domingo, outubro 16, 2011

A perda do pavilhão



Fui um dos noventa e muitos por cento dos sócios que votou a favor da SAD. Não votei no senhor iraniano, votei naquela que considerei ser a única solução para salvar o SC Beira-Mar. Uma SAD que tornasse independente o futebol e que permitisse o desenvolvimento das actividades ditas amadoras do clube.

Não sou mentiroso, e por isso, admito que naquela noite em que o actual dono do futebol do SC Beira-Mar entrou pela Assembleia-geral a dentro, senti, ali naquele momento, que aquele era um dia histórico e de mudança para o nosso emblema.

A Direcção apresentava-nos uma solução que não me parecia ter caído do céu, mas antes uma solução que resultava de muitos meses de contactos e uma solução que tinha o Servette para nos servir de exemplo. Recordo o entusiasmo dos sócios perante o que foi prometido: o PASSIVO seria pago, a equipa de futebol teria objectivos mais arrojados e as modalidades amadoras, apesar de não ficarem na SAD, teriam também o seu apoio!

Pois bem, passados uns meses, temos a noticia da perda do pavilhão! Uma desilusão e um rude golpe para o nosso clube! E perante esta noticia, há muitas perguntas que gostaria de fazer e para as quais, sinceramente, não obtenho resposta:

- Terá sido a Direcção de António Regala enganada? Todos nós fomos enganados? (e não me venham agora dizer que não foram enganados, porque só admito isso dos três ou quatro sócios que votaram contra!)

- Perdemos defninitvamente o pavilhão? Não poderá haver um volte face?

- Quando é que teremos a reacção da Direcção?

- Perder o pavilhão significa o fim do basquetebol e do futsal?
- Se as modalidades amadoras vão continuar, vão para onde?

- Ou será que perdemos o pavilhão porque está na calha uma solução milagrosa que permite ao futsal e ao basquetebol ter condições ainda melhores?

Tudo isto são questões que os sócios, sobretudo aqueles como eu que votaram na aprovação da SAD, merecem ver respondidas imediatamente! Urgentemente!

Uma coisa é certa: nunca serei do SC Beira-Mar quando este for só futebol! Nunca! Nunca na minha vida pus como hipótese deixar de ser auri-negro, mas, se por acaso, o nosso clube terminar com o futsal e com o basquetebol, deixarei imediatamente de o ser! Para já deixo de ir ao EMA e só o voltarei a fazer quando voltar a ter a confiança na Direcção e na SAD e voltar a ter confiança que há seriedade no patrão da SAD!

A perda do pavilhão (e da sede) é fruto da acção ruinosa dos anteriores dirigentes, agora os novos proprietários destas duas infra-estruturas. Deles já tudo se disse e já todos os conhecemos, só não estávamos à espera é que esta Direcção permitisse este desfecho!

Assembleia-geral já! Os sócios têm que saber o que pensa a Direcção de tudo isto e quais os projectos que tem para o clube. É urgente convocar os sócios para uma AG para um simples objectivo: saber se vale ou não pena continuar a SER BEIRA-MAR? Quero acreditar que sim!

6 comentários:

Anónimo disse...

O BM teve o principio do fim, no dia em que foi lançada a primeira pedra do elefante branco em Tabueira.A partir daí foi a cair a pique e lógicamente as suas actividades ditas amadoras.O que pode mais querer um clube que milita na principal liga de futebol nacional que tem 100 pessoas a assistirem a um jogo como aconteceu no ultimo?Fim ao lirismo, regresso ao MD e o BM estará a salvo das mãos de estrangeiros e de lunáticos.

Pedro Neves disse...

As modalidades estão como estão? O que é que tem o estado das modalidades? O Basquete tem centenas de atletas e os seniores, apesar de terem este ano uma equipa mais modesta, ainda no ano passado encheram o pavilhao. Quanto ao futsal, campeão distrital de juniores no ano passado, este ano surgiu uma equipa senior feminina e os masculinos têm tudo para regressar à terceira divisao nacional. Mais: o BM é hoje mais ecletico, com mais atletas e mais modalidades! Agora, este é um reves que pode ser duro, mas dizerem que as actividades amadoras estao como estao...

Anónimo disse...

O BM é um grande clube. Vai resistir a tudo e a todos.
Resistirá aos seus próprios dirigentes.
Resistirá a investidas estrangeiras.
Resistirá à incompetencia.
Resistirá aos oportunistas.
Resiste porque tem sócios com uma capacidade incrivel, quando for preciso dar um murro na mesa, os resistentes dirão presente.
Sempre assim foi e sempre assim será, por isso é um clube tão heterogeneo onde existe de tudo, muitos vigaristas, mas tambem muita gente boa.

Anónimo disse...

Os directores do Beira Mar são alérgicos ao património. E vamos reviver um bocado : Um grupo de carolas construiu a primeira piscina e criou uma secção de natação onde brilhou a nível nacional e internacional o Vasco Naia. A piscina precisou de obras e motores para funcionar bem e aí veio a sentença dos directores do futebol: piscina aterrada porque não há dinheiro para obras. A massa é para o futebol.
Piscina aterrada e foi construido um campo para andebol.
Uns anos mais tarde outro grupo de carolas construiu o pavilhão, que foi sobrevivendo enquanto o futebol não precisou dele e agora vai servir de pagamento aos senhores do futebol. Fim à vista: demolição para venda do terreno para construção, mas atenção, será que o terreno é do Beira Mar ou é do DOMÌNIO PUBLICO MARÌTIMO ?
Vai dar merda e da grossa, porque o local onde foi feita a piscina e depois o pavilhão era um canal da Ria.
Adiante foi-lhes entregue umas piscinas que eram municipais mas que mais uma vez os homens da bola entenderam que aquilo não era para ter equipas de natação, mas sim para render para o desporto rei. E vai daí chuparam aquilo até ao tutano sem gastar um tuste em manutenção. Quando apodreceu entregaram ao Èlio e disseram: agora têm de se vender para pagar aos homens que investiram no desporto do BM ( futebol ).
Sede na cidade não é preciso porque a vida do BM agora é em Taboeira.Vende-se.
Se o estádio for entregue ao BM ainda alguém duvida do que lhe vai acontecer? bota-se abaixo e vai render para pagar ao iraniano.
Não me quero alargar mais porque isto dava para estar uma tarde a escrever, mas tenho pena deste Clube que eu representei em duas modalidades e abandonei quando estes senhores acabaram com as modalidades amadoras porque o futebol não suportava grandes encargos. TRISTE FIM BEIRA MAR.

Anónimo disse...

Será que estes senhores (Artur Filipe e José Cachide)que hipotecaram e ficaram com o património do BM não têm "culpa no cartório"?
Afinal, quem foram os "gestores" que provocaram esta situação com posterior proveito próprio?
É bom de ver, foram eles próprios (AF e JC).
O BM devia processá-los por gestão danosa.

Anónimo disse...

Simplesmente lamentável o que um Presidernte e Vice do Beira Mar fizeram ao Clube, e logo que saíram da Presidência hiporecaram os bens do nosso glorioso clube.
E o A.F. continua a dizer que é o melhor beiramarense.
Que tristeza deste cuveiro!