sábado, junho 19, 2010

«Verdadinhas»

Por vezes ponho-me a pensar se sou eu que sou critico e exigente em demasia, relativamente a certas coisas que não estão bem em Aveiro. Mas não estou sozinho neste combate contra a falta de asseio que caracteriza hoje a nossa cidade, e, refiro-me concretamente às «verdadinhas» publicadas à sexta-feira no Diário de Aveiro.

Numa das suas ultimas edições, apontava-se para duas situações vergonhosas e que já aqui foram comentadas N vezes: a vergonha que é o muro da ria, junto à Capitania, estar por arranjar há anos; e a quantidade de carros estacionados em segunda fila em algumas das principais ruas e avenidas de Aveiro! Aveiro nada faz! A Câmara nada faz e a Policia nada faz também. Aliás, Aveiro é neste momento uma cidade sem policia, não tenham duvidas do que vos estou a escrever. Mas, sobre esta temática da falta de policiamento nas ruas de Aveiro, vou escrever em breve um texto de carácter extremamente forte. Porque é outra vergonha.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem prega Frei Tomás...
Eu não acho nada estranho a urbe que temos. Tudo está em conformidade!
Não vale a pena inflamar-se contra este estado de coisas. Vivemos no ambiente que escolhemos e que reafirmamos democraticamente através do voto.
Aquilo a que Vc chama anomalias, sejam os buracos das ruas, estradas ou vielas, o pouco ou nenhum asseio dos jardins, os moliceiros mutilados e descaracterizados, o policiamento incapaz, tudo isso, mais o resto, faz parte de há meia dúzia de anos para cá, do dia a dia aveirense.
Não se lamente. Acredite que as pessoas sentem-se bem assim.
Quem não tem saudades de, nas marés vivas, ver a Ria a banhar as nossas casas ali na Beira-mar...
Quem não recorda com saudade a "selva", hoje transformada em "Fórum" ?
Para o nosso espírito conservador estes comportamentos de agora, assentam-nos como uma luva.
Recorde que, de 4 em 4 anos, as pessoas enquanto comunidade, têm a oportunidade de mudar o estilo de vivência.
Acha que o pretendem? Não!
Reafirmaram ainda há 2 anos atrás e convictamente, que íamos no bom caminho!
Eu, e não pretendendo de modo algum ser porta voz de milhares e milhares de aveirenses mas digo-lhe:
Fiquei lixado, acredite que fiquei, quando o Alberto Souto fez o sabeamento em todo o concelho e baniu a maioria dos esgotros que vinham "desaguar" à Ria.
Ai que saudades tenho de ver aqueles cagalhões de toda a espécie e côr, a boiar nos nossos canais. Muitos dos meus, hoje, estão certamente nos Estados Unidos, ou quiçá, na África do Sul a ver o "mundial".
Recordo com saudade quando olhava as águas e via os preservativos a "nadarem" e pensava não nas funções que desempenharam, mas de ali, naquele invólucrozinho poder ir, hipoteticamente, um Presidente da República, um primeiro ministro, um bispo, cardeal ou santo, ou até, quem sabe, um grande presidente de Câmara.
Mas o meu Amigo não perde tempo a reflectir e meditar nestas coisas.
A nossa Câmara leva-nos ao passado, e Vocemessê, vem logo levantar a lebre e fazer escandaleira!
Assim não!