sábado, setembro 05, 2009

Élio vai ganhar? Penso que sim...



É verdade! Há muito que não critico, nem o Dr. Élio Maia, nem o seu Executivo, nem a lista da sua Coligação. Mas mantenho tudo o que tenho escrito nestes últimos meses aqui no Aveiro Sempre. Ou seja, estes quatro anos foram um marasmo, não houve ideias, não houve uma politica que tivesse resultado numa melhoria financeira da Câmara, não houve obras, não houve apoio aos clubes, apenas houve lamurias e criticas ao Dr. Alberto Souto, apenas houve a presença de vários elementos do Executivo em festas de gente que pensa que é jet-set, apenas houve incompetência e deixa andar.

Mas então, porque é que penso que o Dr. Élio Maia vai ganhar outra vez as eleições? Por uma razão muito simples: porque Aveiro é uma cidade de direita, e como escreveu há tempos, um leitor, aqui no Aveiro Sempre, a grande maioria dos eleitores aveirenses, como em grande parte dos municipios, vai colocar a sua preferência partidária à frente daquilo que deveria ser uma escolha racional e à frente dos interesses e do que seria melhor para Aveiro e para a sua população. É tão simples quanto isto. E, por isso, vamos ter mais quatro anos parados no tempo.

Duvido que me engane...

26 comentários:

Anónimo disse...

Para que isso não aconteca o PS terá também que começar a integrar as festas do pseudo jet7.

Anónimo disse...

É verdade o que diz.
Aveiro não é um concelho de esquerda, nunca o foi. É um facto que os Congressos da Oposição se fizeram na nossa cidade e por isso temos a medalha da liberdade, pese embora a maioria dos congressistas e oposicionistas ao regime de então, virem de fora .
Quanto às eleições autárquicas, vamos ver o que acontece.
O seu prognóstico, infelizmente, não é descabido mas não é só por Aveiro ser de direita, sabe bem que não.
Há factores subjacentes que concorrem para esse prognóstico, e à vista de toda a gente.
JB

Anónimo disse...

De facto é verdade:a probabilidade e a estatística dão a vitória ao Élio.
Só que eu estou convencida que o Élio não ganhou em 2005: o Souto é que perdeu.
E havia o Dr Girão, que, como pessoa inteligente, desta vez fica quieto.
Contra todas as previsões, eu acredito na inteligência dos aveirenses. Até porque, realmente, Adoro Aveiro.
AA

Anónimo disse...

O seu raciocinio tem toda a razão de ser. Como nas eleições anterior
tudo pode acontecer,até o Elio ganhar sem maiori,o que seria um
ESPECTACULO´
Se ganhar,acredito que vai ter muitos menos votos do que nas anteriores eleições,e,ai,tudo pode acontecer.
Enfim! alguem já nos chamou os alentejanos do norte,(com todo o respeito pelos alentejanos).
Olivia

Anónimo disse...

O Pedro falou na ponte que liga o Rossio e o Alboi, fez bem. Parece-lhe uma boa ideia e acha que devia ser para automóveis. Diga que é uma boa ideia, não tenha os preconceitos ideológicos que diz que os nossos conterrâneos aveirenses têm. E fale sobre toda a regeneração urbana de que essa ponte é uma peça e que significa um investimento de 14 milhões de euros, para que essa ideia de "marasmo" se desminta a ela mesma. E já que fala no elevado número de turistas não lhe ficava bem elogiar o Welcome Center que o Élio Maia abriu para servir os nossos visitantes? Acredito que se formos justos e dissermos bem de algumas coisas as críticas que fizermos ganham outro sentido. Se assim não for corre-se o sério risco de que o que escrevemos ser lido como clubite partidária: partidarite.

Potencial Serial Killer disse...

Aveiro precisa é de um SERIAL KILLER

Anónimo disse...

É dificil suportar o que temos e o que prevemos. Ninguém é insubstituível, isso é um facto.
Mas custa muito sair do crescimento e evolução, ver “decapitar” por uns e outros, gente de capacidade e valor para nos entregarmos a charcos de mediocridade.
Olhamos o futuro e o que vimos?
Apenas um grande vazio!

Anónimo disse...

ó pedro, e o ps quis ganhar?

Anónimo disse...

Não se trata de uma questão de esquerda ou direita, porque se fosse assim seria muito dificil explicar 8 anos de PS em Aveiro. O que se passa é que o Élio e o seu Executivo estão ainda protejidos por um núcleo de entidades e população que beneficiou directamente com a sua subida ao poder. O desgaste ainda não penetrou ai e as comadres ainda não se zangaram. O Souto perde porque se zangou progressivamente com as comadres. Recordo o processo da Orquestra (que está cada vez pior) que ditou o afastamento do Manuel Rodrigues, o processo do Gonçalo e tantos outros que foram por em causa a harmonia do lobbie. Este senhor teve a sorte (ou a inteligencia) de manter estes senhores executivos solidários uns com os outros (por muito que não se tolerem). Esse é o real segredo da possivel reeleição do Élio. Nem sequer tem a ver com estatisticas (feitas no IPAM por ecomenda e com universo de 500 pessoas, devem estar a gozar). Agora, algo que penso que vai acontecer é que esta coligação não vai terminar o próximo mandato...isso sim, parece-me dificil!

Anónimo disse...

welcome center? Ponte sobre a Ria?
Valha-nos nossa senhora. Olhe, a ponte sobre a Ria é uma patetice, que não serve para nada.

Anónimo disse...

Sabiam que o MEP apresentou candidatura à Assembleia Municipal?

Anónimo disse...

mé quê pá?

Anónimo disse...

O Souto era independente dos “lobbisecos” cá do sítio, pobres e muito informes. Quem tinha valor era promovido politicamente. Quem era oportunista e interesseiro, era marginalizado.
Ao contrário do que vemos agora o Souto sempre foi o “rosto” da Câmara para o bem e para o mal. A sua personalidade e capacidade impunha naturalmente respeito e admiração.
Ao contrário do que acontece hoje com a Coligação ele assumia as responsabilidades de tudo o que os seus vereadores faziam.
Foi aqui recordado o caso da orquestra que quase foi extinta, lembro-me perfeitamente do caso. Na ocasião, quando tudo parecia estar perdido, ele publicamente assumiu a responsabilidade do que aconteceu.
De seguida pegou nos “cacos” e em poucos dias, deu a volta a tudo e pô-la novamente a tocar. Pelo que li acima parece-me que anda novamente desafinada.
Sinceramente e independentemente de tudo e das sondagens não penso que esta Coligação vá ganhar as eleições, é mau de mais para ser verdade.
Mas a política é como o futebol, faz surpresas.
Muitas vezes clubes da 3ª liga ganham a um clube da 1ª liga e de renome no mundo dos futebois.
Vamos lá a ver o que o povo quer que lhe aconteça.Sabemos que quando a cabeça não funciona o corpo é que o paga.
Mas em democracia cada um tem o que quer!

Anónimo disse...

Vagos prepara a inauguração das Picinas Nunicipais, Aveiro destroi as que tem.
Pobre Élio!...

Anónimo disse...

Élio é um Presidente que falta ás reuniões da sua própria Câmara, como faltou a todas as reuniões da Assembleia Municipal, quando era Presidente de S.Bernardo.
É o que temos e os Aveirenses continuam a dar-lhe o voto por não fazer nada.
Espero que desta vêz os Aveirenses não se deixem enganar, caso contrário, Aveiro vai continuar a andar para trás, com as promessas dos últimos quatro anos a todos os Municipes, "VAMOS VER"

Potencial Serial Killer disse...

Tb posso candidatar-me à Câmara de Aveiro ?? Há alguma coisa na lei que me impeça ?? .. Penso que não.
Há uma maneira de eu ganhar ... é mandar os politicos desta para melhor. Sim, pq não ? Faria um grande favor ao Povo aveirense.
Aveiro precisa mesmo de um serial Killer

Anónimo disse...

Não reconheço que a liderança de Alberto Souto tivesse sido benfazeja para Aveiro, em especial porque fez investimentos mal avaliados como o Estádio ou o Aveiro Basket, descuidou das Freguesias, não deixou ideias para o futuro de Aveiro e as suas obras principais foram aquelas que resultaram de programas governamentais: o programa Polis e o programa de recuperação de teatros municipais. Em termos de Polis acredito mesmo que cidades como Portalegre o aproveitaram melhor e no que respeita ao teatro aveirense a reabilitação fez perder muito do seu glamour. Mas não esqueçamos que Souto teve 8 anos e este Presidente, ÈLio Maia, só 4 e, seguramente, quando Souto iniciou o mandato as dívidas e o serviço de dívida municipais era uma formiga comparado com o elefante que deixou.
Mas a maior crítica que se fez a Alberto Souto foi o PS, o seu partido, ter recusado, quase hostilizado, a sua possível recandidatura. Mais, no PS de Aveiro optaram por um ex vereador de Souto, que tem a personalidade que tem e que, para o mal e para o bem, não tem similitudes quaisquer com a de A. Souto.
Quer-me parecer, além do mais, que o respeito que uma pessoa mereça é diferente do voto que se lhe atribua ou não: Souto ganhou 2 vezes e perdeu uma 3.ª porque os aveirenses assim o entenderam, democraticamente. E a democracia, o poder do povo, não deve ser enaltecido quando a pessoa ou o partido com que temos afinidades vence.
Élio Maia vai ganhar, como o P. Neves diz que vai acontecer, tal se deve à percepção de que apanhou um mandato repleto de dificuldades, que começou a pagar as dívidas e a lançar projectos muito importantes para Aveiro com o apoio da CEE.
Cumprimentos a todos!

Anónimo disse...

O anónimo das 8:38PM vê-se que percebe da poda. Sinteticamente, próprio de um bom comunicador, traça o perfil do Souto.
Pela apreciação e avaliação, deve ser historiador, igual a ele, com certeza, só o Pacheco Pereira.
Em duas pinceladas traçou os 8 anos de mandato de Alberto Souto e da sua Obra, que na sua douta opinião, se resumiu ao Estádio e ao Aveiro Basket. O resto, e não foi pouco, foram tudo programas governamentais.
Ora quem fala assim sabe da poda, e como o senhor anónimo percebe da poda, enaltece a Coligação porque, coitados, andam a pagar as dívidas que o Souto deixou...
O senhor anónimo esquece é que, o que pagaram não foi com dinheiro poupado e amealhado, durante estes 4 anos de inactividade e desgovernação.
Foi com o dinheiro pedido à banca a uma taxa de juro tão alta que nem o maior pacóvio de uma aldeia remota, negociava.
E se me permitir uma achega ao conteúdo do seu comentário extraordinário, informo-o que a dívida não baixou um centimo, subiu, e continua a subir desastradamente. Não por obra feita, que nada se vê, mas por má gestão, mais, na minha opinião por gestão danosa, lembre-se somente do negócio com o Beira-mar entre outros.
Quanto ao Souto não ter deixado ideias, está errado, deixou, não podia era deixar a cabeça, como certamente compreenderá.
Quanto às hostilidades de dentro do PS não sei mas ouvi muitas vezes um Socialista que já não está entre nós, e que era uma referência do partido, de Aveiro e do país, traçar rasgados elogios públicos a Alberto Souto, assim como outros, inclusive, Jorge Sampaio.
Mas claro, admito que como em qualquer partido haja raia miúda a sussurrar pelas sombras, o próprio PSD e mesmo a Coligação, é o padrão desses comportamentos e invejas.
Resumindo:
Repetindo-me, acho que o seu comentário é de alguém que percebe mesmo da poda!

Anónimo disse...

as arraias miúdas!

Anónimo disse...

O termo adequado era certamente "arraias miudas", admito.
Mas achei mais interessante o termo "raias miudas".
Não é por nada, apenas ninguém as aproveita para merda nenhuma(desculpe).
De qualquer modo obrigado pela correcção.
Assina: Anónimo das 1,43AM

Anónimo disse...

Se o anónimo da 1h43 se referia a Carlos Candal quando escreveu "Socialista que já não está entre nós, e que era uma referência do partido, de Aveiro e do país"... bom esse socialista era precisamente um dos que mais criticas fazia publicamente e em privado ao Dr. Alberto S. de Miranda. E em relação ao PS, nomeadamente ao Dr. Raul Martins, basta fazer uma pequena pesquisa pelas noticias de Aveiro no período de 2000 a 2005 para ver a guerra que havia dentro do partido e aquilo que os actuais diziam dos anteriores, leia-se Alberto S. Miranda. Memória muito curta é o que é!

Anónimo disse...

Nada tenho a ver com o caso.
Mas assisti muitas vezes a rasgados elogios ao Souto na assembleia municipal por parte do Dr.Candal. Está tudo registado em actas, é fácil comprová-lo.

Anónimo disse...

Não acredito que o Dr. Raul Martins diga mal seja de quem for.
Mas que grande trapaça!

Anónimo disse...

Desculpem mas eu não concordo: acredito que Élio vai perder.
Aceito que o Élio seja apoiado por alguns que tiram proveito da proximidade política ou de amizade, ou mesmo por aqueles que são beneficiados pela presente política de apatia e compadrio.Esses sim, vão votar Élio, claro ! E alguns crédulos, que ficam tão sensibilizados por serem recebidos e abraçados pelo presidente, que nem conseguem discernir que o seu problema não foi resolvido, nem que o papel de um presidente não é atender toda a gente, mas sim diligenciar para que tudo funcione e as pessoas nem precisem de vir falar á Câmara.
Mas os jovens, e os intelectuais, e os atentos, e os exigentes... esses não vão definitivamente votar Élio.
Concordo que o PS não tem uma lista com grandes nomes, nem com pessoas conhecidas e de grande poder de conduzir massas … Mas é uma lista séria constituída por profissionais com formação e currículo adequados a cada um dos pelouros municipais.
E não pode haver mais amigos-do-Élio em Aveiro do que pessoas atentas e exigentes.

Anónimo disse...

É uma verdade que os maiores opositores do Dr.Alberto Souto,
foram e têm sido os invejosos de alguns PSs,que não aceitam a obra do anterior Pres. Camara.
Tambem é verdade que a maior parte dos elementos que fazem parte hoje,
da Assembleia na oposição,na altura eram uns bajuladores.Nao se esqueçam que o projecto do Estadio,
foi aprovado por unanimidade.
sobre este assunto,fico-me por aqui
Grande parte dos Aveirenses,com raras excepções,goostam de criticar aueles que fazem alguma coisa,mas,só sabem criticar
Devem ter cuidado porque hoje já se fala mais de Ilhavo do que de
Aveiro
Deixem de criticar o que esta mais ou menos bem
Critiquem pela positiva,com melhores ideias
Não com criticas balôfas e, cheias
de invejas incompetentes.


Aquilo que acontrceu ao Alb Souto
há 4 anos,penso,sinceramente,que pode acontecer ao ELIO mais fácil.
Pior que o Elio! só o Elio.
Olivia

Anónimo disse...

A VERGONHA.
Amanha quarta feira a Camara faz uma excursão a Fátima para 1500
idosos das freguesiias do concelho com missa do Padre Aderito
Estão mesmo a ver o que vai acontecer
GRAVE.
Foi pedido as juntas a morada dos idosos que vão a Fátima
Estão mesmo a ver para que é.


MUITO PIOR
O Pres.da Camara"Elio" pediu a algumas Empresas com negocios com a Camara. para estas subsidiarem com valores consideraveis,algumas instituições do conselho,tentando que a Camara tire partido disto.
ITO E CORRETO: Então o que e isto
Olivia