segunda-feira, dezembro 28, 2009

Medicina em Aveiro



Aveiro vai ter um curso de medicina e isso é, como é óbvio, bom para a cidade e para a nossa Universidade. Não merece discussão. Agora, será que por ser bom para Aveiro, e só porque nós somos de Aveiro, não devemos ouvir quem defenda que a vinda de «medicina» para cá era desnecessária e que tal decisão até pode não se justificar?

8 comentários:

Unknown disse...

sem ser a ANEM ou a ordem, quem mais se opunha à criação/abertura deste curso em aveiro?

João Correia disse...

É bom para Aveiro e para o país. Precisamos de Mais médicos para terminar com as "Vacas sagradas" que a ordem defende. Pagar 100€ por uma consulta num país onde o Ordenado minimo não chega aos 500€ é impensável.

Anónimo disse...

Também não entendi muito bem um curso ir funcionar com 20 ou 30 alunos. Claro que, desejamos tudo o que de bom houver para a nossa cidade, mas devemos ser racionais. Não seria mais correcto integrar esses alunos numa universidade tradicional com cursos de medicina, e não ficaria muito mais barato ao erário publico?

Anónimo disse...

É sempre bem-vindo mais um curso para a nossa universidade. E se correr bem, é mais uns pontinhos de prestígio para a UA.
Contudo, as universidades de hoje não formam profissionais, fazem mas é negócios, vendem canudos às prestações mensais. Por alguma razão as empresas não contratam recém-licenciados, nem mesmo as universidades os contratam para as suas investigações! É só mais um negócio para ver se entra dinheiro.

Paulo Reis

Atenta disse...

Surpreendo-me!!!

Parece que ainda ninguém se apercebeu da falta de médicos de que o nosso país carece e do interesse de toda a classe médica em que tudo se mantenha na mesma.

São uns SENHORES, estes senhores... são imprescindíveis, até mesmo os incompetentes...!

Claro que eles não querem e são os maiores responsáveis por esta situação. E quem sofre com isso?
São todos aqueles que não têm possibilidades económicas de serem tratados em clínicas privadas.

Sabem que, mesmo em Aveiro, a 2 km do centro da cidade, existem centros de saúde em que os doentes têm de esperar mais de um mês por uma consulta de clínica geral? E sabem que, com alguma frequência, acontece faltar o médico no dia dessas consultas (não sendo substituído por falta de médicos) e o utente ter de marcar novamente a consulta e ficar outro tanto tempo à espera?

E a revolta maior é quando falamos com o médico e ele tenta negar esse facto, dizendo que os utentes podem andar atrás das "vagas do dia" como se os outros não tenham de trabalhar e possam esperar o tempo que calhar para serem atendidos.

Por tudo isto, que venham muitos mais cursos de medicina para Aveiro e para outras universidades onde ainda não existem.
São 20, 30 ou 40 vagas anuais? Tudo bem pois é apenas um começo.

Abençoado Sócrates e o seu governo que têm tido coragem para tomar decisões e pô-las em prática, mesmo indo contra tantos interesses instalados.

Este bendito curso de medicina será muito bom não só para Aveiro mas também para a população em geral.

At.

Belchior disse...

Efectivamente precisamos de mais médicos, mas médicos conscientes e responsáveis, com espírito de missão. Ser médico é uma profissão nobre, missionária mesmo.
Um médico deve ser remunerado compativelmente pela dedicação e responsabilidade que tem com os doentes, dado não viver de ar e vento, até aqui tudo bem.
Infelizmente,as mentalidades e os tempos modernos está a transformar esse espírito que devia ser de missão em comércio. Muitos médicos são simplesmente comerciantes e isso é condenável, todos nós conhecemos um ou outro caso. Felizmente, penso que a maioria é honesta.
Depois, creio que há salas, professores e universidades suficientes para administrar o curso de medicina.Porquê criar uma despesa monstra para instalar em Aveiro ou noutro lugar, o curso?
Gostava era de saber e compreender da razão e meswmo o benefício, de ser necessária uma nota académica de 20valores para se ser médico, ou pelo menos se entrar em medicina. Será assim no resto da europa e no mundo?
Não será isto uma palermice?
Vir para Aveiro é bom. Mas porque preço vai ficar a cada um de nós?
Não será isto mais um desbaratar dos dinheiros publicos?
Nestas pequenas coisas vemos o país que somos que não é dificil resumir:
Um país com falta de bom senso a todos os níveis.

Unknown disse...

@belchior
Gostava era de saber e compreender da razão e meswmo o benefício, de ser necessária uma nota académica de 20valores para se ser médico, ou pelo menos se entrar em medicina. Será assim no resto da europa e no mundo?

para ser médico, não sei o que é preciso para além de fazer as cadeiras todas e internatos... para entrar em medicina é preciso ter uma nota elevada.
medicina parece ser um curso inatingível, não é por causa das Universidades que têm esse curso, mas sim devido aos estudantes que entram e isto deve-se ao próprio processo de colocação:
os estudantes que querem entrar em Medicina na UP em 1ª opção são todos ordenados de acordo com a sua nota de candidatura. depois são colocados sequencialmente, do que tem a nota mais elevada para o que tem a nota mais baixa, até estarem todas as vagas ocupadas. (sim, cometi aqui umas falácias, mas não estou com capacidade para esclarecer o processo com a necessária complexidade. por ora, esta explicação bastará.)
então... se pensarmos que se candidataram 300 alunos a 140 vagas de medicina na UP e que o 140º tinha 179,4 logo vemos que a culpa não é da universidade, mas sim do sistema!

nos EUA, ao que parece e pelo que sei (alguém com o devido conhecimento que me corrija, sff), os estudantes fazem algum tempo de faculdade com o objectivo de se prepararem e escolherem aquilo para que realmente são aptos!

em portugal, podemos ter alunos que entram com óptimas notas, mas que no final se revelam autênticos sapateiros.



a bem ver a coisa, este mestrado de medicina funciona como uma "Segunda Oportunidade" (tão característica deste governo...) para as pessoas com vocação, mas que na altura não puderam entrar em medicina.


bom 2010 ;)

Belchior disse...

Agradeço a explicação Caríssimo Igor Marques que foi suficientemente esclarecedora.
Contudo, continuo a pensar, (e penso que de algum modo também deu a entender isso) que não é o facto de um indivíduo ter boas notas que vai fazer dele um excelente ou bom profissional.
Para se ser competente em qualquer uma profissão, tem de se sentir vocação, gostar do que se faz e muito particularmente, no caso de um ou uma médica.
Os alunos deveriam ser sujeitos a psicotécnicos, e seriam estes (mesmo com todas as hipotéticas falhas) que determinariam para o que estavam vocacionados. Mas sabemos que a maioria das pessoas (penso sinceramente que é mesmo a maioria) perfilha uma profissão por motivos económicos ou porque não tiveram outra oportunidade de escolha e assim, passam uma vida a trabalhar numa coisa de que não gostam, daí constarmos e vermos no dia-a-dia, tão pouca gente com brio profissional.
Depois,e no caso de medicina, todos os papais, ou a grande maioria, gostam que o filho ou filha sejam médicos, uns, acredito, pela nobreza da profissão, outros, se calhar a maioria, porque a profissão dá rios de dinheiro sem ser necessário os filhinhos andarem metidos em “faces ocultas” ou coisas do género.
Para terminar como deve calcular visitei o seu perfil, e do que vi gostei.
Achei interessantes os seus gostos favoritos, os Posts, e admirei, acredite, a escultural mamã Natal.
No tempo que vivemos e em que constatamos que muitos meninos gostariam de ser meninas, fico feliz por a natureza ter determinado vocacionalmente o seu "signo" e que, parece-me ter acertado em cheio.Parabéns também por isso.
Desejo-lhe um 2010 cheio de saúde e claro, muitas coisas boas.
Obrigado.