sábado, outubro 10, 2009

Vergonha de ser aveirense

A angustia mantém-se. Pior: o Beira-Mar hoje, para além de não ter quem suceda a Mano Nunes, não tem a própria Comissão Adminstrativa que geriu o clube nestes últimos meses, porque a grande maioria dos seus elementos, demitiu-se! Perante este cenário, o SCBM ficou sob a alçada de Artur Moreira, presidente da Assembleia-geral, até ao próximo dia 20, data que poderá ser decisiva para o futuro do nosso clube. Se não aparecer uma solução, pode ser o...fim. Quem diria que um clube com mais de oitenta anos de história passasse por isto? Mas passa. E passa por uma razão que resume tudo? Por ser de Aveiro!

Digo-o com a máxima tristeza: neste momento, sinto vergonha em ser aveirense! Ser de Aveiro é ser natural de uma terra entregue a uma «comandita», a uma série de pessoas incompetentes, que não sentem a cidade e tudo a que a ela pertence! E reparem que nem sequer estou a falar só do Beira-Mar! É que as pessoas têm que pensar nas razões que levaram ao fim do basquetebol sénior do Esgueira, por exemplo. Que politica desportiva temos? Que apoios?

Os clubes estão como estão porque na verdade, e independentemente dos erros de gestão a que foram sujeitos, foram autênticamente «roubados» pelos incumprimentos da actual, mas também da anterior CMA! Vejam, por exemplo, o caso de Ilhavo em que ainda muito recentemente, a sua Autarquia decidiu aumentar a verba de apoio ao Illiabum! E meu Deus, que me desculpem os responsáveis e adeptos do Illiabum, mas...sabem quantos atletas têm o Illiabum e o SC Beira-Mar? Mas é esta a diferença de apoios envergonha Aveiro!

A questão de Aveiro ultrapassa em muito a questão do Beira-Mar. Este é um assunto que tem a ver com a politica desportiva inexistente no nosso Concelho. Mas qual politica? Não existe. E depois, temos os partidos da oposição! Servem-se do Beira-Mar como «arma de arremesso», mas não apresentam soluções e esquecem o papel importante que o clube desempenha na sociedade aveirense. Excepção feita ao PCP, é outra vergonha a posição dos partidos de oposição relativamente ao Beira-Mar. E percebe-se porquê: estão-se a cagar para o Beira-Mar!

A solução do SC Beira-Mar passa por uma rectificação do protocolo com a Câmara Municipal de Aveiro e passa por o senhor José Cachide e Artur Filipe retirarem as penhoras que colocaram ao clube. E com isto, nem eu, nem ninguém da demissionária Comissão Administrativa, nem ninguém alguma vez disse que estes dois senhores não têm direito ao dinheiro que «meteram» no clube! Será que estes dois senhores (sócios do clube) ainda não perceberam que se o clube acabar, nunca verão à frente o dinheiro a que têm direito? Será que ainda não perceberam que o fim do Beira-Mar não interessa a ninguém?

Mas mais grave do que ainda não terem retirado as penhoras, é o facto de terem faltado a uma reunião convocada por um orgão do clube (Conselho Geral), que tinha como objectivo, dialogar e chegar a um acordo. Faltaram! Isto é que eu acho lamentável e vergonhoso. Que falta de respeito por uma Instituição que até há pouco tempo atrás lideraram???Mas voltando à vergonha...a vergonha não é só pelos sucessivos incumprimentos da Câmara, é também por sentir que os próprios aveirenses, se calhar, têm o que merecem! Falta bairrismo. Falta «amor» ao que é de Aveiro. Falta participação.

No meio disto tudo, sinto também alguma desilusão pelo facto de Mano Nunes e seus pares, terem «abandonado o barco»...é que esta decisão de desistir, pode vir a ser fatal.

Resta-me esperar que ainda haja uma solução. Resta-me que as pessoas pensem naquilo que seria uma decisão inédita em Portugal: o fim de um clube! Resta-me manifestar a minha disponibilidade para ajudar no que for preciso. Sim, porque apesar de tudo, eu ainda acredito.

15 comentários:

Migas (miguel araújo) disse...

Caro Pedro Neves
Uma coisa é sermos do Beira Mar, sermos de Aveiro.
Outra coisa é não vermos para além da pura realidade e sermos desapaixonados, para podermos ser claros e não tendenciosos.
O problema do desporto em Aveiro (como em muitos casos por esse país fora - seja no futebol, no basquetebol ou em outras modalidades) é viver-se acima das capacidades e das realidades.
E, como bem sabes, eu sei do que falo porque passei, durante 17 anos, por clubes e direcções.
O desporto não pode viver exclusivamente da subsídio-dependência.. e há, face às realidades sociais de hoje, problemas muito mais graves para resolver.
O problema, como já escrevi no DA e nos Arcos, é que muitos dos clubes viveram, durante muitos anos, à "mama" das autarquias e às custas de protocolos que de formação, estruturação, ensino da modalidade e intervenção social, tinham muito pouco. Eram a tábua de salvação da competição.
Algum dia o balão tinha que rebentar. E os clubes não se prepararam para essa realidade, nem perspectivaram os seus futuros.
E não é só o Beira Mar (com todas as guerrilhas e polémicas internas)... Boavista, Estrela da Amadora, Alverca, etc, etc, etc.
Essa é que é a realidade... é muito fácil sacudir a responsabilidade para cima das instituições públicas... mas o dinheiro não cai do céu. E as comunidades são muito mais que bolas, balizas e cestos...
Abraços

João Correia disse...

Compreendo a tua tristeza e revolta!
Desde muito pequeno que os meus pais me ensinaram "quem não tem dinheiro não tem vícios".
Se o Clube está assim tão mal, como é possível investir tanto na equipa profissional de futebol! Quantos jogadores o Beira Mar tem da formação na equipa Sénior?
Contrataram alguns jogadores "velhos" para quê?
Enquanto os dirigentes se preocuparem em alimentar o seu próprio ego, o clube não vai a lado nenhum.

João Correia

Pedro Neves disse...

Mas quem é aqui está só a falar do futebol profissional? Aveiro não tem nada! Aveiro nao tem um pavilhao municipal digno. Aveiro continua sem ter a sua piscina de remo. Aveiro nao apoia o remo do Galitos. Aveiro nao tem uma piscina olimpica. E vens-me falar do futebol profissional? O que Aveiro tem é uma cambada de politicos que nada fazem pelo Beira-Mar e é por ter muita gente a pôr paninhos quentes e a falar do futebol profissional, que se vai indo assis...
Caro Joao Correia: o Beira-Mar tem no seu plantel profissional poucos jogadores da sua formação, mas ja teve bem menos...mas...e os outros? Quantos tem o Benfica e o Porto? Aqui a questão é outra. É incumprimento por parte do poder politico. É falta de respeito por uma instituição com mais de oitenta anos.
Miguel: não é viver «à mama» da Autarquia, é ter que receber o que está protocolado!
Miguel, tu falas como politico e como empregado da Câmara. A tua posição é a politicamente correcta. Eu percebo. Mas eu não gosto do politicamente correcto e por isso te digo que Aveiro é uma cidade controlada hoje por uma cambada de tipo que por onde passaram, só fizeram borrada. O histrico deles diz tudo. Não tenho respeito nenhum por essa gente.
E é por isso que o Beira-Mar está como está. E é por isso que Aveiro, capital do basquete, nao consegue ter o esgueira na Proliga que é a segunda divisao nacional do basquetebol. É uma vergonha.

Anónimo disse...

Pedro, concordo com parte da tua visão de que há falta de bairrismo em Aveiro, mas não esqueceste que o protocolo entre a CMA e o Beira-Mar foi cumprido apesar de todos os "esforços" do líder do PS. Acho que a origem da tragédia e temos de ser claros tem a ver com o desequilibrio financeiro que a CMA tem e que, sejamos sérios, é responsabilidade do PS. Sabes quanto custou o estádio, sabes quanto custa manter o estádio por mês, sabes quais são as receitas e as despesas mensais da CMA e a sua responsabilidade social, educacional, etc. Mandar bocas da bancada, como estou a fazer, é fácil, difícil é para quem tem de gerir e essas dificuldades são acrescidas quando do passado vem um passivo de milhões e milhões de euros.
Mas atenção o Porto, o Benfica e outros clubes também estão com a corda na garganta. Aí o comentador Migas tem razão, acabou-se a teta das autarquias e vai durando a da tv, mas não sei por quanto tempo. Os salários do futebol estão desproporcionados com a realidade económica do país.
Grande abraço.

Migas (miguel araújo) disse...

Pedro...
A culpa do estado do Beira Mar e de outros clubes (e de muitos clubes deste país) é das pessoas e dos seus dirigentes. Ponto!
Das empresas, da falta de apoios, de mecenas, da crise...
E, de uma vez por todas... e sabes bem que assim o é, desde de 2005 quando abri o Debaixo dos Arcos: não falo (por razões profissionais, de ética e deontologia) desta Câmara, de qualquer Câmara anterior ou da futura. Falei das autarquias a nível geral.
E depois... de política gosto muito. Muito mesmo... agora se há coisa que não sou, é político.
E fui durante 17 anos treinador de basket, dois anos dirigente na ABA e dois anos dirigente do CENAP. Isso já tinhas obrigação de saber.
O Beira Mar está como está por culpa do Beira Mar, dos aveirenses de Aveiro. Só e apenas...

Pedro Neves disse...

Miguel, eu nunca deixei de associar o momento do BM também aos erros de gestao e nunca deixei de atribuir responsabilidade aos dirigentes que por lá têm passado. Mas esses são os politicos da nossa praça. Os Filipes, os Gonçalos, os Grenos, etc, etc. No fundo...os politicos. E vens-me dizer que a culpa é dos dirigentes??? E entao os dirigentes nao tem sido os politicos desta terra? Pois, esse é que é o problema. Politica!
Tu não és politico mas escreves e comentas como tal, desculpa a minha sinceridade. Eu nao escrevo como convém. Sou totalmente independente. Tu nao. Ou pq nao podes ou pq nao estás em condições de o ser. Nao comentas esta Autarquia? Entao pq? COmentas tanta coisa e nao comentas esta Autarquia? Claro, percebe-se...
Só para finalizar: a tua opiniao não é a dona da verdade! Nem neste assunto, nem em nenhum outro. Por isso esse «ponto!» é injustificavel.
Sobre o BM, fica descansao que ainda não é agora que os teus amigos de cor politica, vao conseguir fazer com que feche portas.
Abraço.

Migas (miguel araújo) disse...

Ainda bem que percebes... porque é que o dever profissional impede de falar bem ou mal, desta ou de qualquer outra câmara. Se bem que acho que não foi pelas mesmas razões que percebeste, mas adiante.
Quanto ao Ponto! não tem nada de impor qualquer vontade ou única verdade. Nunca me ouviste afirmar tal coisa. Mas se não queres que se comente e se possa ter uma opinião divergente, não sei para que é que tens a janela dos comentários activa.
E continuo a achar que estás a misturar as coisas: falo por mi, apenas pela minha cabeça e pelas minhas convicções e experiência... não sirvo de moço de recados de ninguém.
Portanto, escusas de te dirigires a mim para falares de outros ou para atingires terceiros... não funciona, meu caro amigo.
E nunca me hás-de ouvir dizer ou esperar que o Beira Mar feche as portas.
Até porque, felizmente, a minha "cor" não me obriga a subserviência ou "seguidismos cegos". Disso estou safo e curado há muito tempo.
Abraços

Joao Correia disse...

Amigo Pedro Neves
Com o mal dos outros posso eu bem!
Não gosto de falar do Futebol profissional, até porque diz-me muito pouco.
Mas se o Beira Mar bateu no fundo a culpa não foi de certeza das modalidades amadoras.
Temos de ser directos e práticos a identificar e resolver o problema. Todos nós sabemos onde ele está!

Anónimo disse...

Concordo com todo o texto. É de um homem corajoso e é o que muitos pensam mas, por isto ou por aquilo, não têm coragem de falar.

O Esgueira, o Galitos, o Beira-Mar apoiam muitos jovens, jovens entusiasmados pela grandeza e vitórias dos seus clubes. De outro modo, muitos deles, preferirão a marginalidade.

Estes politiqueiros e alguns comentadores não têm sensibilidade para defenderem Aveiro e as nossas crianças.

Criticam os apoios que a Câmara deverá dar aos clubes do concelho e fecham os olhos aos balúrdios que a mesma paga a administradores das EM, incompetentes, desempregados e incapazes.

Esta câmara é uma nódoa.
Há que varrer com aquela gente amanhã e desinfectar tudo a seguir.

Anónimo disse...

Se a CMA, em vez de andar a pagar estes anos todos um chorudo vencimento ao Ulisses Pereira e aos outros atachados nas empresas municipais, desse esse montante todos os meses ao Beira-Mar, a questão da subsistência do clube não se colocava.
Mas entre a subsistência do clube e a subsistência do Ulisses (é mais um com o "historial de sucessos" de que o Pedro Neves fala), o Élio nunca hesitou.

Anónimo disse...

Meus caros amigos,
É, na realidade, lamentável tudo o que se passa com o Beira Mar (BM), o maior Clube da nossa terra.
Infelizmente a importância do BM só é medida pelo desempenho da equipa principal de futebol, quando o deveria ser também pela função social (formação) e desportiva das suas classes jovens, no futebol e nas outras modalidades. É desta vertente que deriva a responsabilidade social da autarquia no apoio ao Clube.
O futebol profissional e os seus “desmandos”, não podem nem devem ser financiados pela autarquia. Quem quer festa, paga.
Quando o BM está em maré alta, na divisão principal da Liga, todos se acotovelam para ser dirigentes, pois o “penacho” é importante para o ego. Nessa altura o camarote presidencial é bem frequentado.
Já quando o BM precisa, é vê-los virar costas, mover acções, etc….
A última direcção do BM (Filipes, Cachides, Caetanos, …), herdou, segundo julgo saber, pelo menos pelo pouco que leio da comunicação social, que nunca vi desmentida, contas equilibradas da direcção anterior.
Acabaram por abandonar o barco com as contas do BM esburacadas, cheias de dívidas, com créditos pessoais com que moveram penhoras, ….
Para finalizar, quanto a mim, deveria haver duas regras estatutárias no BM:
Uma que responsabilizasse as direcções pelos agravamentos financeiros, no fim do mandato, isto é, uma direcção não podia deixar à seguinte uma situação financeira pior do que a que tinha recebido. Se tal acontecesse, seria solidariamente responsabilizada. Isto inibiria as direcções de praticar desmandos e má gestão, não passando para as seguintes a responsabilidade de encontrar soluções para “tapar os buracos deixados”.
Outra, que obrigasse as direcções a permanecer em funções, pelo menos por mais uma época, sempre que houvesse descida de escalão na equipa principal.
JPAS

Bernardo disse...

Olá Pedro

Muito honestamente o que me parece é que seja Basket, seja futebol, seja andebol, quer se fale de Beira Mar, Galitos, S. Bernardo ou Esgueira os projectos têm de ser sustentáveis de per si e não continuarem a ser subsidio-dependentes seja da Câmara ou de outras instituições estatais.
Não mais esquecerei o que a CMA fez (nem sei se o verbo fazer deve ser aqui utilizado) com o Aveiro Basket. O que poderia ter sido um exemplo e uma excelente equipa desmoronou num flop provocado, acelerado, catalizado por um tal sr. Alberto que foi posteriormente presenteado com uma VP da Anacom paga (e bem) por todos nós.
Enfim... tal como nas empresas... ou a administração tem um projecto, financeiro, de marketing, desportivo e de formação válido ou não. E ponto.

As politiquices no desporto, como na maior parte das coisas da vida, só atrapalham e estragam. A ânsia de protagonismo de alguns mediocres descamba sempre e quem paga são os clubes.

Cachides, filipes, capões e outros pavões estão bem é para ir dirigir clubes angolanos em que as suas acções talvez fossem pagas de outro modo, talvez de um modo um pouquinho mais ... activo.

Abraço independente

Anónimo disse...

Lamentávelmente Aveiro é uma VERGONHA!
Não quer progredir, não quer retomar o lugar de destaque que tinha no País!
Decididamente Aveiro desistiu mantendo a incompetência!...

Anónimo disse...

É isso... é isso! Viva ao Raul Martins que não conseguiu ganhar uma unica eleição desde que está à frente do PS de Aveiro. Estamos no bom caminho... e os burros são aqueles que deram vitórias ao Dr. Alberto Souto e que agoram dão maiorias cada vez maiores ao Élio. É isso mesmo!

Anónimo disse...

Tambem não gosto muito do raul. E arrogante e considera os outros burros. mas é preciso ver que o alberto souto e os seus compinchas depois de fazerem as asneiras qiue quizeram fugiram e deixaram o partido na merda