sábado, abril 22, 2017

Mais turistas, mas...


Dizem os números que Aveiro teve no período da Páscoa um aumento significativo de turistas. Ainda bem. E não surpreende. Aveiro é uma cidade única, encantadora e com características excepcionais. 
Agora, é pena que Aveiro, e as suas autoridades locais, não tratem os turistas como estes deviam ser tratados.
Os moliceiros continuam escandalosamente a navegar sem proas.
O Largo da Apresentação, até há bem pouco tempo sem «vida», passou do oito para o oitenta e agora são tantas as esplanadas que as pessoas nem se conseguem mexer.
Mais: o posto de turismo que estava localizado na Rua dos Galitos, ao lado do Ria Café, fechou e vai ser privatizado, obrigando a que o novo posto tenha sido transferido erradamente para a Rua João Mendonça, uma rua que continua sem as minimas condições para receber os milhares de turistas que por ali circulam diariamente. O passeio é estreitíssimo. A rua devia ser de apenas um sentido, de forma a alargar a zona pedonal. Aqui, Elio Maia até tinha razão.
E não podemos esquecer os turistas que chegam a Aveiro de Comboio. É uma vergonha o estado típico de terceiro mundo que a zona envolvente da Estação apresenta. Uma vergonha, Há quantos anos a Estação foi inaugurada, bolas?

7 comentários:

Beira-Mar Lover disse...

Tudo dito. Aveiro é uma cidade com um potencial turístico gigante, mas os atuais agentes camarários não sabem cuidar dela.

A começar pela Estação. A primeira imagem que se tem é ver uns quantos edifícios ao abandono, sujos, outros em ruína e que já mereciam uma intervenção da autarquia. Fica feio.

Depois, chega-se à ponte-praça e está atolado de turistas que tem de andar aos encontrões uns com os outros para poderem circular naqueles passeios minúsculos. Dá má imagem da cidade.

Aplaudo o ganhar de vida do Largo da Apresentação. Mas, caramba, tinha de haver outro arrumo. Mais uma vez, as pessoas têm de se apertar para poderem circular.

Aveiro é uma fantástica cidade. Mas o gafanhão que temos na Câmara transborda incompetência.

Anónimo disse...

Acha mesmo que "ainda bem"?

Parece-lhe mesmo que o caos central da cidade, o turismo sem regras, é algo de qualidade?

Serão mesmo só vantagens?

Se calhar não será bem assim a não ser, claro, na cabeça de meia dúzia de deslumbrados.

Talvez os aveirenses tivessem algo a dizer, se lhes perguntassem a sério, a opinião quanto a toda essa turba de turistas grande parte deles rascas e aos impactos na sua vida, nas rendas de casa, no desgaste dos equipamentos públicos, na confusão, na descaracterização, etc.

Depois é algo volátil, como qualquer pessoa minimamente informada perceberá. Se há um traque, lá vai a galinha dos ovos de oiro, como já foi em tantas cidades por esse mundo fora.

Anónimo disse...

mas você percebe alguma coisa do que diz?

Anónimo disse...

Tudo o que é dito neste post é VERDADE!

Esplanadas em excesso, cada uma maior que a outra, ocupam quase toda a zona pedonal do largo da Senhora da Apresentação, vergonha!
O passeio do Museu da Cidade transformado, agora e também, em "Loja de Turismo" não está nada de especial para a propaganda que foi feita pelo snr presidente da "conversa da treta"!
No mesmo passeio (Rua João Mendonça) os magotes de gente portuguesa e espanhola (não tenhamos ilusões quanto à qualidade turística) nem sequer deixam passar as pessoas idosas, atropelam-nas se necessário, são obrigadas a vir à estrada descendo o passeio para seguir o seu trajecto!
A antiga Estação da CP parece que andam neste momento a começar a restaurar, vamos a ver se não fica algo pelo caminho e se chega a bom termo!
Os "moliceiros de proa cortada" já "navegam", permanentemente, TODOS sem a mínima preocupação de parecerem moliceiros a sério. mais que vergonha!
Acrescento que o "bruto" edifício iniciado no sítio do antigo pavilhão do Beira-mar está, há muito tempo, em stand by dando a sensação de que vai ser mais um elefante "negro" na cidade de Aveiro!
Muito mais se podia comentar e criticar a actuação desta CM, mas autista que é, não valerá a pena!
Quando se tocam muitos instrumentos e para mais SÓ, algum vai ficar MAL tocado!
Aguardemos MELHORES dias, eles virão, quero crer, se os Aveirenses não abrirem os olhos e especialmente as mentes!

Anónimo disse...

Claro que não percebe. Qual é a dúvida?

Anónimo disse...

o problema é que ao domingos e nos feriados, pro exemplo hoje, é impossível passar pelo Rossio. Tive de andar a afastar as pessoas para o lado para passar com a motocicleta.
E as pessoas que querem ir para o parque das caravanas? estão tramadas. deviam reformular e melhorar os acessos naquela zona.

Utilizador disse...

O futuro do Rossio será cortar o trânsito naquela zona e transformar em uma zona pedonal.