terça-feira, maio 02, 2006

Semáforos em Cacia

Na Variante, em Cacia, no cruzamento para Sarrazola e para a fábrica de esquentadores Vulcano, estão, finalmente, a ser colocados semáforos. Há muito que se justificava tal decisão. O número de acidentes que ali ocorreram nos últimos anos não deixava outra alternativa. Mais vale tarde do que nunca.

4 comentários:

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Pedro
Permite-me, desta vez, discordar inteiramente contigo.
A Associação de Pais do Infantário de cacia (da qual sou presidente) já há cerca de 3 anos, enviou um abaixo assinado para o Governo Civil, CMA e Estradas de Portugal - Aveiro, a solicitar uma solução para o cruzamento em causa (que não é de Sarrazola - esse local da freguesia de cacia fica do outro lado da linha. Ali é mesmo para Cacia).
E isto porque muitos dos pais de crianças que frequentam aquela isntituição foram vitimas de acidentes (felizmente sem consequências graves) naquele ponto.
Só que, conforme podes comprovar ao pesquisares em estudos de mobilidade e acessibilidade, o que foi sugerido era uma rotunda (até porque existe espaçoa para a construir) pela comprovado fluidez de trânsito, ao contrário da semoforização que é masi congestionante.
E, salvo raras excepções (como o caso da rotunda da policlinica - por incúria automobilística), os semáforos são mais proprícios à sinistralidade do que as rotundas. Vê, por exemplo, o que acontecia anteriormente com os cruzamentos semoforizados do pingo doce e do eucalipto (tanta gente que lá perdeu a vida) e analise a fraca ou quase ausente sinistralidade actual com as rotundas e as desniveladas.
Cumprimentos
A ver vamos se não terei, no futuro, razão.

Miguel Bartolomeu disse...

Sinceramente não sei qual será a melhor solução para aquele cruzamento. O que sei é que também já fui vitima de 2 acidentes naquele local. A ver vamos se os semaforos serão uma boa solução.
O cruzamento do Solar das Estátuas também podia ser "remodelado".

Pedro Neves disse...

Caro Miguel, eu não disse que ali era Sarrazola (eu sei bem onde fica Sarrazola), o que eu disse, foi que aquele é a rua que dá para Sarrazola. A mim, o que me parece é que tal como está não está bem. Pior e mais perigoso não vai ficar.
Sobre os cruzamentos do Eucalipto e o Pingo Doce, fizeram-se obras, mas é engraçado, como hoje se recordam essas obras e se enaltecem essas obras, quando ainda num passado recente, essas mesmas obras foram alvo de tanta critica e de tanta polémica. Obras! Foram deitas, de facto.

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Pedro
Tirando a questão de Sarrazola, adianto ainda:
1. É óbvio que em primeiro lugar deve vira a segurança das pessoas. Se bem que entendo que aquele cruzamento semoforizado não é a melhor solução, pelo menos "poderá" atenuar a insegurança actual.
No entanto, deixa-me referir que a mobilidade rodoviária não é apenas segurança. Não me parece que, dado o volume de tráfego na EN 109, esta solução contribua para a sua fluidez... bem pelo contrário.
2. Refiro-te ainda, que no abaixo assinado que indiquei no comentário anterior, e pegando na deixa do Miguel Bartolomeu, foi indicada outra sugestão: a colocação de outra rotunda no cruzemento do Solar das Estátuas e a probibição de, entre as rotundas, virar (ou cruzar) à esquerda na EN 109. Como exemplo para percebermos o que disse: se viesses de carro da fábrica da renault em direcção a Aveiro e quisesses ir às bombas de gasolina da Bongás (que ficariam do teu lado esquerdo), terias que ir até à hipotética rotunda do Solar das Estátuas e voltar em direcção a Cacia.
Porque a sinistralidade naquela via, não é só nos cruzamentos, é também derivada a permissão de cruzar copm viragem á esquerda o eixo da via.
Abraços