sábado, dezembro 20, 2008

Élio, Souto e Ribau

«Não temos feito obras de encher o olho; obras megalómanas, mas recuperámos aquilo que de mais importante deve existir numa Câmara: o respeito das pessoas. Temos recebido todos os cidadãos e as suas lamentações. Até aqui, pouco mais pudemos fazer. Mas, como sabem, com a aprovação do empréstimo podemos pagar a quem devemos e dar outra esperança às pessoas»
Élio Maia, durante a jantarada de Natal do PSD Aveiro

Que dizer das palavras do nosso presidente da Câmara? Bom, sobre as obras desta Autarquia, é verdade que ninguém no seu perfeito juízo, poderia estar à espera que este Executivo viesse a ser protagonista de grandes feitos. A situação financeira da Câmara há muito que não dá para isso, logo, esse sempre foi um cenário perfeitamente pouco previsivel. Mas...uma coisa é uma Câmara não ter feito obras, outra é não ter feito obras nenhumas! Isto é que é grave. É óbvio que ninguém pode esperar que o Dr. Élio fizesse grandes obras, mas que diabo, no mínimo há umas estradas para arranjar. Uma Câmara que não arranjou uma única rua que fosse, que credibilidade pode ter? Que mérito pode ter? Nenhum. E não estou a exagerar: esta Câmara não arranjou uma unica rua da cidade. Aliás, sobre os «feitos» da Câmara, o Boletim da mesma aponta muitos exemplos, mas esses exemplos...valha-nos Deus! O que o Boletim aponta como obras são coisas tão simples como aqueles ferros amarelos e pretos no meio de algumas ruas para impedir estacionamento «selvagem» e indevido.
Repito o que há muito já disse: não tenho partido, mas gosto muito de Aveiro! E gosto demais de Aveiro para continuar impávido e calado perante uma Câmara amorfa, sem ideias, sem projectos, sem trabalho. E volto a dizer que o problema maior até é capaz de nem estar no líder da Autarquia, mas na verdade, é a ele que têm que ser imputadas todas as responsabilidades, para o bem ou para o mal.
Voltando ao exemplo das travessas, ruas e avenidas da nossa cidade e do nosso concelho: como é que alguém pode votar em alguém que durante quatro anos não conseguiu fazer nada, mas absolutamente nada, neste simples exemplo???

Élio Maia diz que a Câmara recuperou o respeito das pessoas. Mas como?
Pego no exemplo dos clubes: sabem que há clubes que há mais de ano e meio não recebem da Câmara o que está protocolado? Isto é que é recuperar o respeito? O que mudou? Não era o «outro» que não pagava a ninguém? O que mudou para o Esgueira, para o Alavarium, para o Eixense (só para referir alguns clubes) com esta Câmara? Aumentou o número de meses em falta. Isso aumentou, de facto.

Volto a frisar que o balanço que faço destes anos de governação PP/PSD não se baseia nas grandes obras. Nada disso. Mas, a inercia e a falta de dinamismo são evidentes. Como é possível a ponte sobre a linha do comboio (em Esgueira) ainda estar precisamente na mesma? Como é possível as Bugas estarem em vias de extinção? Como é possível nada se fazer para combater a prostituição no Rossio? Como é possível não existir...nada???? NADA!

Mas o pior mesmo desta Câmara Municipal é a permanente «desculpabilização» do «não fazer nada» com o relembrar sistemático do Dr. Alberto Souto. Sinceramente: já «cheira» mal. Já todos sabemos que foram cometidos erros, já todos sabemos que o Estádio, com a aprovação de todos os partidos, deixou a Câmara numa situação financeira muito má, mas...venha quem vier, tão cedo não vamos ter um presidente que possa revolucionar Aveiro como Alberto Souto o fez. A verdade é esta. E isto devia ser respeitado. E não devia ser esquecido. Fica mal a esta Câmara estar sempre a «bater no ceguinho».

A duvida persiste: Alberto Souto vai voltar a recandidatar-se? Sinceramente, não sei. Seja como for, fica aqui a minha posição sobre essa eventual recandidatura: a acontecer, terá TODO o meu apoio. E a confirmar-se, farei o máximo para ajudar o ex-presidente da Câmara. Alberto Souto: pode contar comigo.

Entretanto, nos últimos tempos, também se tem falado na possibilidade do actual presidente da Câmara Municipal de Ílhavo se candidatar a Aveiro. E a ser verdade?
Sobre esta possibilidade, e como querendo provar que as minhas análises nada têm a ver com as «partidarites», digo apenas...e porque não?? Ribau «fala mais do que faz»??? Talvez. Mas tem feito muito por Ílhavo. Estradas e mais estradas a circundar o Concelho; o jardim Oudinot; o Museu Marítimo; o Centro Cultural de Ílhavo...isto só para citar as suas obras mais emblemáticas. E as obras, meus amigos, por muito que digam que não, são o que efectivamente fica para sempre! Quero lá saber se o Ribau é deste ou daquele partido! Eu gostava era de voltar a ter uma Câmara que nos surpreendesse pela positiva, uma Câmara que, independentemente do rigor financeiro e da contenção necessária, também nos fosse brindado com mais valias para a cidade e para o Concelho de Aveiro. Dr. Ribau: e porque não Aveiro??

4 comentários:

Anónimo disse...

Efectivamente é como diz Caro Pedro Neves.
Não está em causa se “A” ou “B” é do partido “X ou Y”…
O que deveria interessar, e não interessa, era a capacidade e competência do eleito, e para isso deveria ser aferida a sua capacidade intelectual e percurso profissional.
Isso sim, é que deveria ser esmiuçado até à “medula”.
Mas isto anda tudo de pernas para o ar!

Genericamente elege-se uma mulher só porque tem de haver paridade, e então, arranja-se uma cara bonita e um corpo elegante, impingindo-a aos eleitores que ficam felicíssimos
(em abono da verdade há excepções.
Veja-se o caso da actual líder de um partido...)

-Elege-se um homem pela apresentação e que seja interessante aos olhos do sexo oposto.
-Elege-se por se saber que a pessoa é muito religiosa.
-Elege-se por ser boa pessoa ou ter andado nos escuteiros, ou por ser atreito a beberricar uns copos com qualquer um.
-Elege-se um tipo qualquer porque está muito ligado ao futebol.
-Elegem-se e reelegem-se pessoas comprovadamente desonestas, mas que são famosas, infelizmente, pelos piores motivos.

Enfim, tudo serve para se ganhar eleições e os partidos de tudo se servem menos daquilo que deveria ser ponto único para os seus propostos:
Terem capacidade, inteligência e Competência!
Mas é o que temos, e se calhar o que merecemos, porque "comemos" tudo que nos põem à frente!
Mas deixe lá, se calhar no Zimbabué é pior que aqui!

Nota:
Olhe que o Ribau não é dr, é snr. engenheiro.
Não é por nada, nem importante, eu sei.
Mas acho que cada "macaco" deve ter o seu galho!
Mas tem feito umas coisas sim senhor!

Anónimo disse...

A sua, é também a minha opinião.
O dr. Élio poderá ser muito simpático mas... não presta! Conduz o concelho como se tratasse da sua pequena freguesia. Aveiro ficou mesmo muito pobre com este executivo que anda a ver passar os combóios. Quanto ao Ribau, tem feito algumas coisinhas em Ílhavo mas, após lá permanecer tantos anos, era melhor que nada fizesse...! No entanto, lamento que contrariamente ao que fez o Alberto Souto em Aveiro, ele se tenha atrasado tanto na questão do saneamento. Ainda há bem pouco tempo, as ruas principais da cidade da Gafanha da Nazaré, não possuíam as necessárias infraestruras. Ou seja: sempre se preocupou mais pelo "folclore".
Ah... e para que saiba, o Ribau não é doutor mas sim regente agrícola.

Anónimo disse...

eng.º zootécnico! o souto fez, algumas coisas bem outras mal, mas não pagou nenhumas...grande obra!gerir é o k o élio faz e bem. e é boa pessoa!

Anónimo disse...

"...uma Câmara que, independentemente do rigor financeiro e da contenção necessária..." !?????
O "rigor financeiro e a contenção necessária", pelos vistos, não são importantes. O que é importante é "encher o olho" ao parolo!
Mais palavras para quê?
Com considerandos destes, como é que alguém pode esperar que este país saia da cauda da Europa?
Vote no Ribau, meu caro. Vocês merecem-se!