segunda-feira, agosto 22, 2011

Aveiro, cidade sui generis

Aveiro actual é uma lástima, mas se olharmos para a «coisa» com sentido de humor, acabamos por nos rir com tanto que por aqui há de caricato! Reparem:

- Aveiro tem um Recinto de Feiras e Exposições mas realiza uma feira de artesanato no Rossio que não deveria ser mais do que um jardim aprazível e excelente para se visitar e usufruir;

- Aveiro passou a ter um ferry boat que faz a travessia para São Jacinto (e vice-versa) mas são muitos os dias em que os utentes não o podem utilizar, ou porque o dito cujo está avariado ou porque os funcionários da MoveAveiro estão de greve por falta do pagamento de salários ou subsídios;

- Aveiro tem os barcos moliceiros mas estes andam «amputados» pelos canais da ria;

- Aveiro passou a ter duas salas de espectáculos (o Centro de Congressos e o Teatro Aveirense) mas nem um nem outro tem um Director Artístico;

- Aveiro tem um Presidente da Câmara mas na maioria das vezes é um dos seus «vices» que fala à Comunicação Social;

- Aveiro não conhece uma obra significativa há seis anos mas tem uma Câmara que pretende destruir o Bairro do Alboi sem necessidade nenhuma.



10 comentários:

Anónimo disse...

Julgava que já tinha desistido dos
pertinentes reparos, e são tantos a fazer para além destes que até enjoa a situação em que esta cidade
está!...

Zé de Aveiro

Anónimo disse...

É realmente lamentável o estado em que o Rossio está. De jardim aprazivel já não tem nada. Não existe um unico espaço de relva verde, já para não falar dos buracos que as tascas da Feira de Artesanato deixaram. enfim, é muita inactividade para uma Camara só.

Anónimo disse...

Esqueceu-se de referir a única boa decisão da Câmara. Dar de mão beijada a gestão do estádio ao iraniano (perdão... ao Beira-Mar). Aí sim, o Élio Maia decidiu bem.

Anónimo disse...

Pedro Neves, se souber esclareça-me:
1.ª Quem comprou o ferry em 2.ª mão e todo rebentado?
2.ª Quem não teve a insensatez de construir as pontes não tendo em conta a dimensão das proas dos moliceiros?
3.ª É ou não verdade que os artesãos e o público beneficiam da FARAV no Rossio, no centro da Cidade e que se não fosse esta mudança a grande maioria dos artesãos já tinha desistido da FARAV?
Todas as cidades têm defeitos, mas também têm qualidades. E os que visitam Aveiro levam a Cidade no coração. Se calhar porque não a vêem pelo prisma da clubite ou do preconceito partidário.
Este Presidente, com as virtudes e defeitos que todos temos, eu tenho, o Pedro terá, tem feito um esforço gigantesco para pagar dívidas e, por favor, não seja injusto, o Parque da Sustentabilidade é mais do que a modernização do Alboi. Um dia dará razão, como deu quando viu a substituição das árvores doentes pelas novas na Avenida do Dr. Lourenço Peixinho. Abraços.

Pedro Neves disse...

Caro Anónimo das 5:47, deixe-me dizer-lhe o seguinte:
Independentemento do erro na construção das pontes, que nao contemplou a altura dos moliceiros, esta aberraçao de ver os barcos amputados nos canais devia ser imediatamente parada. Nao andavam mais. Ou agora só pq houve um erro, vamos permitir este escandalo só porque aquilodá dinheiro a uma empresa qualuqer??

Sobre o Ferry, mais grave do que o seu estado é a forma como os habitantes de São Jacinto são tratados, é a gestao danosa da Moveaveiro, noticiada constantemente por ordenados e subsidios em atraso. Também é culpa do outro?

Os que visitam Aveiro levam a cidade de Aveiro pq apesar de todo o mal que lhe estao a fazer, quem cá vem visitar-nos nao se apercebe do que aqui falo quase diariamente. Quem visita Aveiro repara na beleza do canal central, nas caracteristicas unicas que a nossa cidade tem, mas nem sequer tem tempo para se aperceber no estado em que tudo está: parado ou ao abandono.

Sobre a Farav, nem respondo. Repito: temos um parque de Feiras que é substituido por um jardim. Aliás, mais um jardim completamente destruido!

isto é analisar as coisas pela partidarite?? Claro que nao! Se assim fosse, nao respeitava nem elogiava o trabalho da autarquia ilhavense. Isso nao admito que me acusem.

Abraço.

Anónimo disse...

Comparar a gestão da CMA com a de Ílhavo é uma afronta e pura coincidência!...
RIBAU para Aveiro JÁ!....

Celina disse...

Ao anónimo das 5:47
Diz que este presidente tem feito um esforço gigantesco para pagar as dívidas, mas olhe que o esforço não deve estar a resultar, em Maio de 2011 Aveiro era a terceira câmara mais endividada do país, segundo a comunicação social o valor era de cerca de 155 milhões de euros (em 31/12/2004 era de 140 milhões)

Anónimo disse...

Aveiro tem os que os seus eleitores quiseram. O Élio não entrou na Càmara por golpe de estado. Quiseram-no? Aguentem-se

Anónimo disse...

Que rica discusão.
Subescrevo as criticas do sr Pedro e mais nada.
Se ainda a divida tivesse descido dos 140 para algo, já nem digo metade, mas para 90 a 80 milhões, ainda lhe dava um desconto e assim se aceitava o seu esforço. Mas porra, a divida subiu para 155 milhões e Aveiro está como está! É que há coisas que até nem tem nada a ver com a falta de dinheiro. Como é que um presidente, seja de que câmara for, permite que se destrua um simbolo da cidade, como o caso de Aveiro e os seus moliceiros? Aqui sim, só por partidite se pode ignorar esta gestão.

Paulo Reis

Anónimo disse...

Ontem vi uma reportagem na RTP
sobre várias cidades, entre elas Aveiro e Ílhavo (não me recordo
do título da mesma), em que o repórter focou irónicamente(achei piada) que no dia em que fizeram a reportagem o ferry para S. Jacinto estava avariado!...
Claro está que a dita reportagem
abordava algumas questões sobre aquela freguesia do concelho de Aveiro!...
Não há VERGONHA DE NADA!...