sexta-feira, janeiro 13, 2006

Declarações preocupantes



Li com atenção a entrevista que Artur Filipe deu ontem ao Diário de Aveiro e não posso deixar de transcrever e comentar o que disse sobre as modalidades amadoras.

«A partir de Janeiro, não podemos continuar a subsidiar as várias secções que existem no clube. Veja-se o exemplo do Boavista, que acabou com as modalidades que ainda tinha em actividade.»


Tenho a melhor das impressões sobre o Sr. Artur Filipe, mas estas palavras parecem-me preocupantes. Porquê? Primeiro, porque ainda em campanha eleitoral, sempre disse que iria apoiar as modalidades amadoras, e agora, já dá o (errado) exemplo do Boavista, para colocar como cenário o fim dessas mesmas modalidades.

Senhor Artur Filipe: o senhor foi eleito para dirigir os destinos do clube, para tentar recolocar o clube na I Liga de futebol, mas também para não acabar com modalidades. E mais: sobre o Boavista, não é verdade que o clube tenha acabado com modalidades. Mantém uma equipa profissional de ciclismo, apesar das dificuldades, continua a competir na Elite, em andebol, e tem futsal na primeira divisão nacional. Isto é acabar com modalidades?

5 comentários:

Miguel Bartolomeu disse...

Como ex-atleta do clube, na secção de basquetebol, tenho muita pena. Sou novo, mas lembro-me de jogos Beira-Mar-Illiabum, Beira-Mar-Esgueira com o pavilhão do Alboi a abarrotar!Lembro-me do Joe Wright, do Rebelo, do Renato, do Bill, do Ken e tantos outros,enfim...Que saudades!!!Abraço

Migas (miguel araújo) disse...

Eu vivi como treinador de basquetebol momentos antigos no Beira Mar... momentos recordados aqui pelo miguel bartolomeu (um abraço forte ao teu pai) precisamente quando adjunto do Luis Almeida nos seniores basket na altura do Joe Wright e da ida à final da tça ada liga de sse ano (no Crato). Já lá vão cerca de 13 anos, mais coisa menos coisa.
Agora de regresso á casa (2º ano) muita coisa mudou...
E acabo por perceber as palavras do presidente (embora a concretizar-se tal acto, seria o mesmo que confinar o beira mar ao futebol profissional - porque as escolas são amadoras, o que é muito grave). Mas percebo porque hoje o desporto mudou muito... mudaram as mentalidades, as 'atitudes' dos atletas, os pais e a relação com o clube, a carolice, o bairrismo, os mecenas, os investimentos e a falta de apoios.
E acredito que não seja fácil e pouco sustentável financeiramente.

Pedro Neves disse...

Caro Miguel, ninguém está a dizer que é fácil, agora não se pode ter um discurso na campanha e outro enquanto presidente. Claro que estou consciente das dificuldades, mas estamos a falar de modalidades, nenhuma delas, ditas de alta competição. Ainda assim, temos que reparar que ainda recentemente o clube conquistou uma Taça de Portugal em boxe e que o projecto do futsal, por exemplo, merece todo o apoio e não pode sequer, ser posto em causa.

zé das enguias disse...

Será possível que alguém de bom senso e que conheça a personalidade do Artur Filipe (não sei se se recordam dos tempos em que foi ele que sózinho teve que aguentar o Beira-Mar, quando todos os outros abandonaram o navio...)ache que o Sr. está no Beira-Mar por tacho? O Pedro Neves também pensa assim? E acha o caro amigo que o Artur Filipe encararia atitudes tão difíceis como as que o amigo refere se a situação do Clube fosse desafogada? Sabe se o Beira-Mar está bem, finaceiramente? E as modalidades? O que têm feito para se tornarem um pouco menos pesadas para o orçamento do clube? Eu não sei, mas o costume, desde os meus idos tempos de atleta, era viver à pala da pedinchice. Será que é assim ainda hoje? Respeitemos quem tem trabalhado altruisticamente pelo mais alto emblema desportivo da Região que, por acaso ou talvez não, até reforçou a liderança da Liga de Honra e vai mesmo subir de escalão. Deixem-se de mal-dizer e puxemos todos para o mesmo lado!

Pedro Neves disse...

Claro que não penso isso. Eu sei bem o passado de Artur Filipe no Beira-Mar. Alguem me ouviu dizer que o presidente está no clube por causa de um «tacho». Trata-se apenas du em «post» em que eu poderei revelar discordancia sobre um assunto relacionado com o Beira-Mar. Foi só isso. Ninguém está a pôr em causa o seu trabalho à frente do clube, porque sei do esforço que está a ser feito para se levar o clube a bom porto.
Agora, sobre as modalidades, continuo a dizer, que tendo o clube tão pouco, não pode ficar com menos. E o discurso de apoiar as modalidades deve ser mantido. É só isso.