sábado, novembro 03, 2018

Obelisco


Entro no cemitério, como normalmente faço no dia 1 de novembro, e, eis quando, começa a discursar Ribau Esteves. Primeira nota de surpresa: o seu discurso foi curto!

Depois temos a polémica do obelisco, monumento que serviu para assinalar os cem anos do principal cemitério da cidade. O que têm os amigos leitores a dizer sobre tudo isto?


12 comentários:

Anónimo disse...

Antes de saber do Obelisco, escrevi num comentário anterior: A gestão do Ribau é uma TVI - TRAPALHADA com VELEIDADE e INCOMPETÊNCIA. Lamento muito, mas reitero o comentário. Escrever os nomes dos Presidentes da Câmara num Obelisco em pleno cemitério, estaremos perante um caso onde também já se pretende ocupar dos ofícios do Satanás? O homem vai a todas: ao buraco (Rossio), à esfrega (Caloiras) e agora às trevas. Se um dia virem um homem vermelho, com rabo pontiagudo e um tridente, mas com asas de anjo, a voar por cima de Aveiro, não olhem para as asas ... elas cegam e ficam-lhe com o voto!

Já agora fica a seguinte informação para quem não sabe:

O Sr. Ribau Esteves usa o titulo de engenheiro mas, perante a legislação em vigor, não pode nem deve faze-lo. Para usar este titulo teria de estar inscrito na Ordem dos Engenheiros o que lhe conferia habilitação para praticar actos de engenharia. Tal como um medico só pode exercer medicina se estiver inscrito na Ordem dos Médicos. Assim, deve ser apenas tratado por licenciado em Zootecnia (área do estudo do comportamento animal (irracional), da flora e da fauna).

Anónimo disse...

qual polémica? Fazem de tudo uma polémica...

Anónimo disse...

O maravilhoso obelisco do Cemitério Sul faz inveja aos obeliscos egípcios em honra ao Deus Sol-Rá, pudera, este é em honra das divindades Fernando da Cueca e Messias das Gafanhas!...

A grandiosidade é tanta que foram vistas hordas de turistas estupefactas a fotografar o colosso.

O Cemitério Sul será para breve o Père-Lachaise de Portugal.

Anónimo disse...

acho que é sempre bom ter mais uma obra peniana na cidade

Anónimo disse...

"Qual polémica? Fazem de tudo uma polémica..." diz o sr anónimo das 6:16 da tarde.

Será um acaso não haver RAZÕES FORTÍSSIMAS para fazer de tudo uma polémica?
As razões, muitas, estão à vista de todos e só não vê quem não quer ou a quem não interessa ver e admitir.
O "gestor" e a sua gestão são de uma incapacidade absolutas, repito, só não vê quem não quer encarar a realidade.
Aveiro está uma mixórdia, só existe foguetório e fachada, interessem-se pela verdade, leiam nas entrelinhas e vão chegar lá!...
Por alguma razão alguns dos "seus", a nível local, distrital e nacional andam de "candeias às avessas"!...

Quem paga? O mexilhão!...

Anónimo disse...

As obras penianas na cidade dão sempre jeito para esfregar nas caloiras e quem sabe nos caloiros também!...

Anónimo disse...

Assim garante morada quando passar para o outro lado.

É só abrir um buraco debaixo do "obelisco"

Anónimo disse...

O "Eng/dr" licenciado em Zootecnia para além da veia para tratar do comportamento animal (irracional), da fauna e da flora, em vez de ter preferido "tratar" dos animais racionais, muitos mais inteligentes, cultos e competentes do que ele, deveria ter enveredado pela arte circense onde os palhaços pobres e ricos mas tristes muitas vezes pelas agruras da vida (sem ofensa para estes profissionais que muito respeito e aprecio) fazem rir a bom rir crianças e adultos.
Em certas fotos de jornais e não só, lá está ele, permanentemente, riso de orelha a orelha sem noção do ridículo de certas piadas grosseiras, sem ética, sem sensatez.



Anónimo disse...

Para o licenciado com a mania que é engenheiro:

"Muito riso pouco siso" lá diz com verdade o antigo ditado.

Tenta, pobre coitado, comprar o voto com "simpatia" simulada!...

Aveiro desde 2005 tem o que merece, apesar de tudo Élio Maia foi o menor dos males, não tinha nada de malabarista!...

Anónimo disse...

Sr. Pedro
É realmente verdade que o nome do Presidente da Câmara está nesse Obelisco?, o "monumento" é referente propriamente a quê?

Se é realmente assim, é despropositado, porque num cemitério apenas se colocam nomes de Almas. Pela foto também me parece que o monumento encontra-se no meio da encruzilhada do caminho principal do cemitério o que ainda me choca mais, pois o cemitério não deixa de ser um sitio religioso e em encruzilhadas apenas devem ser feitas alusões a Santos ou a Cristo.

Estou chocadíssima
@n@

Anónimo disse...

Ele é único, nunca passará para o outro lado, vai eternamente ver o seu nome no obelisco e nem deixará que qualquer outro presidente passe para cima, a inscrição terminou com ele.

Anónimo disse...

A "famosa" ideia do "característico" obelisco deve ter vindo do culto presidente da Junta, e o culto presidente da Câmara aprovou e aplaudiu.
Mais uma inauguração usando, afrontando, sem respeito, os milhares de falecidos e suas famílias.
Só não se percebe como é que as famílias dos presidentes falecidos e os ainda vivos permitiram uma aberração daquelas, inscrever os nomes de todos os presidentes de câmara é de um mau gosto incrível, até surreal, mas pensando bem, com esta gente a "governar"... nada para admirar, sim para indignar!...