quarta-feira, janeiro 11, 2006

Cinco desejos da Quercus/Aveiro para 2006


OS 5 MAIORES DESEJOS AMBIENTAIS DA QUERCUS-AVEIRO PARA 2006

No ano de 2006 que agora se inicia, são várias as preocupações e desejos da Quercus-Aveiro para que ao nível ambiental a região onde nos inserimos dê um importante salto qualitativo.
Aqui formulamos então alguns desejos que esperamos ver realizados muito em breve.

1 Tratamento Mecânico e Biológico

Agora que o Ministério do Ambiente decidiu, e muito bem, no sentido de abandonar o projecto de incineração para os resíduos urbanos da ERSUC (distritos de Aveiro e Coimbra), optando pelo Tratamento Mecânico e Biológico, cumpre-nos a todos os cidadãos providenciar para que aumente uma efectiva separação dos resíduos que produzimos.
Este sistema apresenta grandes vantagens em relação à incineração, uma vez que é mais barato, aumenta substancialmente a taxa de reciclagem, é pouco poluente, gera mais postos de trabalho e é de mais rápida instalação.
Neste seguimento, e para dar como cumprido um dos desejos ambientais relativos a 2005, é desejo da Quercus-Aveiro que, em 2006 seja definida e apoiada a construção de uma rede de instalações para o tratamento mecânico e biológico dos nossos resíduos, aumentando assim a taxa de reciclagem e reduzindo a quantidade de resíduos a enviar para aterro e incineração.

2 - IC1 – Sublanço Angeja/Estarreja

Relativamente a este processo foi já reconhecido, na sequência de um procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, que a opção do IC1 a Poente da Linha do Norte da CP é demasiado gravosa, tanto em termos económicos como em termos ambientais e mesmo sociais, quando comparada com a opção aceite no último Estudo de Impacte Ambiental o qual aprova a construção do IC1 (sublanço Angeja/Estarreja) a nascente da actual EN109 perto da Auto-estrada do Norte.
No entanto, interesses políticos incompatíveis com uma estratégia de desenvolvimento sustentável da Ria de Aveiro conduziram à suspensão da construção deste sublanço o que teve como consequência o atraso por vários anos da melhoria das acessibilidades regionais, aspecto este ainda mais agravado pelo facto de que, segundo as últimas notícias vindas a público, parece mesmo que o impasse verificado não se irá traduzir na construção a Poente mas sim na construção a Nascente como foi aceite pela Quercus e aprovado em processo de AIA.
Neste seguimento, e para dar como cumprido um dos desejos ambientais relativos a 2005, a favor do desenvolvimento sustentável, é desejo da Quercus-Aveiro que, em 2006 seja definitivamente abandonada a opção de construir o IC1 a Poente da linha de caminho de ferro.

3 - Tratamento dos efluentes na Ria de Aveiro

Considerando que temos as instalações/equipamentos de tratamento das águas residuais do sistema SIMRIA a funcionar muito longe da sua capacidade normal, urge concluir a ligação de TODOS os municípios que integram o sistema, para que de uma vez por todas deixe de ocorrer descargas de águas residuais não tratadas na Ria de Aveiro.
Desta forma, é nosso desejo que haja um entendimento entre a SIMRIA e as câmaras municipais que já integram o sistema, para que 2006 seja o ano em que finalmente ocorrerá a ligação de toda a rede já existente. Por outro lado, deverá avançar em definitivo o tratamento dos efluentes do Municípios que descarregam as águas residuais na Barrinha de Esmoriz e, se possível, iniciar os procedimentos de forma a alargar a rede a novos municípios com problemas ao nível do tratamento das águas residuais na Bacia do Rio Vouga/Ria de Aveiro.

4 - Metro de superfície

Hoje em dia é amplamente reconhecido que os transportes são essenciais para o funcionamento das sociedades modernas na medida em que um sistema de transportes bem desenvolvido permite o fácil movimento de mercadorias e de pessoas promovendo as comunicações inter e intra regionais.
No entanto, a grande procura e consequente utilização dos meios de transporte rodoviário transformou este sector no principal contribuinte para diversos problemas de saúde e de ambiente conduzindo a frequentes congestionamentos com as consequentes perdas de tempo.
A este facto Aveiro não é, nem pode ficar alheio. Considerando que a procura pela mobilidade continua a aumentar, a resposta não se pode basear apenas na construção de novas infra-estruturas rodoviárias. O sistema de transportes moderno deve ser sustentável do ponto de vista económico, social e ambiental.
Desta forma, é com agrado que a Quercus recebe a notícia de que o projecto do Metro de Superfície para Aveiro (ligação Águeda – Aveiro – Ílhavo), utilizando como parte integrante do mesmo a requalificação da Linha do Vouga, é um projecto que está nas intenções da câmara Municipal de Aveiro.
Convém não esquecer que este projecto, a ser implementado, atingirá uma população alvo de aproximadamente 150 mil habitantes sendo uma mais valia (social, económica e ambiental) competitiva ao nível das deslocações entre estas cidades, face aos meios de transporte actualmente utilizados.
Desta forma, é desejo da Quercus que 2006 seja o ano do pontapé de saída deste projecto e que os Municípios envolvidos se empenhem para levar o projecto a bom porto.

5 - Erradicação Sustentada dos Jacintos-de-água

O Jacinto-de-água, espécie exótica infestante actualmente presente nas águas doces da área envolvente à Ria de Aveiro, é uma constante ameaça à biodiversidade local, bem como às actividades económicas, culturais e desportivas dependentes do meio hídrico que nesta área se praticam (pesca, navegação, etc.).
Há vários anos que a problemática é apontada durante o período de Verão – época em que do ponto de vista vegetativo o crescimento é mais intenso – mas até ao momento não ocorreu ainda uma acção concertada para a erradicação desta espécie da região.
A este nível é imperioso que o Ministério do Ambiente defina um plano de intervenção que de forma sustentada proceda à erradicação desta praga dos nossos planos de água, nomeadamente, da Pateira de Fermentelos e do Rio Vouga, antes que a mesma ocupe outros planos de água, nomeadamente os planos de água (valas, rios) do baixo Vouga Lagunar, o que do ponto de vista da conservação da biodiversidade desta área seria muito nefasto.

Aveiro, 5 de Janeiro de 2006.
A Direcção do N.R. de Aveiro da Quercus - A.N.C.N.

Sem comentários: