sábado, novembro 17, 2012

A nova avenida das Agras


A nova Avenida das Agras, que une Esgueira à Vera-Cruz, constituiu uma obra útil mas até aqui tivemos o «dedo» da actual Câmara Municipal de Aveiro: como é possível, que uma obra destas, feita de raíz, em pleno ano de 2012, não tenha contemplado a criação de vias para bicicletas? Porque é que os iluminados da nossa Autarquia não se servem dos bons exemplos que, ao nível das vias para bicicletas, nos chegam de Ilhavo? Entretanto, ficamos a aguardar o fim da obra e a ligação à A25. O meu palpite aponta para três anos!


19 comentários:

Anónimo disse...

Quanto à ligação à autoestrada falta-nos capacidade politica para impor a solução, fosse no Porto ou em Ílhavo e o problema estava resolvido.
Quanto às bicicletas, que usem a mesma plataforma dos automóveis, é assim na Holanda, Dinamrca etc, não são precisas pistas, as bicicletas rodam segundo o código da estrada nas mesmas vias, excepto nas autoestradas.

Anónimo disse...

E depois há sempre os ignorantes (anónimo das 11:14).

Dinamarca: 7.000 Km de ciclovia.
Holanda: http://en.wikipedia.org/wiki/Cycling_in_the_Netherlands

As realidades entre Portugal e os países citados poderão ser diferentes e como tal podendo haver soluções diferentes, mas nada como viajar e ver como se aborda a mobilidade em duas rodas por esses países.

Anónimo disse...

Dinamarca: http://en.wikipedia.org/wiki/Cycling_in_Denmark

Anónimo disse...

E passeios para os peões???
e o saneamento para as Agras do Norte?

Sem comentários...

Mauro Rebelo

Anónimo disse...

Eu já vivi na holanda e na cidade os carros convivem com as bicicletas. A ciclovias são utilizadas para o campo e aspetos ludicos.

O conceito de ciclovia nas cidades foi ultarapassado nos anos 80.

As bicicletas tem é uma proteção especial das autoridades de segurança.
Mário Rangel

Anónimo disse...

Muita gente conhece a Holanda e se ler o que é dito no artigo da Wikipédia relativo à Holanda lerá a diversidade de vias de circulação em bicicleta,Cycle lanes, Cycle paths (parallel to a roadway)e Free-running cycle paths. Se alguém lá viveu e não viu a forma como os holandeses abordam a circulação em bicicleta (sinalização, semáforos específicos e toda uma vanguarda técnica de soluções tendo em vista a segurança)é porque não esteve na mesma Holanda que outras pessoas. A Holanda não é Portugal e não é crime não querer politicamente construir redes de vias cicláveis. O que é pena é deixar-se uma cidade cheia de pseudo sinalizações, com linhas nas bermas sem continuidade e tantas vezes com grelhas de saneamento que seriam um perigo mortal se os ciclistas cumprissem o Código da Estrada. E esse é o dilema, faça-se bem ou apague-se essas vergonha das "cicláveis" aveirenses.

Anónimo disse...

A wikipédia é apenas um repositório de informação, principalmente do passado.
Quanto às ciclovias, não são necessarias em Aveiro, basta investir na segurança (policiamento/ sinalização) e os diversos tipos de viaturas convivem no mesmo espaço. Esta é a forma moderna de mobilidade.
Quanto aos passeios, uma vergonha.
Quanto ao acesso à A25, a palavra é incompetencia

Anónimo disse...

É uma avenida muito importante pois liga freguesias essencialmente urbanas, com fluxos significativos. Como se costuma dizer pelos entendidos, é uma oportunidade de "fazer cidade" que o anterior Presidente da Câmara viu com propriedade. A Avenida ainda não foi inaugurada - e está concluída?- mas os carros já lá circulam.

O desmazelo é o habitual desta Câmara e com eles é o que se vê.

Brincando com o Sr. Pedro Neves, arrisco uma operacionalização desta Avenida no prazo máximo de um ano e meio ... se esta Câmara cair :)

Anónimo disse...

Esta avenida já é utilizada e com o conhecimento dos responsáveis, no entanto, a segurança não existe, a circulação nestas condições é perigosa.
Se acontecer um acidente quero ver quem se responsabiliza.

As ciclovias foram uma dessas visões consumistas de euros à semellhança de muitos moutros maus investimentos. Deixemo-nos disso.

Anónimo disse...

"A wikipédia é apenas um repositório de informação, principalmente do passado"

Pronto, espero o anónimo das 11.38 acredite que o presente tempo da Holanda são 29.000 Km de via ciclável segregada. Espero que acredite que a Holanda é pioneira e a grande especialista mundial na temática.

Espero que acredite que a Holanda gastou 20 milhões de euros na melhoria das infraestruturas destinadas às bicicletas, entre 2007 e 2010.

Espero que acredite que quase todos os países do mundo estão a adotar medidas e seguem os ensinamentos técnicos dos holandeses.

Se não acredita, vá lá ver!

http://www.hollandtrade.com/news/?bstnum=4960

Anónimo disse...

"A comissão de moradores do Alboi quer os moradores reunidos ao início da tarde no Largo Conselheiro Queirós como reação à falta de informação sobre a possível construção de um arruamento no local.

Segundo os promotores, a autarquia não esclarece a comissão de moradores sobre a natureza da obra em construção e, por isso, há uma proposta para a realização de uma concentração no Largo a partir das 14 horas.

Recorde-se que durante muito tempo foi contestada a intervenção com arruamento pelo meio do que até aqui era um jardim central.

Entretanto, devido aos protestos, esse atravessamento teria sido evitado mas as obras voltam a agitar a população."

Agora é abriram os olhos. Mas toda a gente sabe que aquilo é um arruamento estreito a atravessar o que era uma prça. Toda a gente sabe que agora os carros vão passar pelo meio daquele bairro, que o verde acabou e o espaço tranquilo também. Só agora é que deram conta? E a Câmara agora faz projetos em segredo? Mas isto não é um estado de direito?

Anónimo disse...

ai, ai ...então não salta à vista a estrada - com orientação norte-sul" que estão a construir desde a garagem até à Ria, cortando a velha e (antigamente) bonita praça do alboi...

"A Comissão de Moradores do Bairro do Alboi reuniu esta tarde no Largo Conselheiro Queirós, reagindo "à falta de informação sobre a possível construção de um arruamento no local". Segundo os promotores da iniciativa, "a autarquia não esclarece a Comissão sobre a natureza da obra em construção".

"Há qualquer coisa de estranho nas obras que estão a fazer, principalmente na parte central, pelo que vemos as obras que estão a fazer podem dar lugar a tudo menos a um jardim, tudo leva a entender que não estão a construir um jardim, vamos ver como é", disse João Peixinha da Comissão de Moradores no Alboi.

Durante muito tempo foi contestada a intervenção com um arruamento pelo meio do que até aqui era um Jardim Central. Entretanto, devido aos protestos, esse atravessamento teria sido evitado, mas, as obras voltam a agitar a população.

"Estamos alerta e prontos para avançar com a nossa luta para impedir que a obra continue, temos reunido com a Câmara que nos prometeu um jardim, não é estrada nenhuma, estamos prontos para a luta", referiu na Terra Nova."



Anónimo disse...

Quem pode confiar na palavra desta gente?????

Voltem a votar neles!.....

Anónimo disse...

As melhores notícias sobre a região de aveiro nada têm que ver com a ação do munícípio de aveiro: veja-se o caso do parque de ciência e tecnologia ligado à Universidade.

Anónimo disse...

deixem de bater em incompetentes.
Projetem o futuro!

Anónimo disse...

gosto em particular dos taipais colocados (agora) ao pé do defunto rink do parque. É algum fetiche este dos taipais ou é só para esconder a vergonha da delapidação do nosso património?

Anónimo disse...

A faina continua é sempre a somar:
"A empresa Antero Santos & Santos pediu a rescisão do contrato relativo às obras de recuperação da Capela de S. Tomás de Aquino, na zona da Fonte Nova, junto ao Centro Cultural e de Congressos. A empreitada, da responsabilidade da Câmara de Aveiro, está parada há várias semanas - a empresa a quem os trabalhos foram adjudicados praticamente limitou-se a montar o estaleiro, tendo interrompido quase de imediato a intervenção uma vez que, de acordo com o que a vereadora Maria da Luz Nolasco disse na altura ao Diário de Aveiro, teriam sido encontradas no exterior do espaço algumas construções que o arquitecto João Luís Carrilho da Graça, responsável pelo projecto, pretenderia analisar.
A conclusão dos trabalhos chegou a estar prevista para o início de 2012. Ontem, Mário Santos, da Antero Santos & Santos, confirmou ao Diário de Aveiro, porém, que a empresa da freguesia de Nossa Senhora de Fátima não irá realizar a obra e que já pediu a rescisão do contrato com a autarquia."

Anónimo disse...

"Deixem de bater em incompetentes!
Projetem o futuro!"

Como é que se faz?
Se os incompetentes gostam tanto
"daquilo" e se acham tão "bons" que podem recandidatar-se, como vamos projectar o futuro na incerteza do que está para vir?
Ensinem-me que eu não sei!...

Anónimo disse...

Isto é só cavaladas