segunda-feira, dezembro 17, 2012

A requalificação da Rua João Mendonça



Há muito que defendi, aqui no «Aveiro Sempre», a necessidade de se intervir na Rua João Mendonça. Porquê? Porque, infelizmente, os automobilistas não respeitam as regras de estacionamento; porque os autocarros quando ali param, causam o caos; porque é necessário pensar mais nos peões, na qualidade do turismo que se oferece a quem quer andar de moliceiro. São apenas alguns exemplos. Sinceramente, não desgosto da ideia de uma intervenção na rua do nosso Canal Central e agrada-me a ideia que se privilegie as pessoas em vez dos carros. Não compreendo por isso, como é que rapidamente surge a notícia de um abaixo-assinado contra a referida obra, com o pretexto que tirar os carros da rua, afastam as pessoas do comércio! Meu Deus! Outra vez esta conversa! Mas quem vai às compras? As pessoas ou os carros? No Fórum, existem carros? Os carros entram nos centros comerciais? Claro que não. Esta ideia é um disparate! Qualquer cidade moderna que se preze, facilita a vida aos peões, aumenta as zonas pedonais e cria vantagens para o comércio local! Só em Aveiro é que permanentemente «vem à baila» esta ideia estúpida que acabar com o transito automóvel, afasta as pessoas das lojas! Não é verdade.


Concordo com a redução do transito automóvel na Rua João Mendonça, mas atenção, se a Câmara quer permitir apenas trânsito no sentido Pontes-Rossio, é bom que pense que nesse caso, não tem apenas que fazer obras na referida obra! Ou será que a Câmara desconhece o estado da rua que liga a Ponte de São João à Antiga Lota? E os autocarros? Ok, não devem estacionar na Rua João Mendonça, mas há que pensar em criar condições dignas para o estacionamento dos autocarros? Essas condições existem hoje? Ou o Parque de São João, abandonado e feio como está, é a solução? Seja como for, é uma obra que faz sentido, não tem nada a ver com a inutilidade e estupidez da ponte sobre o Canal Central, mas julgo que a obra tem que ser bem pensada.

5 comentários:

João Francisco disse...

Articular parece ser uma palavra entre outras que as pessoas desta edilidade não verbalizam.
Aveiro tem carros a mais. Até aqui parece que estamos todos de acordo.
Dará muito trabalho baixar o fluxo de trânsito ao centro da cidade? Eu penso que não.
Se de uma forma articulada se conseguisse baixar o preço /hora nos parques subterrâneos tanto públicos como privados, e porque não, aumentando proporcionalmente na superfície, iríamos ter com certeza menos carros nas ruas e mais gente a fazer as suas compras.
Depois os transportes urbanos mais rápidos e eficientes (sem qualquer problema de estar a cometer um grande erro de avaliação é notório que uma grande parte dos autocarros existentes estão sobre dimensionados e lentos, o que a cidade precisa é de autocarros mais ligeiros e eficazes de preferência sem consumo de combustíveis fosseis.)
Com uma remodelação de frotas a cidade perderia ainda mais automóveis dando lugar uma vez mais ás pessoas.
Mas para isso acontecer é preciso uma política de médio prazo com o objetivo de tirar
25% do tráfego automóvel no centro urbano.
Eu desconheço que alguém da edilidade queira se expor desta forma e arregaçar as mangas, e ir á luta.
Tenho a noção que não é fácil, mas não tem nada de impossível. Exemplos não faltam por essa Europa fora, e alguns bem radicais no que toca a automóveis.
Fica uma ideia de quem gosta de Aveiro e não gosta de algumas coisas que estão a fazer a esta cidade.

Anónimo disse...

Esta gente não percebe nada de nada. Criaram centenas de lugares de estacionamento a pagar que normalmente estão vazios. Criaram postos de trabalho para andarem a multar. Os diligentes multadores não multam ninguém porque os lugares estão vazios. O portuga desenrasca-se em cima dos passeios, nas ruas em que devia haver 2 faixas de circulação e só se consegue circular pelo meio e com cuidado, em frente das portas,enfim é o desenrascanso à portuguesa.
Parece que há na câmara uma coisa que se chama polícia municipal que ninguém sabe para que serve, nem se consegue ver nas ruas. Parece que andavam a fiscalizar obras, mas se agora não há obras o que andará a fazer aquela gente? Mistério.
Quanto a pôr o trânsito só num sentido na rua João Mendonça, chamo a atenção para o seguinte: Por onde vão sair os autocarros de 50 passageiros?
Pagava para ver o Élio e companhia, acompanhados pelo arquitecto que projectou a obra a cirularem no 1º autocarro a subir a rua da Granja ou a atravessarem a ponte das eclusas.
Valha-nos Deus, como é possível tanta imcompetência?
Se conseguirem procurar nos arquivos da seccção técnica da câmara, se ainda exitirem, devem encontrar um estudo do falecido arq. Semide em que se propunha uma solução para retirar da cidade o movimento dos camiões que iam para a antiga lota e saíam carregados de peixe.
Garanto-vos que era uma grande solução que nunca foi avante.
E mais não digo porque não valem o tempo que se perde e só lhes desejo que vão para o raio que os parta.

Anónimo disse...

É assim mesmo ó das 4.35 és cá dos meus.
Mereciam ouvir mais, mas muito mais!...

Anónimo disse...

Sr arquitecto da câmara leia bem o que vou dizer:
Qualquer urbanista deve saber que ao projectar uma rotunda, o raio mínimo para que um autocarro possa circular sem problema é de 10 metros. A rotunda do rossio, em frente ao Augusto tem à volta de 8,50m e é por isso que os autocarros de 50 passageiros tem de andar a fazer manobras para virar. É só perguntar no Augusto.
Nas saídas projectadas pelo senhor para os autocarros sairem na ponte do canal de S Roque ou na das eclusas pegue numa fitinha e vá lá medir e vai ficar a pensar.
Não lhe levo nada por esta lição mas não faça tristes figurinhas.
Dê cumprimentos ao Élio.

Anónimo disse...

Estes homens já lá não vão nem com todas as "pancadas" que levam!
Desorientação, incompetência, injustiça gritante, compadrio e algo mais, faz parte da génese dos muitos que nos "desgovernam"!
Como alguém dizia há dias num comentário em Aveiro Sempre, estes ficarão no esquecimento dos HOMENS DE BEM e para SEMPRE!
É URGENTE mudar este PAÍS com HOMENS e não com homens!...