sexta-feira, novembro 02, 2012

O costume!


Fotografia do Canal do Cojo, tirada numa das entradas do Forum num destes últimos sábados. Mas podia ter sido tirada num outro dia qualquer. Porque em Aveiro não há policia, porque em Aveiro ninguém se preocupa que as zonas pedonais sejam isso mesmo, ou seja, para as pessoas e não para os carros, mas também porque em Aveiro não há, infelizmente, civismo! E isto não muda! Mas ok, eu é que devo estar a ver mal as coisas...

16 comentários:

Anónimo disse...

Por falar em policiamento: não há pura e simplesmente policiamento apeado em Aveiro. Não há visibilidade, não há dissuasão, não há proximidade, não há cumplicidade. Aquela ideia de que o polícia está para ajudar, acabou. Claro que me podem dizer que há policiamento de carro ou à paisana. Não é a mesma coisa e essa não é a única função da polícia. Regredimos 50 anos, também nesse aspeto.

Anónimo disse...

Não há policia?
PSP
GNR
Policia Municipal
Policia Moveaveiro
Guarda Fiscal
Policia do serviço de fronteiras
....

Anónimo disse...

Infelizmente não está. A cidade é pouco amiga do peão e é perigosa para a circulação das pessoas. Os condutores regra geral padecem de falta de civismo mas, a câmara, não regula com sinalização eficiente nem cuida das zonas pedonais. Basta ver a falta de lógica da sequência pedonal, a falta de tinta nas passadeiras, a colocação errada ou falta de sinalização de imensos locais e os buracos e crateras existentes nos passeios. De facto é uma constatação triste mas real. Não é falta de dinheiro é mesmo falta de inteligência e de capacidade de governo. Tal falta de visão talvez se deva ao facto dos políticos aveirenses andarem pouco a pé e não perceberem os perigos para idosos e cidadãos portadores de deficiência, entre todos os outros. Portanto o senhor não está errado!

Anónimo disse...

Onde estão as forças policiais?
Eu não as vejo!
Alguém as vê a pé?
A PSP e a "Municipal" sim por vezes, mas de carro!
Depois é a falta de civismo, a mentalidade mesquinha que reina nesta sociedade onde o vale tudo tomou a dianteira!
À imagem do governo central em Aveiro anda tudo louco!...
Nem com "medicação" já lá vão!...
E Deus nos livre de voltarem ao poleiro!...

Anónimo disse...

Este senhor Pedro Neves dava um espectacular e zeloso fiscal da Move Aveiro. Seria eleito, quase sempre, o funcionário do mês, caso o galardão fosse instituído.

Anónimo disse...

O anónimo das 7:49 é dos tais Xicos espertos que gosta de transgredir as regras. Que vá viver para o Afeganistão ou Iraque. De certeza que se vai sentir como peixe na água, é que lá é o salve-se quem puder. Não há fiscais...vai para lá, baza que não fazes falta ao mundo civilizado-

Anónimo disse...

Os "galardões", no presente momento, são só para os amigos e "amigos do partido", e quem é zeloso é visto de lado!
Admirado por se ser zeloso foi noutros tempos, hoje não conta ó snr anónimo das 7.49!...

Anónimo disse...

Alguem sabe para que serve a policia municipal?

João Francisco disse...

Pois é. No outro dia despistou-se um microcarro também conhecido por Andor, Mata-Velhos ou Papa-Reformas, para tomar conta da ocorrência estavam quatro polícias, que resumidamente, depararam-se com uma obstrução parcial do viaduto e de resto era plástico. Pois, aquela coisa bateu no lancil do passeio não criando danos colaterais felizmente noutros veículos. Agora quatro polícias, são um exagero, como noutras situações em que achamos que há polícias a mais. Será que também aqui a gestão de meios não seria de repensar e poderia, quem sabe, dar aso a mais polícia de proximidade e atuantes?

Anónimo disse...

Porquê a necessidade de repressão?
As autoridades devem cumprir outras funções mais nobres e importantes como o zelar pelo bem estar e segurança das casas, empresas, populações, estradas entre outros assuntos e, não só ter a visão direccionada para autuar o cidadão que apenas estaciona o veículo "a correr" para ter uns minutos de consumo, de receber ou tratar de um serviço a um banco ou a uma agência de seguros, ou até mesmo para ir trabalhar. Seja de carro, a pé, de bicicleta, de barco ou por outro meio.
Isso simplesmente resolvia-se com uns pinos de ferro altos e com uma passagem automática controlada. 1 hidráulico no meio da faixa de rodagem para os transportes autorizados (como há em muitos lados).
No mundo há lugar para tudo e para todos, basta procurar soluções inteligentes e alternativas e não pensar que uma visão muito redutora da coima "resolve tudo".

Pedro Neves disse...

«o cidadão que apenas estaciona o veículo "a correr" para ter uns minutos de consumo» - bom, isto diz tudo sobre a nossa mentalidade! A policia, de facto, existe para «controlar situações mais graves, mas para mim, a falta de civismo tamb´m é grave. Imagens como esta que publico constituem uma aberração! E aqui, perdoeem-me, mas a culpa nao pode ser da CMA! É das pessoas. Sinalização? Mas é preciso tirar um curso para se sabr que nao se pode estacionar em zonas pedonais! Maslá está, com opinioes destas nao admira que em Aveiro ate nas «pontes» se estacione todos os dias! Todos! Há quem lá tenha lugar cativo todos os dias! Outro caso: a Praça do Peixe. Ontem, sábado, 18 horas. 11 (sim, 11!) carros lá estacionadinhos! Mas pronto, a policia existe é para outras coisas Em fim...

Anónimo disse...

Relativamente à sinalização julgo que falei mal no comentário das 4:19. De um modo geral a rede pedonal deste lugarejo em que esta cidade se transformou, mas que dá ares de grande nalgumas cabeças provincianas, está mal dimensionada para o peão e para esse baluarte que os incompetentes tanto gostam, a "cidade amiga da mobilidade suave". Cortam passadeiras onde seria a passagem lógica de peão para privilegiar os automóveis, destroem árvores para instalar barracas de feiras, destroem jardins para projetos pseudo sustentáveis. Ninguém se entende em Aveiro. Bicicletas ao molho por cima de toda a folha e, claro, automóveis também. Falou-se num estudos que a câmara mandou fazer e leia o diagnóstico para peões e bicicletas. Alguém no seu juízo perfeito deixaria uma criança circular de bicicleta em Aveiro? A sinalização dos restos das pseudo vias cicláveis a juntar ao "tudo ao molho e fé em Deus" do estacionamento automóvel e Aveiro, realmente, não é uma cidade amiga do peão. Não ter declives não chega e andarem a pintar bonitos pés com tinta e a colocarem belos placards a informar os circuitos pedonais não chega. As obras nascem dos alicerces e não do telhado... É preciso que os peões não partam a cabeça nos buracos dos passeios, e que atravessar uma passadeira de peão não seja um acto de fé e coragem divina, ou um ato de adivinhação de modo a descobrir onde pára a tinta (talvez perguntar na cartomante da feira mística). Que haja circuitos pensados, seguros e sinalizados. Não se trata de ter cursos pois há quem os tenha e é uma tristeza basta olhar para dentro da câmara. Falta capacidade de governar os escassos dinheiros públicos e em vez das palhaçadas que para ai andam, feiras de incensos e bruxedos, embelezamento de paredes de túneis com direito à TV e outros investimentos, trate-se mas é de tornar esta cidade algo de minimamente cuidado, mas isso não é obra para esta gente que está com essas responsabilidades. Em tempos houve projectos de vanguarda como a BUGA e veja ao chegou, uma vergonha e algo para inglês ver. Esta cidade não é pensada com um todo, mas sim como uma manta de retalhos alguns dos quais perfeitamente desenquadrados com as circunstâncias dos tempos que se vivem. Os poltícos da coligação da câmara de Aveiro fazem lembrar o capitão Ahab e a obsessão da caça à Moby Dick - custe o que custar têm que levar em frente as suas obsessões, nem que para isso a cidade se transforme numa coisa qualquer, gasta, em estado avançado de decadência.Terão que ir embora e S. Goncalinho que livre esta cidade da recandidatura da incompetência e que os aveirenses tenham juízo e não lhes renovem mais a confiança. É preciso uma lufada de ar fresco, de ideias, de competência no mofo que se instalou entre nós. No provincianismo bacoco e no amiguismo dominante e na ignorância. Por Aveiro!

Anónimo disse...

Promoveram este fim de semana uma feira mística!
Quem teve a boa ideia direccionada aos descrentes e que querem acreditar na luz ao fundo do túnel (será que voltaremos a vêr?) podia aproveitar a mesma e recomendar aos "nossos" actuais autarcas que fizessem várias "consultas" para terem inspiração, visão, solidariedade e competência que tanta falta faz!

João Francisco disse...

Estou extasiado com todas estas reflexões, sobre os automóveis mal estacionados aqui e ali.
Somos todos coniventes. Como é possível que numa cidade pequena e plana como Aveiro haja tantos automóveis?
Andar a pé é proibido? E de bicicleta não se pode?
Pois é, cada vez temos mais fiscais na caça á multa e protestamos.
Temos carros em cima dos passeios, em segunda fila á porta dos parques subterrâneos, nas zonas pedonais e protestamos.
Se utilizasse-mos menos o automóvel possivelmente teríamos menos fiscais, mais qualidade de vida, e como seria muito melhor viver em Aveiro.
É só mais uma reflexão.

Anónimo disse...

Este país tem os meios
Mas não tem capacidade de gestão
É assim em quase tudo na nossa sociedade.

Galinha Dourada disse...

è bom saber que não sou a única a reparar neste tipo de babaridade.
Mas, enquanto a polícia não atuar, não vale a pena, as pessoas vão continuar a fazer sempre o mesmo.