quinta-feira, junho 03, 2010

Direcção de coragem!


No ano passado, e depois de Mano Nunes e seus pares terem abandonado o clube na sequência da «negociata» com a CMA, o clube esteve praticamente ao abandono e a ser gerido pelo presidente da Assembleia-geral Artur Moreira.
Mas eis que surge um grupo de brandes beiramarenses, liderados por António Regala e o clube consegue «manter-se» até ao final do dia, terminar a época com ordenados em dia e, acima de tudo, ser campeão nacional e subir à I Liga.

Pois bem, desta CA surge uma Direcção e tudo é esquecido num ápice. O Nuno chama-lhe uma «Direcção de fé» e tal como o Mais Beira-Mar critica o novo elenco directivo por falta de um projecto! Mas eu pergunto: face à ameaça permanente das penhoras colocadas por espanhois e por antigos dirigentes que colocaram o clube nesta situação, que projecto poderá haver? Mas quem é que teve projecto nestes últimos anos perante um cenário catastrófico? O Mano Nunes teve projecto? O Jorge Greno, sondado, teve um projecto? Quem apareceu com uma solução para salvar o «buraco» em que o Beira-Mar se encontra? NINGUÉM!

Eu no lugar de chamar a esta Direcção uma «Direcção de fé», prefiro chamar-lhe uma Direcção de Muita Coragem! Há credores do clube? Há, mas também já estamos fartos de ouvir o nosso novo presidente que o clube quer pagar, agora, como é óbvio, não há forma de o fazer na totalidade de um dia para o outro. Ou há?

O Sérgio também já é muito critico para uma Direcção que ainda nem sequer começou a exercer, mas pergunto se não teria sido muito mais prudente, o próprio Sérgio criticar o facto de termos uma Câmara Municipal de Aveiro que deve ser a única (juntamente com a do Porto) que não foi capaz de receber o clube, logo após este ter sido campeão nacional! Isso, o Sérgio não criticou. Basta comparar com alguns exemplos: o Vagos foi campeão nacional de basquetebol feminino e teve o reconhecimento da sua Autarquia; o Farense subiu à segunda divisão nacional e foi recebido pela Câmara; o Portimonense, que nem sequer foi campeão, subiu de divisão e no dia em que conseguiu esse feito, tinha a Câmara, às três da manhã, à sua espera; o Benfica foi o que se viu... e muitos mais exemplos podiam ser dados.

Faltam ideias a esta Direcção? Talvez, mas só o facto de se terem candidatado, já é motivo para agradecermos a estes cinco beiramarenses. Os ilustres, os «doutores», a «gente de dinheiro», os empresários...porque não o fizeram?

Temos que ter calma e sermos mais moderados. Ainda é muito cedo para se criticar uma Direcção que, para já, tenta construir um plantel digno (já renovou com o técnico e isso ninguém refere) e tenta fazer com que o clube não feche portas. Sim, porque será possível mais do que isto perante o cenário que todos conhecem?

Apoio, precisa-se. Comigo, não contem, para nesta fase de defeso, começar já a fazer juízos de valor e criticas injustas se compararmos o que foi a gestão danosa e interpretada por tantos e tantos incompetentes!

Força Beira-Mar!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não ligo ao futebol, mas acompanhei aligeiradamente a odisseia porque passou o Beira-Mar.
Os "graúdos" aqueles grauditos de meia tigela, mal começaram a surgir dificuldades em grande parte causadas por eles, deram corda aos sapatos e puseram-se a milhas, mas antes, claro, fizeram jus ao modo como estão na vida, naquelas negociatas esquisitas das piscinas com a CM...

Apareceu gente boa,da boa mesmo,tesa é certo, mas que dispensam honrarias e protagonismos como o António Regala, a quem conheço melhor, que arregaçam as mangas, propõem-se e enfrentam a tempestade que todos sabemos ir ser dura e longa, e aparecem logo meia dúzia de papalvos a fazerem críticas.

È certo que agora é moda não se dizer a verdade, e "cagar-se postas de pescada", quando toda a gente sabe que se calhar, nem sopa vamos ter para comer no dia seguinte...

A atitude que tiveram estes novos elementos da Direcção do BM foi tão nobre que aconteça o que acontecer, já merecem o nosso aplauso e gratidão.
Mas para alguns o que era lindo é que apresentassem um orçamento faustoso mesmo que "martelado" e um projecto mirabolante esquecendo os credores e os tribunais.

Na verdade este mundo é composto por gente de toda a laia.
Os íntegros, honestos e verticais são cada vez menos, e de tão poucos serem, mais dia, menos dia, são olhados como mariginais.
Dásse!