quarta-feira, julho 19, 2006

Bicicletas

Ílhavo não tem Bugas mas neste concelho as pessoas têm o hábito de andar de bicicleta. Aveiro tem Bugas mas não tem pistas, ao contrário de Ílhavo que dispões de kms e kms destinados só às bicicletas. É um dos poucos aspectos em que Ílhavo é melhor do que Aveiro.

8 comentários:

Migas (miguel araújo) disse...

Viva Pedro
Desculpa lá, mas no caso concreto Ilhavo não é melhor que Aveiro.
Primeiro porque só nas zonas limitrofes da ciddae é que tens as referidas pistas.
Segundo porque a cidade de Aveiro, tem, eventualmente, mais quilómetros de pistas. Pistas criadas pelo projecto Buga e pistas cicláveis desenhadas nas vias de circulação.
Outro aspecto, este mais técnico e que te dou de borla.
Tecnicamente e dentro dos principios da acessibilidade, todos os estudos recentes, apontam para a fundamentação de que as biciletas devem conviver no mesmo espaço que os automóveis.
Dou-te duas razões para tal (entre muitas): diminuir a velocidade de circulação autmóvel (diminuindo o ruído e a poluição) e dar librdade de circulação aos velocípedes sem motor.
Cumprimentos

JMO disse...

E Pedro, ainda vai melhorar... acredita!

HCastanhas disse...

Claro que vai melhorar.
Pior não pode ser!

sl disse...

Não gosto muito de ouvir falar em melhor e pior, ainda mais estando a falar em municípios vizinhos, onde a ideia seria Ilhavo e Aveiro complementarem-se em Várias matérias (neste caso a continuidade dos percursos)...
Mas a existência de pistas cicláveis e as suas características não podem ser retiradas dos contextos urbanos dos dois municipios, ou seja das características das cidades e das suas envolventes.
Quanto à convivência entre bicicleta e automóvel...bem...há que ter algum cuidado, nem sempre as razões apontadas pelo miquel araujo são realistas, falta-nos ainda andar um bocadinho para que o carro perceba essa convencia salutar

Pedro Neves disse...

Caro Migas: «só nas zonas limitrofes»?? E, em Aveiro, nas zonas limitrofes, existem pistas??? Existe uma pseudo-pista na Lourenço Peixinho que é uma vergonha, existe uma na Rua da Pega que ninguém utiliza, foram criadas pistas na Forca (perto da Loja do Cidadão) que servem de estacionamento para os carros. Que pistas é que foram desenhadas para as Bugas???

Migas (miguel araújo) disse...

Pedro
É fácil de as descobrir.
A ciclopista da avenida é uma vergonha, por isso que disse atrás. Por ser uma ciclopista e estar sujeita a todo o tipo de conflitualidade: passadeiras, postes, cruzamentos, etc.
E não há só as que numerastes. Se quiseres mostro-te um mapa cheio delas.
Por outro lado, estás a referir-te a Ilhavo, à nova zona da variante panorâmica. E o resto?! Portanto não vejo o problema de comparares a Rua da Pêga, a Forca (que não tem tanto estacionamento nas pistas como dizes - eu mora aqui), etc.
Ainda por outro lado, cidades europeias completamente absorvidas pela acessibilidade em duas rodas, com o dobro ou o triplo da dimensão de Aveiro - como Copenhaga e Amesterdão, têm bicicletas a funcionar o ano todo (verão e inverno) em perfeita sintonia e espaços comuns com os automóveis.
Um abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Jonhy Blue
Continuo a concordar com os estudos mais recentes sobre mobilidade em espaço urbano.
Para bem de todos as biciletas devem conviver no mesmo espaço que os automóveis.
E falo do que sei e experimento.
Sempre andei de bicileta (e bem pequeno - 6/7 anos) na rua e em Aveiro. Não vejo qual o problema.
Tudo não passa de civismo.
Se mais gente houvesse a utilizar a bicicleta, haveria mesno trânsito e uma melhor circulação (pelo menos mais calma).
E não me interessa se existem ciclovias ou não.
As biciletas são par circular nas rua s e estradas.
Estas não são, nem podem ser, exclusividade dos automóveis.
Cumprimentos

PSousa disse...

Eu sou de Ilhavo e garanto que se anda muito bem de bicicleta, seja para onde for...