sábado, abril 07, 2018

A Lourenço Peixinho, as ruas, o asseio, os tracejados...



Já aqui escrevi sobre o assunto mas volto a fazê-lo. Por achar que é inacreditável e porque é o mínimo que uma Autarquia deve fazer por uma cidade que, «por acaso», até é capital de distrito, até é visitada por milhares de turistas, até recebe milhares de estudantes todos os anos e, também «por acaso», é de uma beleza rara: Aveiro.

Como é possível a Avenida Dr. Lourenço Peixinho continuar, há anos (há anos, amigos), sem tracejado horizontal e obrigatório por lei? A avenida tem uma ou duas faixas? Pode-se ou não se pode ultrapassar? Não se sabe. e não se sabe porque os traços brancos não existem!

Amigos, poderão pensar que estou a destacar aquilo que não é o mais importante! Até aceito que não seja o mais importante discutir sobre Aveiro mas, por outro lado, é o mais básico que uma Autarquia deve assegurar, meu Deus! Pergunto: digam-me o nome de uma outra cidade, cuja principal artéria, não esteja pintada? Digam-me outra? Acham que isso é possivel na Avenida dos Aliados no Porto? Ou na Avenida da Liberdade em Braga onde estive recentemente? A «Lourenço Peixinho» é só a principal avenida da nossa cidade.

Reconheço que no último ano, talvez porque também tenha sido ano de eleições, houve um esforço no arranjo de um numero significativo de ruas da cidade. Houve. Mas tem que continuar. A chuva caiu com intensidade e há muitas ruas a necessitar de intervenção. Muitas. Na Beira-Mar há ruas que são uma autêntica vergonha. A Avenida Sá Carneiro, que liga a ponte que vem da Avenida 25 de Abril ao supermercado Pingo Doce (antigo Pão de Açúcar) é outro exemplo. Mas há muitas, muitas mais.

Em relação aos tracejados é a mesma coisa. Então no centro da cidade!...Andamos de carro na Rua Clube dos Galitos (junto ao Canal Central) e temos mais do mesmo. Como é que os senhores da Câmara não têm nesta questão do asseio, algo sempre presente?

Sempre disse que o trabalho de uma autarquia, na minha opinião, claro, vale muito mais pelo aquilo que faz em termos de manutenção do que propriamente pelas grandes obras que leva a efeito. E esta é a questão: andamos sempre ouvir Ribau falar de grandes projetos para a Avenida, para o Rossio e, depois, não consegue passar uma porcaria de tinta branca nas ruas da cidade.

Importante? Amigos, eu vou continuar a escrever sobre isto...

10 comentários:

Anónimo disse...

Aguardem pelo "sr" PEDUCA do sr "presidente" que quer fazer da Avenida Dr. Lourenço Peixinho uma coisa extraordinária!...
Até lá calma, paciência, olhem e apreciem o mamarracho que há anos embeleza a esquina da Rua Engº Oudinot sem solução à vista, bem como toda a Avenida.
Por outro lado leiam os artigos de opinião publicados no DA de hoje dia 07 e apoiarão, de certeza, as chamadas de atenção à vergonha do tal de PEDUCA, cuja apresentação com toda a pompa e circunstância e gastos de euros que pagamos todos foi, o que se chama, uma "fantochada"!
Aveiro a perder o norte, que tristeza, também sem solução!...

Anónimo disse...

Quanto à Avenida Sá Carneiro há anos e anos que a placa toponímica frente ao Galitos perdeu o "pio", isto é perdeu as inscrições e seus azulejos, que nunca o sr prrreesidente da junta ou os snrs prrreesidentes da câmara Élio Maia e Ribau Esteves mandaram repôr!
Falam tanto no PSD/PPD do Dr. Francisco Sá Carneiro, lembram-se tanto que dá dó constatar que só falam dele para se exibiram em certas ocasiões, ou seja, em eleições que é o que interessa a certos "políticos" da nossa praça, da AR e outros!
Pobre Sá Carneiro, onde quer que esteja dá voltas e mais voltas, que falta de respeito, ou algo pior!...

Anónimo disse...

Enquanto que em Paris o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa acende a chama ao Túmulo do Soldado Desconhecido pelos cem anos da Batalha de La Lys, em Aveiro o "presidente" Ribau quer remover o Monumento do local onde se encontra desde sempre para outro à escolha do freguês, que é ele próprio!

Anónimo disse...

Ó sr presidente da Câmara, a Feira de Março tem tanta segurança como o GAI nas instalações do Centro de Congressos!
Não brinque com coisas sérias, o senhor deve estar a fazer confusões, mas isso tem remédio, é só reflectir e não vender gato por lebre!
Admita que para 2019 há eleições e o psd quer ganhá-las custe o que custar!
Em 2021 idem aspas e há que continuar o mandato, quer Aveiro cativa da sua pessoa!

Anónimo disse...

As "notícias autárquicas" são cada vez mais do bom e do melhor!
1 - O Presidente da Visabeira "apanhado desprevenido" com declarações de Ribau Esteves sobre os prazos do PDA (parque desportivo aveiro)salvo erro, são tantas as siglas que até nos perdemos.
2 - "Seja feita justiça a José Estevão (Grande Parlamentar, Figura Aveirense a quem se deve o Caminho de Ferro e outros) com um painel em azulejo na estação da CP, pelos vistos inaugurada com muito ânimo (como habitual) pelo senhor "presidente de Câmara".
E o resto, as placas roubadas e outras retiradas há anos da sua estátua cuja manutenção e limpeza é necessária também há anos e já passaram 12 (doze).
3 - Quanto à segurança na Feira de Março, basta entrar e ver o acumular de divertimentos, uns em cima dos outros, com tudo ao molho e fé em Deus.
Meu Deus, se há um desastre os carros de Bombeiros ou ambulâncias nem entrar podem!

A quanto obrigam a ganância e o "poder" senhor "presidente", acorde para a realidade, talvez ainda vá a tempo, e deixe-se de fantasias, basta a "vida" para vivermos uma!...

Anónimo disse...

Bem apresentado, "belo", bonito, papel do melhor, suave, macio, desliza entre os dedos como manteiga o boletim municipal nº 8 Março 2018, mas para não o devolver ao remetente dei-lhe um destino mais "digno", na casa de banho está colocado para usar uma folha de cada vez que necessito, o que se vai tornar complicado por tanto brilho e dureza!
Muito bem aproveitados os nossos impostos, sim senhor, "adoro" contribuir para o conhecimento do "nosso pessoal"!...
Bem haja sr Ribau Esteves! O senhor é, deveras, como o boletim, extraordinário!

Anónimo disse...

Os Aveirenses estão raivosos por Ilhavo mandar em Aveiro.

Anónimo disse...

Para o "comentador" das 5:17 da tarde:

Para já e em primeira análise Ílhavo nunca foi Aveiro e Aveiro nunca foi Ílhavo, por isso a raiva só pode dizer respeito a quem faz o comentário.
Por outro lado se está tão melindrado, o actual presidente de câmara nem é de Ílhavo, quando muito é da Gafanha da Encarnação nascido em Angola (não sei onde).
Pelo que se sabe nem em Ílhavo o homem foi assim tão bem "querido".
Depois se está tão interessado no seu "sucesso" e "bem-estar" recolha-o no seu seio, leve-o para sua casa, trate-lhe das maleitas e estarão assim bem, um para o outro!

Aqui em Aveiro muitos dispensam a sua presença que é nula nas ruas cidade, nalgumas zonas do concelho poderá participar nas festanças de porcos assados e outros males da pessoa em questão, que possivelmente, em minha opinião e de muitos outros, não lhe ficam nada bem!

Gostou???

"Tomai e comei, este é o meu corpo"
"Tomai e bebei, este é o meu sangue"!

Mas muitos que não são "carneiros", nem o comem nem o bebem!


Anónimo disse...

A destruição da Av. Lourenço Peixinho, vai ser implacável pelo nosso Autarca de Ilhavo.

Anónimo disse...

Os aveirenses, metade, não votam.

A outra metade são burros ou têm memória curta. Já conheciam a tipologia de "governação" artística PSD/CDS e caíram nela outra vez.

Nesse aspeto o comentador das 5:17 da tarde tem alguma razão - uma capital de distrito - governada pelo Messias das Gafanhas mas que, enfim, dos únicos dotes que se lhe conhecem, sérios, são os da propensão para as artes de palco.

Ainda um dia vira catedrático tal a excelência política e técnica de muitos anos a virar frangos.