quinta-feira, julho 08, 2010

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro? E porque não?


O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré reabriu recentemente ao público de cara lavada, mas não foi só o aspecto ou as obras de beneficiação que mudaram o CCGN. Acima de tudo, o CCGN é hoje mais um espaço de oferta cultural, juntando-se assim no concelho ilhavense ao Centro Cultural de Ílhavo, sem qualquer tipo de dúvidas, a casa de espectáculos com melhor programa entre todas as que existem no nosso distrito.


Quero com isto dizer que Ribau Esteves, embora continue a ser criticado (todos os que estão no poder são criticados pelos seus opositores) e apesar de continuar a ser rotulado por muitos como um politico que «apenas sabe falar bem», continua na verdade a fazer…obra. Podemos não gostar do seu estilo? Podemos, mas factos são factos e veja-se a quantidade e qualidade das estradas que circulam hoje a cidade de Ílhavo! Pode-se ser deste ou daquele partido? Pode, mas veja-se o que foi feito no Jardim Oudinot? E o Museu Marítimo de Ílhavo? E o apoio ao Illiabum, o clube mais representativo da cidade? E obras efectuadas na marginal da Costa Nova? E o largo do Farol, hoje muito mais alindado? E o que dizer de uma Autarquia, que em tempos de «apertar o cinto», ainda conseguiu aumentar o salário dos seus funcionários?

Ribau Esteves é dinâmico e faz obra e por isso merece a minha admiração. Tem ideias. Tem e realiza projectos. Por isso merece o meu aplauso e respeito enquanto politico!

Ora bem, e para quem tantas e tantas vezes me critica por tecer comentários e dar opiniões por ser deste ou daquele partido, este meu elogio publico a Ribau Esteves vem, de uma vez por todas, confirmar aquilo que já tantas vezes escrevi: posso ter os meus ideais políticos, mas não tenho partido nem me deixo influenciar em termos de opinião por ser deste ou daquele partido. Ou seja, quando eu digo que tenho saudades de Alberto Souto em Aveiro, nada tem a ver com o facto de eu ser do PS; como da mesma forma, quando critico aquele que é Executivo camarário de Aveiro actual, nada tem a ver com o facto de não ser do PSD ou do PP. Nada disso.

E por este motivo aqui deixo uma confidência que pode surpreender muita gente: Ribau está no seu último mandato em Ílhavo, mas em Aveiro pode candidatar-se a presidente da Câmara? E se isso acontecesse? Tinha o meu apoio total! Não tenham duvidas. Quero lá saber se é de esquerda ou de direita (qual é hoje, a nível nacional, a diferença entre o PS e o PSD?), quero é ver em Aveiro alguém que volte a dar à nossa cidade e ao nosso concelho a dignidade perdida e alguém que faça evoluir Aveiro!

Engº Ribau, tome nota: se um dia equacionar uma candidatura à Câmara de Aveiro, conte com o meu apoio!

5 comentários:

Anónimo disse...

Foi impressão minha ou já estás no facebook? Ou será um clone teu?

Abraço
A Coelho

Anónimo disse...

Terá o seu apoio, eventualmente. Terá também a minha frontal oposição, de certeza.

Pedro Neves disse...

Por nao ser do seu partido, certo? O costume...

Gasparinho disse...

Concordo consigo Pedro
O seu a seu dono!
O Ribau é demasiado vaidoso e fanfarrão para meu gosto, mas reconheço que Ilhavo deu um salto gigantesco com ele à frente da autarquia. Não sei se a Câmara está endividada ou não, mas neste pobre país quem não o está?
Depois, e sem bairrismos bacocos, digo-lhe ainda que não gostava de ver ninguém de fora, fosse quem fosse, mesmo ali de Ílhavo, à frente da autarquia aveirense, porque temos no nosso concelho gente muito capaz e competente, precisávamos é que se disponibilizassem para virem a terreiro o que, é difícil, poucos o fazem, portanto, temos de “ caçar com gatos”.
Mesmo para a Assembleia da República gosto pouco de ver “pára-quedistas” a concorrerem pelo nosso distrito, que os eleitores não conhecem de lado nenhum.
Mas a democracia tem disto, e assim, há “macacos” a sacarem o galho dos outros.
Eu não acredito em sortes e azares, tudo o que acontece é consequência de alguma coisa. O mal começa logo nos partidos e dentro deles. Pese embora vivermos em democracia há “cacicagem” a mais a troco de um prato de lentilhas. O resultado está à vista. Na altura de eleições não há preocupação de procurar gente capaz e competente. Não convém ter pessoas mais capazes e inteligentes, senão, a coisa dá uma volta de 180º e lá se vai o “caciquismo”.
Concordo que Alberto Souto foi um bom presidente de Câmara, e penso que se tivesse continuado à frente da autarquia estaríamos muito melhor. Tinha ideias, ouvia toda a gente mas sabia o que queria, era arrojado e inteligente. Tal como os “cometas” vai passar muito tempo até o “fenómeno” se repetir. Mas a democracia é quem mais ordena, e assim, temos o que secreta e livremente escolhemos através do voto.
Que esta gente do nosso Municipio é boa gente não tenha dúvidas, mas que não têm jeito nenhum para aquilo, penso não ser mentira.
Agora cá o Ribau não queria...
Haja coragem para acabar com tantos concelhos e concelhinhos, freguesias e freguesiinhas que só servem para "comer" dinheiro. Forme-se um executivo supra municipal, com elementos eleitos proporcional à região que representam. Acabavam-se os bairrismos doentios e veja o dinheiro que se poupava em tudo.
Até mesmo em pompas e circunstâncias...

Anónimo disse...

Nao é uma questão de partidos. É uma questão de pegar em +3 milhoes de euros e transformá-los em -80 Milhoes de euros! Simples.