segunda-feira, agosto 03, 2009

O PS é solução?

Uma das questões levantadas à volta do meu «manifesto» tem a ver com a capacidade e qualidade que a lista do PS terá para gerir os destinos da CMA. E foram vários os leitores que me desafiaram a emitir uma opinião sobre a mesma. Então, aí vai:

Com a máxima sinceridade, não estou em condições para emitir uma opinião muito ajuizada sobre a mesma. Juro que não estou. E não estou, precisamente porque não sou um homem da política, e por não ser da politica não conheço minimamente a grande maioria dos elementos desta lista do PS. Nem profissionalmente, nem em termos pessoais, que é algo que dou sempre muita importância.

É verdade que tenho, dentro das minhas possibilidades, tentado acompanhar os depoimentos, os escritos e as acçoes da lista do PS, no sentido de tentar aquilatar a qualidade da mesma, mas para já ainda é cedo para ter uma opinião válida e concreta.

Mas a questão aqui é mais simples: para mim, o importante é a Coligação não ganhar. Isso é que me parece fundamental para o presente e futuro de Aveiro. O PS não tem uma lista melhor? O que sei é que pior não é de certeza. Nem a lista do PS nem a do Bloco, nem a da CDU. Tenho a certeza! Pior do que «mais do mesmo» é que não!

24 comentários:

Anónimo disse...

Caro Pedro,

A lista da Coligação ainda não é conhecida, como pode dizer que é pior que as outras? Não será sensato aguardar e depois, sim, emitir uma opinião justa?
Abraço.

Pedro Neves disse...

Eu sei que ainda não e conhecida, mas nao preciso de esperar para achar que é preciso penalizar quem (des) governou Aveiro como esta Coligação o fez neses quatro anos. Isso chega.

Anónimo disse...

Não acha que a coligação foi penalizada com uma pesada herança de 200 milhões de euros, o correspondente a mais de 5 anos de todas as receitas municipais? e com os juros das dívidas? e com a manutenção do estádio, etc, etc...?

Anónimo disse...

O anónimo tem alguma razão. Existe sempre a esperança de a próxima lista ser melhor, até porque pior seria um feito de facto impressionante. Contudo, partilho do cepticismo do Pedro,pois as listas das freguesias indiciam o nepotismo habitual. Veja-se esse portento de inteligência que é o Sérgio Loureiro em Esgueira. Ou o afastamento forçado do Presidente da Junta de Aradas, impulsionado pelo Núcleo do PSD de Aradas.Humm...caro anónimo, eu percebo o ponto de vista, mas assim...

Anónimo disse...

Caro anónimo,
É preciso conhecer a lista da coligacão? Quem é inapto para gerir uma autarquia durante 4 anos vai ser capaz de fazer uma lista decente agora? Não se esqueca que ao fim de uns meses de inaptidão em vários pelouros, poderia ter trocado a equipa! O Sr. Élio é incapaz a todos os níevis e assim sendo, não se vai rodear de gente inteligente porque esse não se misturam com ele. Se fosse um cidadão consciente e que quisesse o bem do municipio, nem sequer se cadidatava. Não deveria ter ambicões incompativeis com a sua capaciadde, para não se expor a este ridiculo! Mais 4 anos de atraso? Não obrigado!!!

Anónimo disse...

Como bom profissional do jornalismo que é meu caro Pedro, permita que lhe diga que a sua resposta mete inveja a qualquer político, os tais de que fala. Se me é permitido cito-lhe Fernando Pessoa:
“O poeta é um fingidor/Finge tão completamente/Que chega a fingir que é dor/A dor que deveras sente”.
Um político é isso, um fingidor.
Depois, ao contrário de si, interessa-me pouco as simpatias pessoais.
Preocupo-me com a competência profissional dos que querem ser políticos com “cartório”, porque políticos somos todos nós, poderemos é não ser fingidores por educação ou moral.
Mas seja como for quando eles querem ir cantar num "poleiro" eu digo que sim e até voto neles, desde que trabalhem e se tenham destacado na profissão que exercem.
Numa coisa estamos de acordo.
Para bem dos aveirenses a Coligação não deve continuar, seja qual for a equipa que apresentem.
Venha com quem vier a equipa à partida está maculada. Não tem líder, não tem um coordenador a sério, e sem isso não há equipa por muito boa que seja que triunfe.
Para acabar quero interpretar mal as suas palavras quando diz: (…) “Nem profissionalmente, nem em termos pessoais, que é algo a que dou sempre muita importância.”
Como temos em comum o gosto por mulheres, penso eu, com caras bonitas e não só, eu, em "termos pessoais", pondo de lado a competência e a profissão, apresentava uma equipa de estalo, a saber:
Já viu uma equipa totalmente feminina capitaneada por uma força de Deus, digo, de “Esquerda” como a Joana Amaral Dias ?
Não me vai dizer que não votava nelas porque eu não acredito!

Anónimo disse...

Sim, sim, a lista do PS é que é boa porque a do psd é má!
Brilhante argumentação!
Boa boa é a do PSD com a joaozinha em destaque!

Anónimo disse...

A coligacão foi penalizada pela dívida?
A coligacão foi penalizada por ela própria! Primeiro por falta de visão estratégica financeira para renegocir a dívida. Isto é ignorância finaceira. Pode-se dar vários nomes, como dizia outro anónimo, isto é inaptidão pura. É possível fazer coisas novas sem mais endividamento, mas é preciso experiência, sabedoria e criatividade! Atribuir ausência de accão ou de obra à dívida é típido de gente pequena e pouco capacitada. Sr. Hélio Maia estou farto de desculpas, não conte com o meu voto, não compactuo com mais 4 anos a vaguear num deserto porque ADORO AVEIRO!!!!

Anónimo disse...

A questão da dívida não é fundamental em Aveiro? 200 milhoes de euros é pouco? Criatividade, imaginação? Então e o que se fez? O António Costa em Lisboa não passa a vida a falar da dívida? É um incapaz, um incompetente? Se calhar é, pois falhou onde o Élio Maia triunfou, no Plano de Saneamento Financeiro. Eu não me esqueço que o PS deixou Aveiro na ruína, por isso VOTO AVEIRO, VOTO JUNTOS POR AVEIRO.

Anónimo disse...

O Élio, Santos e Cº. só sabem dizer, "VAMOS VER".
Este é o diálogo que eles sempre apregoam.
E os Municipes, lá saem de cabeça baixa, sem mais comentários.

Rui Sousa disse...

Ok, as listas da coligação são más ou o Elio e mau demais para ser verdade. e as do ps? sao melhores? Quem sao eles afinal?

Anónimo disse...

Como diz o Pedro e outros comentaristas, qualquer equipa serve já que, pior que a da Coligação é impossível aparecer.
Mas a situação criada aconteceu porque somos burros até à 5ª potência, e não venham com a democracia e com a vontade do povo. Isso é treta fiada.
Portanto, assim é que estamos bem. Cada concelho tem a Câmara que merece, e esta assenta-nos como uma luva.
Resmungamos, reclamamos e protestamos mas o que queremos é folclore, porque somos estúpidos. Valorizamos pouco ou nada alguém que quando está ou esteve no poder mostra ou mostrou serviço.
Desvalorizamos por complexos de inferioridade quem tem uma personalidade forte, vincada, e não se deixa influenciar por conselhos de treta.
O valor das pessoas não se mede pelo paleio fiado, mas pelas suas próprias acções, pelas obras que faz e pela capacidade que tem.
Mas isso cá não é o suficiente para manter seja quem for no poder.
O “pessoal” gosta mesmo é de gente dos futebóis, que andem por tascos a beberricar e a dar palminhas hipócritas nas costas seja de um vagabundo nojento, ou de um delinquente a braços com a justiça.
Para o pessoal se sentir feliz era termos cá um candidato como o Isaltino, Valentim Loureiro, um Torres, ou outras “prendas” ganhadores natos em cidades e concelhos cosmopolitas.
Pela nossa mentalidade não devíamos estar na União europeia. Devíamos, isso sim, era ser parte integrante da União dos países africanos. Aí estávamos no sitio certo, compatibilizados com as nossas próprias mentalidades.

Anónimo disse...

Excelente artigo deste anonimo das, 2:36.
Vejam tambem como a ditadora do PSD, impôs os candidatos marginais a deputados!?...
Quere assim este psd, governar o país, coitados.

Anónimo disse...

É verdade sim senhor o que diz o anónimo atrás. Precisavamos era de um Torres ou de um Loureiro. Depois de eleitos se a oposição chateasse corriam-na ao pontapé, doutra maneira isto não anda nem desanda.

Geoca disse...

Pessoalmente também não vou muito à bola com este PSD, seja a nível municipal como nacional. E não digo isto pela simples razão de ser um fanático do PS, pois não o sou. Aliás! Eu não tenho partido, não acredito na política portuguesa. Mas digo que não votarei no PSD pela simples razão que tenho razões para tal, especialmente pela senhora que lá está, mas isso também não interessa para nada.

Aceito que se diga que esta coligação tenha tido uma herança pesada de 200 milhões de euros. Mas quando existe uma candidatura têm de saber ao que vão e ter já o plano para enfrentar essa s dista heranças. Ou candidatam se só por se candidatarem? Já agora, gostava de saber é o que foi feito para minimizar essa dita herança e em que situação está. Se o conseguiram reduzir bastante, então já não estamos mal. Contudo não me parece que esta situação financeira seja impeditiva de realizar alguns trabalhos nesta cidade, isto é, porque raios tenho eu, como cidadão desta cidade, ser obrigado a andar a pé na estrada? Em alguns passeios desta cidade não se pode andar por várias razões:

1-Passeios irregulares;
2-Se chove, é só possas de água;
3-Arbustos e ramos de árvores que invadem o passeio;
4-A educação das pessoas que estacionam os seus carrinhos em cima dos passeios;
5-Em alguns passeios existe um perigo de queda de vidros das janelas de edifícios abandonados.

Não vou estar a enumerar mais situações, que para mim são banais de se resolver e que não me parecem que a sua resolução seja dificultada por uma herança de 200 milhões de euros.

Anónimo disse...

A "marginalidade" não estará ela também, pelo que se sabe publicamente, na "cabeça" do actual poder nacional e não há arguidos nas listas distritais do PS? olhe que sim, olhe que sim! Não se devem atirar pedras aos outros quando os nossos telhados são de vidro...

Anónimo disse...

No PS sabemos o que foi a escolha de deputados no distrito de Aveiro, uma vergonha.
Hoje, estive a ler os candidatos do PSD às legislativas.
O Passos Coelho só porque democráticamente lutou pelo lugar a líder do partido,foi "removido" sem apelo nem agravo, única e simplesmente.
A tipa do CDS, Maria José Nogueira Pinto, que apoia o António Costa do PS para a Câmara de Lisboa vai por outro lado na lista de deputados do PSD.
O patarata do Pacheco Pereira foi "salvo" da indolente vida que leva e também integra as listas.
Isto é uma vergonha.
Razão tem o João Jardim que trata tudo abaixo de cão.

Anónimo disse...

A lista da coligação está a ser negociada em tranches, diga-se tempos, o Pedro Ferreira vai estar 13 meses, o Carlos Santos 2.
Mas agora surgiu um contratempo, Caetano Alves exige fazer parte um ano para resolver o problema do aumento de custos da moveaveiro.
A Suzana vai fazer os tres ultimos.
Logo há reunião.
PD

Anónimo disse...

Que grande bagunça, vai neste PSD.

Marquês de Pombal disse...

O Concelho de Aveiro terá que se penalizar, e muito, por não ter reconduzido Dr. Alberto Souto, um Ser superior, inteligente, culto e com a visão precisa para Aveiro

Foi ingrato, não soube reconhecer o trabalho feito!

Hoje estamos nesta situação desastrosa, em risco de se agravar!

Sem dívida não se faz obra, grave é aumentar a mesma sem nada fazer

Anónimo disse...

Caro anonimo das 7:07PM o Presidente da Junta de Aradas parece que nao foi nada afastado, como tem medo que alguem lhe puxe as orelhas pela grande obra feita, agora escondeu-se numa lista feita por ele, baralhou aquilo um pouco e ficou tudo na mesma com ele a vigiar atrás da Porta. Ele tem de tomar conta da Junta que está na vanguarda da tecnologia em matéria de gestão energética, já que meteu la uns paineis solares, so espero e que se funcionarem bem ele cumpra o que prometeu de oferecer para ja a todos uns Kit's daqueles à borliu, já agora e o concurso publico para o fornecimento desse material..... Abraços com Rosas

Anónimo disse...

Já agora é incrivel uma Camara ter tanta falta desculpem ia dizer de imaginação mas estava a errar, é que agora a moda é virar agente imobiliário e comprar uns terrenitos, e depois a Camara vende los por mais uns troquitos, ou senão veja-se o caso do terreno das piscinas com o Beira Mar, ou ainda o antigo Quartel do DRM, com mais uma empresa do regime por tras, ou ainda o terreno ao lado do hotel as americas. É uma vergonha e depois ainda tem a distinta lata de vir enumerar uma data de realizações, que afinal não passam de gestão corrente. Ou então se transforma gestão corrente num grande exercicio de criatividade e reacção às dificuldades mais vale ir la para Junta de S. Bernardo e deixar de fazer de nos parvos, ou será que ele pensa que os Aveirenses não vêem. Vamos todos de ferias no dia das proximas eleições e fazer greve de voto, para ver se aprendem a deixar de enganar o povo com palavras mansas.....

Anónimo disse...

Pedro, sempre me chocou a falta de imparcialidade dos jornalistas. Está certo que também é cidadão mas perde credibilidade ao falar como fala. Está a pensar candidatar-se a Manela Moura Guedes de Aveiro?

Anónimo disse...

Acho piada a alguns artistas perante qualquer crítica ao executivo virem com a história da dívida?! Incopetentes como o Hélio, ou então são rookies. Deviam ter vergonha em falar da dívida por duas razões essenciais:
1 - Mostraram total incapacidade gerencial de negocia-la, mais do que isso, total incompetência. Se nada tivessem feito, não a tinham piorado!
2 - Dar desculpas por ausencia de obra e trabalho é tipico dos incompetentes, dos incapazes. Qualquer trainee de uma empresa privada sabe isso.

Tudo o resto é blá blá blá!
Esta corja da coligacão, alto e bom som, são uma cambada de bostas!