honra com os seus representantes, reconhecendo-lhes valor estético e artístico, nalguns casos até valorizando a cidade mas fazendo com que os mesmos aceitem limites: não é por exemplo aceitável, entre outros exemplos, que as escadas junto ao Hotel meliã, recentemente pintadas estejam outra vez grafitadas, quando este espaço é já uma imagem de marca da cidade. Qualquer dia vão os ovos moles gigantes, que por serem brancos estão ali à mão. A cidade vai ficando feia e terceiro mundista. Este entendimento sobre espaços "não grafitáveis" deveria ser firmado como pacto de honra;
- As rotundas do acesso às agras/esgueira/barrocas continuam por arranjar: é assim um investimento tão grande?
- Arranje por favor as ervas dos separadores da nova avenida das agras; trata-se de uma nova entrada da cidade; atualmente a imagem é muito má;
- Se não for possível sinalizar as passadeiras com pintura prévia a vermelho, como fizeram na forca junto ao bom dia (e como deveriam em todas as passadeiras de maior risco), ao menos iluminem as mesmas: de noite o perigo aumenta;
- Olhe para as (antigas) piscinas (municipais) e do beira-mar e tente salvar aquele espaço promovendo um complexo aquático como Aveiro merece: temos nos nossos clubes atletas campeões nacionais e seremos possivelmente o concelho do distrito com piores piscinas, sendo impossível realizar aqui provas, de nível regional que seja; Aveiro ficar-lhe-ia eternamente em dívida;
- O policiamento em Aveiro continua a ser inexistente. Vi no passado fim de semana dois polícias no Forum, pensei tratar-se de uma miragem;
- Aveiro tem de insistir no alargamento da via que dá acesso ao nó da A1, que aliás serve também o concelho de Ílhavo. Não é um acesso condigno para servir mais de 100.000 habitantes.
- A antiga muralha de Aveiro que suporta as vivendas do bairro Álvaro Sampaio (junto ao José Estêvão) dá, nas suas um aspeto desolador quando vista dos canais, feio mesmo. Desconhecendo se se trata de património "não intervencionável", valeria a pena fazer um estudo urbanístico que permitisse tapar aquela zona: sugeria a criação de uns espigões para suportar plantas em cascata.
- Seria tempo de apresentar novos planos de pormenor para a cidade nascente Agras/barrocas para as avenidas/traseiras da estação; para já só se conhece a urbanização que a civil ria está a desenvolver junto ao Bom Dia . Seria importante saber por exemplo se vamos ter ciclo vias e "zonas-verdes" tampão;
- A escola básica das Barrocas precisa de uma grande intervenção; é provavelmente a pior escola da cidade e do concelho;
- O Sr. Presidente falou numa intervenção na Avenida e nos estudos então feitos pela Universidade. Seria importante por qual das 3 alternativas se vai avançar e não deixar de ouvir os vários parceiros sociais;
- Seria igualmente importante perceber qual a visão do Sr. Presidente para ligar as freguesias de São Bernardo, Sta. Joana e Aradas (já não falo em esgueira, porque aí a contiguidade é natural) ao centro da cidade;

Anónimo disse...

1 - Veja-se há quantos meses está fechada (para recuperação) a penúltima ponte do Parque da Fonte Nova!
Será que dos gabinetes do mister presidente e sua vereação ela não é visível? Não incomoda o desmazelo da "empresa" a quem foi adjudicada a obra?
O mister presidente entra e sai no Centro de Congressos sem olhar para nada de nada?
2 - Na Rua José Estevão uma situação me intrigou após as longas demoras das obras:
Para que servirão os dois pequenos passeios de cimento no meio da calçada à portuguesa que dão passagem da rua lateral da Biblioteca Municipal para a outra da antiga Ourivesaria Vilar?
3 - Ao recuperarem as pontes do Canal Central teria sido muito oneroso para a Câmara colocar a pedra que o snr Élio Maia destruiu com a ideia diabólica de levantar as pontes?
Será que com cimento ficam mais atractivas para os Aveirenses e turistas?
4 - Porque foi retirado do mesmo Parque o fontanário original e substituído por um que deve ter vindo do tempo dos afonsinos, pergunta-se, onde para o fontanário?
5 - Onde estará metade do Parque Infantil (oferecido pela Junta da Vera-Cruz) inaugurado com toda a pompa e circunstância pelo snr Élio Maia e reduzido no mandato actual?
Ui, ui quantas perguntas sem resposta se fossemos a aprofundar o que vai por esse concelho fora!...

Anónimo disse...

Se os funcionários da câmara perdessem o medo, muito mais se saberia!
Bem fariam - em benefício de Aveiro - se ousassem falar agora, que é o momento certo!

Anónimo disse...

Os Srs Anónimos das 6:17 e 7:00 da tarde mais não fazem do que bem pôr à evidência a certeza, que todos temos, de que o zoófilo nunca percorreu Aveiro. E trata-se apenas de uma pequena amostra!...

Anónimo disse...

As pontes e consequente arquitectura original (por sinal bem bonita) foram destruídas para servir os moliceiros voadores.

Tudo se curva ao turismo rasca e empreendedores da treta.

Já agora, ainda falta inaugurar a ponte jibóia e o jardim zoófilo das piscinas do Beira-mar.

Anónimo disse...

já recomeçaram a colocar os passeios ...

A propósito das piscinas municipais que Aveiro não tem, sendo praticamente o único concelho do distrito nessa condição ...
"O presidente do Clube dos Galitos fala em “orgulho” por mais um ano de atividade num cenário de crise económica como “realidade contínua” em que manter os ativos em bom estado é a grande conquista.

“Não basta dizermos com orgulho que temos isto ou aquilo, é preciso fazê-lo perdurar no tempo com rentabilidade. Temos de procurar meios financeiros diversos dos tradicionais para provirmos este objetivo”.

E sobre o poder autárquico, admite que o saneamento financeiro da Câmara de Aveiro poderá abrir caminho a uma nova era.

“A Câmara Municipal de Aveiro tem sido um parceiro fundamental malgrado as dificuldades financeiras porque passa a autarquia. Durante 2016 foi possível estabelecer as bases do relacionamento futuro, considerando a piscina, o espaço envolvente ao pavilhão, a reabilitação de equipamentos e alguma conservação nos acessos ao posto náutico. Temos esperança que a gradual consolidação financeira e organizativa da autarquia permita fortalecer a cooperação institucional”.

Para 2017, o clube pede apoio para melhorar as condições de acesso e o posto náutico na antiga lota. “Só com as condições melhoradas será possível manter um Remo Aveirense aberto e virado para a Cidade e Turismo”.

E volta a apelar à criação na cidade de uma nova piscina que potencie o trabalho que o clube tem feito na natação. “Sabemos que a conjuntura não ajuda, mas estamos convictos que a cidade e a autarquia não aceitam passivamente a destruição definitiva das antigas piscinas municipais em Santiago sem terem alternativas consistentes”.

In terranova.

Anónimo disse...

De Outubro/2005 a 2013 Aveiro teve uma organização autárquica pacóvia em todo o sentido da palavra, de 2013 a 2017 Aveiro teve e tem uma organização autárquica não só pretensiosamente pacóvia como esquizofrénica, o que agravou a situação não só de utentes como funcionários!

Estarei a ir ao encontro, um pouco, da observação feita pelo anónimo das 10:16 da tarde?

Anónimo disse...

Relativamente ao que está por fazer, deve o Sr. Presidente fazer o favor de olhar para a Rua vizinha à câmara em concreto a que parte da rotunda junto ao barreiro e sobe para o bairro do liceu, mais concretamente para as traseiras da Escola Mário Sacramento.

Ora, para quem vem do bairro do liceu há supostamente um stop. Acontece que a linha de paragem e as pinturas no chão não existem o que é um perigo porque se trata de um cruzamento. Da mesma forma, para quem venha do bairro do liceu e pretenda descer para a fábrica Campos também tem de dar prioridade. Porém também aqui não existe pintura no chão, sendo que a sinalização vertical está demasiado próxima da confluência das ruas, quando devia estar mais atrás.

Sendo isto tão perto da câmara estranha-se como possa estar a descoberto uma situação que envolve tanto tráfego sobretudo de manhã e ao fim da tarde - quando os pais vêm deixar os filhos às escolas - com evidente perigo para o tráfego.

Uma outra sugestão para o Presidente José Agostinho (vou-lhe cobrar mais tarde a propriedade intelectual...:).

Qualquer munícipe que se depare com situações por melhorar ou resolver no seu concelho deveria poder denunciá-las de forma fácil (email). Mais, deveria poder saber quem é o responsável por determinada circunscrição geográfica do concelho. Este podia ser dividido por zonas, publicitando-se esse responsável. Se a minha rua tem um buraco, se as ervas não são cortadas, se não tem sinalização horizontal, se os sinais estão derrubados, se não existe contentor para o lixo, eu deveria poder comunicar esse facto ao funcionário responsável, com conhecimento ao email da Presidência da Câmara.

Com este expediente ganhava a câmara que teria "olheiros" informais, e os cidadãos que teriam possibilidade de ver as suas interpelações mais rapidamente resolvidas.

Por outro lado, uma resposta eficiente às "interpelações" dos munícipes alimentaria novos alertas e novas respostas, com ganhos para todos. É simples e atendendo que muitas destas pequenas situações não importam custos avultados, bem barato .Além disso, e vou dizer a "senha", dá votos.

Anónimo disse...

Presidente José Agostinho: o que é feito do concurso para os quiosques de jornais e diversos, ficaram desertos?

Fica uma cidade mais pobre ...

Anónimo disse...

De uma forma absolutamente geral, sim, Sr Anónimo da 1:34 da tarde, mas, o grande problema passa pelo concreto de a uma montanha de questões também muito concretas e condicionadoras do quotidiano dos Aveirenses, sistematicamente sem solução, cujo andamento sabemos esbarrar sempre no crivo da passividade e do ego (altamente condicionador a favor de causa própria) da "tiranite" do tirano (este pretenso interlocutor que paira por cá!) e que, por isso, ao contrário do naturalmente desejável e da exigência e urgência da modernidade, jamais será compaginável com a excelente linha de proposta de atuação sugerida pelo Sr Anónimo das 10:09 da tarde. Com grande pena nossa, diga-se em abono da verdade!...

Anónimo disse...

Sr Anónimo das 10:12, há matérias que, para mostrar a "eficiência" que não tem, o sr. Ribau só fará sair perto das eleições (não vão as pessoas "esquecer" que Ele existe!...).

Anónimo disse...

Em Aveiro, tudo está ao abandono, por acabar, ou sem jeito...

Anónimo disse...

Aquando da visita da Kátia Ronalda azul cueca à cidade esta afirmou:

"o CDS tem tido um trabalho relevante na governação da cidade em conjunto com o PSD numa coligação que, funcionando bem, faz todo o sentido que possa continuar e espero que assim venha a a acontecer“.

A pobre deve estar equivocada, ou mais grave, convencida.

O CDS, neste mandato do Messias da Gafanha tem feito o quê? Onde diabo está o trabalho relevante?

Desconhece-se em absoluto o que quaisquer acções que não passem pelo crivo prévio do Grande Sábio tenham tido de autonomia. Talvez a inauguração da ponte (já antiga) igualzinha à de Paris.

Coligações a fingir só para fazer número e, bem no fundo, esta gente que nada sabe, chega, atira areia aos olhos do povo e tem as eleições no papo.

Só falta o Emplastro estar presente o que ainda bem que não aconteceu pois tiraria o protagonismo a outros também muito colunáveis.

Anónimo disse...

A "Kátia Ronalda" do CDS quer coligação com PSD para eleger novamente o "Narciso" da Gafanha!

É ver os "emplastros" prepotentes/incompetentes nas ruas de Aveiro coladinhos à "mãe" de milhares de crianças (as dos outros), que por sua vontade e ideologia, com Passos o "Farsola" e Portas o "Irrevogável", as colocaram na maior das pobrezas!

Nem uns nem outros merecem tal "benesse", e a concelhia do PSD devia ter juízo (não nos obriguem a pensar que são todos iguais) e manter o que já se constou alimentando em muitos Aveirenses a ESPERANÇA de ver o "Narciso" bem longe de Aveiro!...

Anónimo disse...

A acontecer o CDS dar guarida ao "estrangeiro" Ribau,? será o afundanço total do partido em Aveiro. O Dr. Girão Pereira, que achava o Ribau um oco - deve estar a dar voltas na tumba!
E se o PSD acabar na mesma onda, nunca mais se levantará em Aveiro. Esperemos que perceba a tempo que está a ser arrastado para o maior dos BURACOS!

Anónimo disse...

Aveiro está "mais pobre", não só pela falta da "vida" dos quiosques, mas sim, de toda a cidade e das freguesias, simplesmente porque durante três anos do último mandato (marcado pelo abandono!) - já antecedido por outros dois mandatos (igualmente marcados por uma total inoperância política!) - nada se fez pela vida e pelo progresso de Aveiro. Essa é que é a verdade que doi, e muito, a qualquer Aveirense!

Anónimo disse...

Ano Novo Pontes Novas!!!

Depois de tantos meses fechada para recuperação, a "famosa" ponte do Parque da Fonte Nova vai ser substituída, decisão de Sua Exc. o Narciso, só que em vez de uma, são as duas últimas frente ao Centro de Congressos!

Será que vão ficar iguais às originais ou vai acontecer como com Élio Maia o filósofo?

A preocupação (só agora anunciada) de que os munícipes possam "magoar-se" é tão grande (lol) que o triste não percebe que algum povo anónimo não é burro e também percebe!

Tantos anos de desmazelo e indiferença e de repente zás!

A verba de €75.000 para uma obra daquela dimensão com tanta maquinaria envolvida não será demasiado pequena ou alguma coisa nos escapa?

Narciso Narciso, a quanto obrigam as próximas eleições, cuidado com o coração, as ansiedades e preocupações arrasam a vida das pessoas (ou a de algumas talvez não, cada um sabe de si e o Deus que venera, de todos)!!!

Anónimo disse...


"POR ACABAR", TUDO DESTRUÍDO OU, POR FAZER, já é O NORMAL com Ribau Esteves!
Mas agora,... também PALHAÇADAS INFANTIS!?!!!
JÁ É DE MAIS!!!
Então, Aveiro paga-lhe - E BEM! - para ser Presidente e, não só, NÃO TOMA CONTA DO CARGO, como ainda por cima, desata a culpar o MOTORISTA, que mostrou ter muito mais conhecimento e consciência dos reais problemas do concelho do que "Sua Ex.a"!? ! E, também, os "CADERNKS DE ENCARGOS"?... que, diga-se em abono da verdade, para terem ido a concurso, tiveram OBRIGATORIAMENTE DE SER VALIDADOS POR ELE!!?!!
Está esquizofrénico, ou pior?... Ou, apesar da pseudo convicta verborreia a favor da privatização, nunca pôs o c... no assento de um autocarro da frota dos transportes urbanos (ex públicos) de Aveiro e, como em tudo o resto, é sistematicamente apanhado a pairar em falso na mais completa ignorância da realidade?!?
Já era tempo de deixar de ser TÃO FÚTIL E IRRESPONSÁVEL! Já era tempo de dejxar de se esconder atrás da OFENSA COBARDE a quem procura TRABALHAR O MELHOR QUE PODE em prol das melhores soluções para os munícipes, em todo o concelho (apesar das péssimas condições proporcionadas por Sua Ex.a...) enquanto "Sua Ex.a" se passeia alarvemente, no carro PÚBLICO "de vidros fumados", de festa, em festança, ou em canal totalmente alheio, e até antagonista, aos interesses de Aveiro... Mais valia que entregasse o veículo a quem precisa de trabalhar diariamente em prol do concelho e descesse à REALIDADE DE AVEIRO, começando por usar os transportes urbanos, para ver se consegue aprender alguma coisa de útil sobre o CONCELHO DE AVEIRO, e assim, se deixa de ser funcionalmente TÃO IGNORANTE E LEVIANO!!
Quanto à sua absurda estratégia de negação do óbvio, face ao falhanço e reais aumentos de preço dos "maravilhosos" "transportes à Ribau Esteves", também era bom, que, perante as manifestas incapacidades em matéria de cálculo, alguém do município fornecesse uma calculadora a "Sua Ex.a". Isto, para que não ande sistematicamente, e em público, a envergonhar a Matemática, a triste universidade que o licenciou, o bom nome do Município de AVEIRO e, acima de tudo, para não sermos levados a concluir à exaustão que tal "sistemática estratégia de erro e sequente e ridícula alienação de responsabilidades" mais não serve do que um "propósito maior", pretensamente escondido, mas muito premeditado, de "favorecimento e, ou participação nos lucros privados"!
ABSOLUTAMENTE DEPLORÁVEL SR. ESTEVES!
O SR., CASO AINDA NÃO TENHA DADO CONTA, E ENQUANTO RECEBER O VENCIMENTO DE PRESIDENTE DA CÂMARA DE AVEIRO, É, JURIDICAMENTE, O PRIMEIRO RESPONSÁVEL POR TUDO O QUE EMANA DO MUNICÍPIO DE AVEIRO E, EM ESPECIAL, PELA MISSÃO PÚBLICA DA SUA GESTÃO!!! MAS, EM AVEIRO, EXIGE-SE MAIS! MUITO MAIS!!! EXIGE-SE GENTE COM C A R Á C T E R !!!

Anónimo disse...

Enquanto este ilhavense estiver por cá, em Aveiro, estamos tramados.

Anónimo disse...

"Então, Aveiro paga-lhe - E BEM! - para ser Presidente" diz o comentador das 2:47 da tarde.
Não é isso que o snr Presidente pensa e diz:
1 - Qualquer dia ganha menos que uma empregada de limpeza!
2 - Terão que aplicar impostos aos arrumadores de carros (pobres coitados) pois ganham mais no fim de um mês do que ele próprio (publicado há um tempo no JN)!
Diz o que lhe vem à cabeça, impulsivamente, ou é de memória curta e esquece-se muito!
Sempre ouvi dizer que quem não está bem que se mude (não é só para os outros), é o caso, analisando bem o serviço que presta à "política" e populações não serve, tem uma licenciatura em zootecnia, as pastagens, rações e animais irracionais esperam por ele!...
Nós, os racionais que pensamos e sentimos todos os dias na pele muitos desmandos, aguentamos e "cara alegre", nem que o mês seja longo demais para o que recebe, os milagres acontecem e muitos nem frequentam a Igreja Católica!...
Nunca pensei que Aveiro, Capital de Distrito, perdesse tanto em onze anos, e com lunáticos dificilmente recupera, é como estar "abaixo de cão vadio"!...

Anónimo disse...

AVEIROBUS nome pomposo para o novo sistema de transportes do Concelho, mas não passa disso!
Preferível seria que o snr presidente e pretenso candidato, novamente, ao cargo apetecível para "pára-quedistas", tivesse dado o nome de "Tudo ao molho e fé em Deus!"
A fé dos utentes seria, assim, tão grande quanto a fé que o snr presidente tem, missas e hóstias são com ele, em discordância completa com as suas "actuações políticas"!

Anónimo disse...

A fé que o srn presidente mostra ter está não só, em discordância completa com as suas pretensas "atuações políticas" como, muito em especial, com as suas actuações como "ser humano", coisa que jamais será! É uma farsa em tudo, incluindo em tudo o que tem a ver com missas e hóstias!. Muito triste de ver! O São Gonçalinho não merecia ser testemunha!
Infelizmente, respeito é coisa que nunca lhe assistiu, nem assiste, por nada, e por ninguém!
Como é que Aveiro pode acreditar que um elemento destes pode ser um bom "governante" de pessoas e instituições??
Pior! Como é que Aveiro pode acreditar que, com estas característicasa - a que acresce o facto de ser um estrangeiro completamente destituído da "mística aveirense" com largo reportório de cenas contra o desenvolvimento e o bom nome de Aveiro - pode ser um Líder de uma Comunidade com a riqueza história e humana da de Aveiro??!!??