segunda-feira, junho 28, 2010

Já 41 anos de Aveiro (3) / A Beira-Mar


Ai como eu tenho saudades (os caranguejos são assim...sempre emotivos e saudosistas) da Beira-Mar dos tempos da minha infância! O progresso é isso mesmo, ou seja, acarreta vantagens mas estraga o genuíno, o típico...

E eu tenho saudades dos tempos em que não tinhamos uma A25, nem uma ligação ferroviária ao lado do Canal de São Roque, mas tínhamos, no preciso lugar destas infra-estruturas, salinas de sal! O sal, meus amigos, como foi possível não termos conseguido manter aquele que, juntamente com os ovos moles e os moliceiros, constitui, ainda hoje, a grande «bandeira» da nossa cidade: o sal!

E tenho saudades de ver os moliceiros, de um lado para o outro, a transportarem moliço! E tenho saudades de pescar caranguejos aos quilos e quilos que existiam nos canais da ria! E tenho saudades de ir comprar cromos ao Ti Jaquim Frio e de ouvir falar bem do bacalhau do Ti João Baunites, mesmo em frente à minha casa.

A Beira-Mar é especial, pena é que esteja a ser tão mal tratada, com a construção de mamarrachos que nada têm a ver com a traça arquitéctonica das casas do bairro mais típico de Aveiro; pena é que não preservem os poucos palheiros de sal que ainda existem no Canal de São Roque; pena é que a Praça do Peixe seja hoje uma zona apenas de bares, de insegurança e de vandalismo. Mas é assim...o progresso.

Tenho saudades dos tempos em que no Verão, por altura dos Santos Populares, saltávamos fogueiras em pleno Largo de São Gonçalinho, por exemplo. E por falar em Largo de São Gonçalinho, tenho saudades dos tempos em que ali jogávamos partidas de futebol que duravam dias inteiros. Hoje, com o progresso, qual é o pai responsável que deixa o seu filho brincar na rua ou ir para a escola sózinho?

A Beira-Mar, e muito particularmente o São Gonçalinho, ainda hoje são especiais, mas, os tempos são outros e o ambiente é incomparávelmente menos sádio. Ainda assim, ainda não perdi a esperança de ali regressar e ali passar o resto da minha vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo com tudo....bela zona..
Quanto à fogueira nos santos populares era espectacular.
Jogar à bola no largo do S. Gonçalinho...isso é que era ... as balizas eram as escadas de acesso ao largo.... que saudades.