quinta-feira, dezembro 31, 2009

Carta aberta ao Sr. Pr. da Câmara Municipal de Aveiro


Exmº Sr. Presidente da Câmara Municipal de Aveiro:


Na condição de cidadão aveirense, e aproveitando o facto de estarmos no ultimo dia do ano e todos querermos um 2010 diferente para melhor, decidi escrever-lhe esta carta. Não quero que a interprete mal, quero apenas que lhe dê a devida atenção.
O senhor presidente, mal ganhou as últimas eleições, prontificou-se a descansar os aveirenses e a dizer-lhes que 2010 iria ser o ano das obras! Pois bem, senhor presidente, eu já não lhe pedia tanto. Eu pedia-lhe apenas que Aveiro recuperasse a imagem de cidade «arranjada», de cidade em que se trabalhasse na manutenção do que existe. É pedir pouco, senhor presidente!
As obras serão importantes, mas senhor presidente, não será melhor começar por arranjar as estradas? O senhor não anda de carro? Não sente vergonha em presidir a uma Capital de Distrito que tem ruas e estradas que mais parecem de terceiro mundo? Dr. Élio, arranje as nossas estradas que já ficamos todos contentes! Neste capítulo, até lhe sugiro uma coisa: dê um salto até Viseu e veja como está linda a cidade que sempre foi mais feia do que a nossa!
Mas há mais coisas que o senhor pode (e deve) fazer em 2010! Senhor presidente: ontem mesmo, li que a sua Autarquia gasta muito dinheiro em reparar os danos provocados pelo vandalismo. A minha alma ficou parva! Vai-me desculpar, mas não vejo «manutenção» nenhuma em Aveiro. Os vândalos agem e tudo fica na mesma! Ou o senhor já se esqueceu há quantos anos é que os WC's da Praça do Peixe foram «grafitados» e tudo continua na mesma? Este é penas um exemplo. Desculpe, Dr. Élio, mas não vejo nada que se faça em termos de reparar aquilo que muitos imbecis nos estragam!
Ficamos à espera das obras, mas não tenha duvidas que ficávamos muito mais contente se o senhor pusesse a Policia Municipal a trabalhar à noite e a multar quem faz das zonas pedonais, parques de estacionamento. É uma vergonha, senhor presidente! Uma vergonha! É na Praça do Peixe, é em frente ao Hotel Imperial, é em frente ao Forum Aveiro, é nos Arcos...zonas pedonais, senhor presidente! Mais: em Aveiro pode-se estacionar nas rotundas! Veja o caso das «pontes» onde não há um dia em que não encontremos carros estacionados, inclusivamente do lado da Pastelaria Veneza! Como é possível!
Mas há coisas que o senhor presidente já podia ter feito mas que continua a tempo de evitar males maiores! A Beira-Mar, senhor presidente! Como é que se autorizam os «mamarrachos» que estão a ser feitos, por exemplo, no Cais dos Botirões? Como é que é possível, em pleno Canal de São Roque, já estarem em construção outros «mamarrachos» e ali, mesmo ao lado, estarem palheiros de sal em total decadência e à beira de derrocarem???
Senhor presidente: como eu ficava contente se o senhor arranjasse e desse dignidade às rotundas e zonas envolventes ao novo Estádio? E vem-me o senhor falar em obras? Senhor presidente, não foi por causa da falta de obras que passei o ano a criticá-lo durante 2009! Nada disso. A questão é mais grave, senhor presidente! É que tudo parou em Aveiro! E não pode ser, senhor presidente.
Acredito pouquíssimo nos seus colaboradores (desculpe-me a sinceridade, mas até aqui, quando voltou a ganhar, podia ter «varrido» muita da gente que trabalha consigo e não o fez!), mas continuo, apesar de tudo, a acreditar no senhor! Não acredito que seja má pessoa e não sendo má pessoa, só pode querer o melhor para Aveiro e para a sua população. E acredite (ao contrário da grande maioria dos leitores do meu blogue Aveiro Sempre), as criticas que lhe fiz e que lhe faço, nada têm a ver com o facto do senhor ser deste ou daquele partido. Nunca fui por aí. As criticas que lhe fiz e que lhe faço, têm a ver com o facto de gostar muito de Aveiro e de sempre ter pautado a minha vida por uma postura critica.
Que em 2010, deixemos de ver carros estacionados em segunda fila na Avenida da Força Aérea, na Avenida Lourenço Peixinho, que passemos a ter policia ao domingo a controlar o estacionamento indevido em pleno Canal Central, que passemos a cumprir com o que está protocolado com os clubes e associações do nosso Concelho, que seja limpo o lago do Parque, que se combata os arrumadores do Rossio e de outras zonas, enfim, que 2010 seja um ano diferente para Aveiro.
Dr. Elio Maia, despeço-me, fazendo votos para que tenha um Feliz Ano Novo!
Pedro Neves

6 comentários:

Anónimo disse...

Prezado Pedro, estou em sintonia com tudo o que aqui disse. Mas...ainda ficou muito por dizer. A cidade parou há mais de 4 anos. É uma vergonha como se encontram certas zonas da cidade. O desleixo é tão grande como a incompetência de quem dirige a autarquia. Mas, cada um tem aquilo que merece.
Um abraço e um bom ano.

Mehemet Ali disse...

O Senhor Presidente e os seus Vereadores foram uma dádiva de Deus para a nossa cidade.
Aveiro, no extremo ocidental tinha sido influenciado pela modernice e estava a tornar-se numa pecadora, tal qual o mundo ocidental, tinha mesmo ideias muito avançadas.
Já era tempo de se pôr travão a isso se não, ninguém sabe onde iriamos parar.
A providência divina encarregou-se de corrigir tudo. Mandou um naipo de homens e mulheres, quais profetas, para sem violência e com muita simpatia e amor, meterem tudo nos eixos.
Em pouco tempo os resultados estão à vista...
Acabaram-se as superficialidades atrevidas, levianas e pecadoras. Agora, vivemos felizes e na paz do Senhor.
Que o Senhor continue a abençoar o senhor Presidente e os seus pares sem excepção e lhes dê muita saúde e inspiração por muitos e muitos anos, para prosseguirem a evangelização da cidade e do concelho que agora, libertos do pecado por todo o lado fazem mais amor em plena vivência e solidariedade com a natureza.

Anónimo disse...

Mar poquê tanto alarido. Têm o que merecem. Não ataque o Presidente, ele faz o que faz por convicção, responsabilizem é os idiotas dos Aveirenses, provincianos, matarruanos sem formaçãO, esses sim é que são responsáveis...em Democracia. porque carga de água é que nunca se responsabiliza o colectivo dos cidadãos? Caro Pedro, faça uma carta aberta, nos mesmos termos, mas dirige-a aos Aveirenses, porque assim ninguém toma conhecimento, para não falar no facto de o Sr. Presidente não ter lido...Bom Ano, abraço.

Anónimo disse...

Caro Pedro,Aveiro tem destas coisas
Junte meia duzia de pessoas,pergunte a cada uma delas,
quem votou nas ultimas eleições no
Elio Maia
A surpr3esa! ninguem votou nele.

Sérá que foram os Espanhois? Ofelia

Unknown disse...

Resido em Aveiro faz 11 anos e realmente fico profundamente triste em ver a deterioração das infra estruturas de uma cidade tão bela, porém na mão de gente incompetente.Faço minhas as palavras do Pedro!
Bom ano.

Anónimo disse...

No ultimo sabado o canal um esteve
em Aveiro a trnsmitir as fetas de
S.Gonçalinho
E vergonhoso a maneira como a Dra
Maria da Luz e o Eng Carlos Santos
representaram a Autarquia
O Carlos Santos devia fazer como o
Elio,aparecer so a noite para os
copos,assim não se ridiculariza
A Maria da Luz ha muito que perdeu a noção do ridiculo.
E esta gente que nos representa.

Tentem saber o que se passou quando
esteve em Aveiro o Dr. Jaime Gama em representação do Snr.Presidente da Republica.

Depois disto,o Elio devia cair no
caldeirão de cha.Não ha quem lhe ensine boas maneiras
Sera que o Dr.Girao so lhe ensinou
a ser habilidoso?