sábado, janeiro 13, 2007

Os 5 maiores desejos da Quercus / Aveiro para 2007

Metro de superfície para Aveiro

Arranque definitivo do projecto do metro de superfície para Aveiro (ligação Águeda – Aveiro – Ílhavo) que, fundamental para a mobilidade de toda a região, apenas timidamente tem sido referenciada na agenda política e até ao momento sem consequências práticas. Convém não esquecer que este projecto atingirá uma população alvo de aproximadamente 150 mil habitantes sendo uma mais valia (social, económica e ambiental) competitiva ao nível das deslocações entre estas cidades, face aos meios de transporte actualmente utilizados.

Aumento da cobertura da rede de saneamento

Dado que alguns dos municípios ainda possuem baixas taxas de cobertura da rede de saneamento é imperioso que em 2007 sejam finalmente alcançadas as metas já há muito previstas pelos Planos e que ainda não foram alcançadas, evitando-se assim a degradação das águas subterrâneas e superficiais da nossa região, e por conseguinte eventuais problemas ambientais e de saúde pública associados.

Projecto Imobiliário Marina da Barra

O não acolhimento por parte da administração Central e Regional de uma nova tentativa de implementação do Projecto Imobiliário Marina da Barra nos moldes em que no passado foi apresentado e chumbado.

Projecto de Aquacultura da Pescanova em Mira

Este projecto, recentemente classificado como PIN encontra-se previsto para ser implementado a Sul da Praia de Mira em plena Rede Natura 2000. O interesse económico do projecto não deverá de forma alguma ser entendido como uma desculpa para o implementar em área classificada como de interesse conservacionista, pelo que se exige que seja efectuada uma avaliação de impactes séria que considere a existência de outras alternativas.

Exercício efectivo da Cidadania

É necessário uma maior intervenção e envolvimento dos cidadãos no que respeita às questões ambientais, nomeadamente através da identificação de atentados ambientais quer sejam efectuados por empresas, privados ou autarquias, efectuando pressão e denunciando os mesmos junto das entidades fiscalizadoras e com conhecimento público. Por outro lado, deverá haver uma maior consciencialização e responsabilidade ambiental devendo cada um de nós pôr em prática, no seu dia a dia, pequenas coisas que contribuem para o incremento da sustentabilidade ambiental da região e de forma mais global do país.

Aveiro, 11 de Janeiro de 2007 A Direcção do N.R. de Aveiro da Quercus – A.N.C.N.

1 comentário:

Adolfo disse...

Olá,

Estou farto de procurar na net mas não encontro informação sobre onde é feita a recolha de óleos alimentares em Aveiro.

Será que sabe?

Obrigado